TRATAMENTO SUOR

Suor excessivo tem tratamento.

E cada vez mais novidades. Saiba mais

É preciso determinar a causa da condição, diagnosticando alguma doença ou uso de medicação.

Alguns tratamentos para hiperidrose focal ou generalizada

No caso de hiperidrose primária, existem alguns tratamentos disponíveis como os que seguem:

  • Antitranspirantes específicos: sudorese excessiva pode ser controlada com fortes antitranspirantes. Rexona Clinical, Odoban, Perspirex !!!
  • Medicamentos: RETEMIC 5MG. São drogas anticolinérgicas ajudam a impedir a estimulação das glândulas sudoríparas, mas, embora eficazes para alguns pacientes, são pouco receitadas.
    Mas quando corretamente orientadas, e bem usadas, SÃO FANTÁSTICAS PARA HIPERIDROSE GENERALIZADA !  Os efeitos colaterais incluem boca seca, tonturas e problemas com a micção.
    A oxibutinina pode ser usada de varias formar, mas usamos uma dose progressiva.
    Começa com 2,5 mg (1/2 cp de 5mg) de manha e a cada 3 dias aumenta 2,5mg ate ficar com a dose de 10 mg por dia – 01 cp (5mg) 2x por dia.Esquema sugerido :
    1 SEMANA POR EXEMPLO COM 2,5MG , noite !!
    DEPOIS DE 1 SEMANA, iniciar com 2,5mg DE MANHA e 2,5mg A NOITE
    Após 1 mês, iniciar se preciso, 5mg de manha e 5 mg noiteNão  precisa manter de 12/12h, deve ser usado de acordo com o período que mais sua.
    Por exemplo as 10h e 14h, ou as 11h e 16h, etc…
    ATENÇÃO :
    Não tomar antes de atividades físicas, como academia, esportes em geral pois como inibe o suor, o paciente fica com uma sensação de mal-estar, muito quente sem troca de calor com o meio ambiente.
    De efeito colateral, a boca seca é o mais frequente. Orientar tomar água ou molhar a boca com frequência.
    O resultado depende do uso continuo, não adianta tomar hoje para não suar amanha ou para a festa da noite…tem que ter regularidade.
    O nome comercial mais conhecido é RETEMIC 5 mg.
  • Outras medicações, remédios para suor em excesso  : Os betabloqueadores ou benzodiazepínicos podem ajudar a reduzir a transpiração relacionada ao estresse.
  • Iontoforese: procedimento que usa eletricidade para “desligar” temporariamente a glândula do suor e é mais eficaz para a transpiração das mãos e dos pés. As mãos e os pés são colocados em água e, em seguida, liga-se uma leve corrente elétrica. Esta é gradualmente aumentada até que o paciente sinta uma sensação de formigamento. A terapia dura entre 10 e 20 minutos, e requer várias sessões. Os efeitos colaterais, embora raros, incluem bolhas e rachaduras da pele.
  • Toxina botulínica tipo A: BOTOX , a  toxina botulínica purificada pode ser injetada na axila, nas mãos ou nos pés para bloquear temporariamente a sudorese, sendo seu principal inconveniente a dor na aplicação. O MELHOR TRATAMENTO, QUANDO POSSÍVEL E CABE NO BOLSO,  POIS É MAIS CARA !
  • Simpatectomia torácica endoscópica (STE): em casos graves, que não respondem aos tratamentos clínicos, pode-se recomendar um procedimento cirúrgico executado por cirurgião tóraxico ou vascular.  Este procedimento desliga o sinal que avisa  ao corpo para suar excessivamente. Sua melhor indicação é para os casos nos quais as palmas das mãos ou plantas dos pés são acometidas.  A principal complicação é começar a suar em outras áreas do corpo, o que chamamos de hiperidrose compensatória, GRAVE E TERRÍVEL. Bem pouco realizada atualmente 
  • Curetagem e liposucção: em alguns casos de hiperidrose axilar pode ser feita uma “raspagem”, ou mesmo uma liposucção das glândulas sudoríparas e da gordura que está abaixo da pele da axila, aliviando, desta forma, a sudorese.

 

50

 

VEJA O PROGRAMA BEM ESTAR, MUITO BEM ELABORADO E VOLTADO PARA CASOS DE SUOR EXCESSIVO .

DR. CLAUDIO WULKAN, NO PROGRAMA BEM ESTAR

 

Dr Wulkan é:

Dermatologia Clínica e Cirúrgica
UNIFESP – Escola Paulista de Medicina
Revisor Científico de Livros de Dermatologia da Editora Médica Manole
Assistente no ambulatório de Dermatologia Estética na Faculdade de Medicina, FMABC

Membro das:
Sociedade Brasileira de Dermatologia
Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
American Academy of Dermatology
Corpo Clínico Hosp. Israelita Albert Einstein Alphaville desde 2004
——————————————–

Saiba mais sobre:

Tratamento suor ou hiperidrose virilha

Tratamento suor ou hiperidrose coxa e genital 

UER SABER MAIS SOBRE O TRATAMENTO DA HIPERIDROSE NA AXILA ? 

CLIQUE AQUI PARA LER MAIS PÁGINAS A RESPEITO

 TRATAMENTOS PARA SUOR EXCESSIVO 

Dr. Claudio Wulkan, dermatologista em São Paulo – Jardim Paulista – Osasco – Alphaville;
participou por anos do ambulatório de laser e dermatocosmiatria da Faculdade de Medicina, como preceptor e assistente voluntário.