Abaixo alguns links para páginas internas sobre Acne:

ACNE – Uma introdução

Roacutan e Depressão – Há uma relação ?

Veja abaixo um vídeo da Sociedade Brasileira de Dermatologia sobre ACNE

TIPOS DE ACNE

Existem quatro fatores envolvidos diretamente com o aparecimento da acne, secreção da glândula sebácea, alteração no processo de queratinização, colonização pelo Propionibacterium acnes e liberação de mediadores inflamatórios na pele.

Os níveis de secreção sebácea em pessoas com acne é maior que em pessoas que não apresentam quadro da acne, e a sua atividade pode variar conforme a gravidade do quadro. Nas áreas onde é apresentada a acne, o folículo pilossebáceo e o pelo encontram-se atrofiados, com isso a oleosidade é eliminada, dando a pele um aspecto brilhante.

São vários os fatores que podem influenciar o aparecimento e a gravidade da acne, porém a genética tem uma importante relação com o tamanho e atividade da glândula sebácea. Quando os pais já presentaram um quadro de acne é maior a chance dos filhos também apresentarem.

Entre todas as causas e agravantes da acne, o estresse é fator que deve ser levado em consideração pois a acne mexe com a auto-estima e autoconfiança o que pode levar a um isolamento social dos adolescentes assim como o preconceito podem causar traumas irreparáveis.

A hereditariedade exerce uma grande influência no aumento e atividade das glândulas sebáceas na puberdade e a alteração folicular, proporcionando um percentual maior para o surgimento da acne entre os jovens.

A acne é constituída por um conjunto de lesões, as quais, isoladas ou em conjunto, definem o tipo e gravidade, pode ser classificada e reconhecida como comedão, pápula, pústula, nódulo ou quisto, ela é considerada uma dermatose significante, abrangendo vasto aspecto de manifestações.

O quadro da acne pode ser desencadeado após um estresse muito

grande. Por isso nesses casos é necessário não só tratar a pele e sim incluir, se necessário, algum tipo de psicoterapia para que esses pacientes aprendam a diminuir a tensão e poder superá-la com outro tipo de comportamento.

Ainda persiste a ideia de que a acne está associada a higiene deficiente. As lavagens frequentes podem ser traumatizantes levando ao agravamento da acne.

Os estudos existentes não permitem concluir sobre a influência da falta de higiene ou da utilização de produtos de limpeza específicos na evolução da acne. Os fatores predisponentes do acne são:  hereditariedade, stress emocional, androgênios, pressão e/ou fricção excessiva da pele, exposição a certos químicos industriais, utilização de cosméticos comedogênicos ou de certos medicamentos (esteroides anabolizantes, corticoesteroides tópicos e sistêmicos, anticoncepcionais orais).

Esse conteúdo foi criado para te dar apoio na hora de identificar o tipo de uma acne, já que é provavelmente a doença de pele que mais atinge adolescentes, cerca de 85 a 100% desta faixa etária, são jovens que em algum momento de sua vida foi afetado pela acne. É uma doença dos folículos pilossebáceos que geralmente afeta áreas onde as glândulas sebáceas estão em maior número (face, tórax, dorso), é a doença de pele mais comum e chega a atingir 80% da população, acomete o sexo feminino e o masculino em diferentes etnias e tem 14% de índice nas consultas dermatológicas no Brasil.

Abaixo conheça os tipos de acne dentro da dermatologia:

Acne Vulgar (ou  Juvenil)

Forma mais comum da acne, de elevada prevalência na adolescência (85%) acomete ambos os sexos. Costuma apresentar regressão espontânea após os 20 anos de idade

Acne da mulher adulta    – Ance Hiperandrogênica / Nódulo Cisto

Ocorre em 40% das mulheres com síndrome do ovário policístico. De difícil tratamento clínico.

Acne Conglobata

Tipo mais grave e incomum de acne. Predispõe a formação de lesões císticas grandes e fenômenos inflamatórios exacerbados. Caracteriza-se pela presença de múltiplos abscessos interconectados e cicatrizes.

Acne Nódulo Cística

Forma grave de acne, medida pelo número e tamanho de seus elementos (10 lesões, no mínimo, de até 4 mm de diâmetro) e resistente à terapêutica habitual.

Acne Fulminante

Observada quase que exclusivamente no sexo masculino, sua manifestação cutânea assemelha-se à da acne conglobata, entretanto, vem acompanhada das seguintes manifestações clinicas: febre, poliartralgias e hiperleucocitose.

Acne Microcística ou Comedônica

Forma mais simples e discreta de Acne. Sua forma polimórfica associa lesões inflamatórias e não-inflamatória.

Acne Papulopustuloso

Profusa e de duração prolongada, ocasiona cicatrizes teciduais. Podendo resistir meses à terapêutica habitual e geralmente induz a conseqüências psicossociais

Acne Neonatal, Infantil ou Pustulose Cefálica Neonatal

Surge nas primeiras semanas de vida manifestando-se com múltiplas pápulas, comedões ou pústulas eritematosas inflamatórias no nariz, fronte e bochechas.

Acne Escoriada ou Excorie Dês Jeunes-Files

Lesões relativamente discretas, que acometem sobre tudo o sexo feminino, ocasionando em problemas emocionais, que levam o indivíduo a traumatizar a pele acnéica com as unhas, juntando as lesões erosivas com crostas hemáticas.

Acne Pré-menstrual

Forma bastante comum que tende a se agravar na fase pré menstrual.

Acne Ocupacional – Acne do trabalhdor

Ocasionada por raras  substâncias químicas que o trabalhador tem contato durante o expediente de trabalho, como cloro – que geraram cloracne (comedões fechados e cistos não inflamatórios), e com graxas – elaioconiose (lesões nas áreas de contato com o agente graxento).

Acne Tropical

Aparece nos climas quentes e úmidos atingindo o

tronco e as nádegas

Acne Oclusiva ou Mecânica

Ocorre devido a uma ação irritativa local (geralmente em áreas de contato com as

vestimentas) seguida de infecção bacteriana.

Acne Solar ou Estival

Decorrente de edema óstio folicular devido a queimadura solar agravado pela oleosidade ocasionada por protetores e produtos cosméticos

pós-sol.

Acne Rosácea

Doença inflamatória crônica que apresenta episódios de exarcebações agudas principalmente na face. Caracterizando-se por ruborização, eritema persistente, telangiesctasias, pápulas, pústulas e edema.