PROGRAMAS DE TRATAMENTO DE CICATRIZES DE ACNE COM DERMATOLOGISTA

Conheça nossos programas de tratamento para cicatrizes de acne e rejuvenescimento* de pele.

dr.claudio AAD 2014 congressoDr. Claudio Wulkan, CRM 90.579, dermatologista responsável pela elaboração e supervisão dos tratamentos, viaja pelo mundo colhendo novidades e confirmando a eficácia e segurança dos tratamentos.

Totalmente personalizados, baseado na sua pele e no seu grau de dano cicatricial e envelhecimento, os tratamentos estéticos e cosméticos  voltados à correção e tratamento das cicatrizes de acne na clínica são sempre feitos com supervisão e controle de dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Os protocolos são variações, adaptadas para seu tipo de pele, dos tratamentos aprovados e reconhecidos pelas principais escolas de dermatologia do mundo. Seguimos protocolos e tratamentos estéticos,  para tratamento  e melhora da acne e da cicatriz de acne, bem estabelecidos pelas:

eadv logo sbd logo AAD LOGO (1)

 

Acne é doença da pele comum cujas taxas de prevalência variam de 35% até mais de 90% em adolescentes, podendo ocorrer em qualquer idade, afetando 8% dos adultos entre 25 e 34 anos e 3% daqueles com idade entre 35 e 44 anos.
Quando não ocorre intervenção nas fases iniciais da doença, os quadros mais graves podem evoluir para cicatrizes, que resultam de danos inflamatórios no tecido conjuntivo da pele afetada pela acne e cursam com destruição da epiderme, derme e gordura subjacente.

 TRATAMENTO DA CICATRIZ DE ACNE : AGRESSIVO OU LEVE ??

Os programas de rejuvenescimento* e de tratamento de cicatrizes de acne ou estrias são baseados no princípio da agressão e reestruturação repetidos.
Sempre são agendados diversos procedimentos abordando diferentes camadas da pele e diversas causas das cicatrize e marcas. Esta bem estabelecido na literatura médica que a somatória de procedimentos causa sempre melhores resultados que procedimentos isolados.

O processo de tratamento de estrias, cicatrizes, rugas profundas e cicatrizes de acne é muito parecido. Todas estas lesões são profundas e precisam ser abordadas agressivamente para trazer algu resultado.

Um peeling , uma sessão de laser, uma leve abrasão ou microagulhamento isolado, são excelentes procedimentos, mas simplesmente não causam o impacto que procuramos quando fazemos um tratamento de lesões profundas como cicatrizes

 

Portanto, não espere melhora em cicatrizes, estrias ou rugas fundas com tratamentos leves, peelings suaves ou cremes noturnos. Tipos e tratamento de cicatriz de acne com dermatologista em Sao Paulo e Osasco

A melhora virá com a somatória de tratamentos e com tempo. O período médio de produção de colágeno após estímulo é de 21-30 dias. Ou seja, se programe para tratamentos cada 20-40 dias e… espere o tempo fazer seu trabalho na sua pele.
É comum após o fim do tratamento, meses depois o paciente perceber que a pele continua melhorando ? Como é possível ? A explicação é que os repetidos estímulos geraram uma produção contínua e duradoura de novos feixes de fibras colágenas e elásticas. Por isso meses depois a pele continua melhorando, mesmo sem tratamento.

Para uma resposta  em melhora nas cicatrizes de acne, programe-se para combinações repetidas e somatória de tratamentos:

 

Cicatriz de acne é um estigma.
Muitos pacientes têm vergonha de se olhar no espelho, outros importante queda na sua auto estima,  em função das suas cicatrizes de acne.
Infelizmente nossos consultórios são lotados de pacientes com cicatrizes de acne, que são o resultado de uma acne agressiva em um rosto com menor capacidade de cicatrização.
 
Algumas pessoas passam pela adolescência com muitas espinhas, no entanto não formam qualquer cicatriz no fim da adolescência.
Por outro lado, outros passam pela adolescência com poucas ou moderadas espinhas, mas que causam importantes deformidades no rosto.
A formação de cicatrizes de acne é tanto uma característica genética,  como também uma falta de cuidado do paciente durante a adolescência para controlar suas espinhas, corretamente, com um bom dermatologista.
 
A melhor maneira de não termos cicatriz de acne é prevenir.
Nós, dermatologistas, cada vez somos mais agressivos no tratamento inicial das espinhas  em pacientes que percebemos que, mesmo jovens, começam a formar cicatrizes.

Cicatriz de acne é um problema tanto para o paciente, como para o dermatologista. É isso deve ser conversado e bem entendido antes do tratamento.

Porque normalmente a pele sempre melhora mas nunca fica 100% lisa , como na época anterior a adolescência.
 
O tratamento de cicatriz de acne é parecido com o tratamento do dentista: você demora para ver os resultados, você precisa de esforço, tempo e sacrifício. Mas quando aparece, tempos depois, os resultados são muito gratificantes e duram por toda a sua vida.
 

O próximo passo é entender como é feito o tratamento de uma cicatriz.
Uma cicatriz é sempre uma cicatriz. Entendeu?

Mas nós conseguimos aliviar e deixá-la mais discreta, menos perceptível.radiofrequencia e microagulhamento para cicatriz de acne _ Sao paulo dermatologista
Algumas vezes a resposta é tão intensa, que os resultados ficam perto de oitenta por cento de melhora. Mas em média, com tratamentos bem feitos e agressivos, você deve esperar uma melhora que varia de 40 a 70% nas cicatrizes e na textura da sua pele.

Para tratar cicatrizes de acne, assim como no tratamento das estrias, não adianta ser conservador ou pensar no uso de cremes , ácidos ou peelings. Não adianta tratar com carinho porque você não verá resultado algum.

Para reconstruir a pele é necessário destruir.
 

É  necessário machucar, agredir e aguardar Até que a pele se recupere formando uma nova pele mais organizada com fibras elásticas e colágenas correndo paralelas à superfície e trazendo um aspecto mais jovem e uniforme,  no lugar da antiga cicatriz.

Como é o tratamento para cicatriz ou cicatrizes de acne ?

Portanto a base do tratamento atual para cicatrizes de acne é uma combinação:
  • de laser fracionado ablativo,
  • laser fracionado não ablativo,
  • microagulhamento, derma Roller, dermapen,
  •  técnicas pontuadas de cauterização química (também chamada de cross)
  • radiofrequência pulsada com multiagulhas,
  • subcisão
  • cirurgias
  • e outras técnicas da dermatologia moderna.

As antigas formas muito agressivas de laser de CO2, completamente ablativos, o peeling de fenol, a dermoabrasão e as cirurgias,  são cada vez menos realizadas e praticamente abolidas dos consultórios mais modernos de dermatologia de excelência.

 
Os últimos 10 anos a dermatologia estética avançou bastante, e junto avançaram as formas de abordar e de tratar as cicatrizes de acne.
Dentro da dermatologia há  várias formas de classificar os diferentes tipos de cicatriz de acne, mas uma das mais empregadas é a classificação em:
  • cicatrizes distensíveis e
  • cicatrizes não distensíveis  de acne.

As cicatrizes de acne distensíveis são aquelas que quando você estica a pele elas tendem a desaparecer algumas lembram pequenas crateras ou ondulações as cicatrizes de acne distensíveis são mais fáceis de tratar

O outro tipo de cicatriz de acne são as cicatrizes chamadas de cicatrizes não distensíveis são aquelas cicatrizes que não somem quando você estica Ou puxa a pele geralmente elas lembram pequenos furinhos semelhantes àqueles que fazemos com um furador de gelo também chamadas portanto em inglês de ice-pick.

As cicatrizes não distensíveis são dificílimas de tratar, e você deve esperar respostas inferiores mesmo com muitas sessões.

Conheça todos os tratamentos estéticos que a Clinica Wulkan oferece para a sua saúde e beleza.

Oferecemos o que há de mais moderno e eficiente no mercado, estamos sempre preocupados em garantir que os tratamentos sejam aplicados com a eficiência e segurança que você merece.

 

Acne é doença da pele comum cujas taxas de prevalência variam de 35% até mais de 90% em adolescentes, podendo ocorrer em qualquer idade, afetando 8% dos adultos entre 25 e 34 anos e 3% daqueles com idade entre 35 e 44 anos.

Quando não ocorre intervenção nas fases iniciais da doença, os quadros mais graves podem evoluir para cicatrizes, que resultam de danos inflamatórios no tecido conjuntivo da pele afetada pela acne e cursam com destruição da epiderme, derme e gordura subjacente sequela permanente da acne tem grande impacto psicológico, especialmente em adultos jovens, e muitas vezes resulta em diminuição da autoestima e da qualidade de vida.

As cicatrizes de acne podem ser classificadas da seguinte forma: elevadas hipertróficas, queloidianas, populosas e em ponte), distróficas e atróficas/deprimidas (distensíveis e não distensíveis). As cicatrizes atróficas não distensíveis são, ainda, subdivididas em superficiais, médias e profundas, estas também denominadas ice-picks.

Entre 80% e 90% das pessoas com cicatrizes de acne apresentam perda de colágeno (cicatrizes atróficas), enquanto uma minoria exibe cicatrizes hipertróficas e queloides.

 O tratamento das cicatrizes de acne é desafiador, e o objetivo é obter maior grau possível de melhora, mas não a perfeição. Não é possível ainda a melhora de 100% nas cicatrizes de acne !!

Existem várias opções de tratamento que reduzem a aparência das cicatrizes de acne: peelings químicos, microdermoabrasão, subcisão, elevação com punchs, enxertia dérmica, tratamentos com lasers, tratamento com agulhas, preenchimento, infiltrações intralesionais de corticosteroide, crioterapia e cirurgia para lesões hipertróficas e queloidianas,dentre outros.

Em razão da variação dos tipos de cicatriz de acne em relação à forma e à profundidade (as vezes em um mesmo paciente), precisamos combinar os diferentes métodos terapêuticos a fim de garantir resultados mais satisfatórios.

A aplicação do laser fracionado ablativo de dióxido de carbono (laser de CO2)  no tratamento de cicatrizes de acne foi aprovada pelo FDA em 2007, sendo considerada o padrão ouro para cicatriz de acne.

Estudos clínicos e histológicos anteriores mostraram eficácia da renovação da pele pelo laser de CO2 em cicatrizes de acne atróficas, com melhora de 50% a 80% dos casos. Esse laser gera energia térmica que atinge a pele através de microzonas térmicas promovendo contração tecidual e neocolagênese. Recentemente, estudos  comprovaram a eficácia e segurança do laser fracionado não ablativo 1340nm no tratamento de cicatrizes de acne, com resultados semelhantes aos do microagulhamento. Esse laser apresenta a vantagem de gerar dano seletivo à derme, protegendo a epiderme, o que diminui o tempo de recuperação e os efeitos adversos.

 

Um  artigo de revisão, em 2017,  compararam as tecnologias fracionadas no tratamento de cicatrizes de acne: as ablativas, como o CO2 e as não ablativas, como o ND:YAP, ambas utilizadas na clínica.

Nos trabalhos com uso de laser fracionado ablativo a melhora das cicatrizes de acne variou de 26-83%; enquanto os trabalhos com tecnologia não ablativa apresentaram melhora um pouco inferior, variando de 26% a 50%.11

A literatura, e nós aqui na clínica, acreditamos que a associação dessas duas tecnologias (ablativa e não ablativa) em uma mesma sessão traz resultados muito superiores ao uso dessas tecnologias isoladas, diminuindo o tempo de tratamento e aumentando a satisfação do paciente.

EM RESUMO: COMO É  TRATAMENTO DA CICATRIZ DE ACNE NA CLÍNICA

Portanto, nos tratamentos para cicatriz de acne, utilizamos  TRATAMENTOS COMBINADOS:

  • inicialmente o laser FRACIONADO ABLATIVO ( como o laser de CO2 ou de Erbium),
  • seguido pelo LASER FRACIONADO NÃO ABLATIVO (uma vez que o edema gerado pelo laser ND:YAP, caso fosse aplicado antes, poderia levar a dano tecidual causado pelo CO2 , que apresenta atração pela água
  • RADIOFREQUENCIA FRACIONADA ABLATIVA COM MULTI AGULHAS
  • microagulhamento cirúrgico com injúria profunda !!

 

Sendo as cicatrizes de acne uma condição de difícil tratamento, optamos por associar também a RADIOFREQUENCIA FRACIONADA ABLATIVA COM MULTI AGULHAS, método simples,  rápida aplicação e que apresenta resultados positivos conforme demonstrado em publicação recente.

Diante dos resultados de diversos  trabalho, pode-se concluir que a associação dos três tratamentos em uma única sessão para tratar as cicatrizes de acne permitiu atingir um grau importante de satisfação pessoal, uma vez que se trata de afecção de difícil .

Foi possível observar que a satisfação dos pacientes e a melhora das lesões foi maior entre aqueles que realizaram maior número de sessões, ou seja, quanto maior o número de sessões, maior a melhora e a satisfação dos pacientes.

Leia mais sobre os tipos e tratamentos das cicatrizes de acne clicando aqui

TAG : TRATAMENTOS ESTÉTICOS FACIAIS E CORPORAIS, unidade São Paulo e Osasco
Tipos e tratamento de cicatriz de acne  com dermatologista,
Consultório: São Paulo e Osasco

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
* Rejuvenescimento facial é um termo genérico , ilustrativo de procedimentos médicos voltados para melhora na aparência e qualidade da pele, UMA VEZ QUE  É IMPOSSÍVEL VOLTAR NO TEMPO OU REJUVENESCER PROPRIAMENTE DITO.  Os artigos que tratam de procedimentos estéticos usam esse termo, erroneamente, mas já consagrado pelo uso.

tratamento cicatriz de acne