Escabiose (ou Sarna)

A escabiose (ou sarna) é causada por um ácaro parasita, transmitida de uma pessoa a outra pelo contato direto. A sarna acomete qualquer pessoa, independentemente de raça, idade ou hábitos de higiene pessoal. A doença é caracterizada por uma coceira intensa, principalmente à noite, na região do umbigo, axilas ou entre os dedos das mãos.

A sarna forma pequenas crostas nas áreas mais quentes do corpo: entre os dedos, atrás dos joelhos, atrás dos cotovelos, nádegas, virilhas, umbigo e mamas. Nas crianças, acomete todo o corpo – inclusive as palmas das mãos, as plantas dos pés e o couro cabeludo.

Todas as pessoas que moram na mesma casa do portador da sarna devem ser tratadas ao mesmo tempo, com medicamentos de uso local ou oral – dependendo da orientação do dermatologista. As roupas devem ser trocadas e lavadas diariamente.

Como a escabiose é transmitida?

O contágio normalmente ocorre através de contato direto com o doente (inclusive relação sexual) ou contato indireto com vestimentas ou roupas de cama usados por ele/ela.

Quais os sintomas ou sinais da sarna?

Após um período de incubação de cerca de 3 semanas, uma erupção pruriginosa aparece nos dedos das mãos, punhos, mamilos, axilas, genitália, área periumbilical e nádegas. Ela é caracterizada por pápulas (“bolinhas”) e lesões em túnel (lineares) de trajeto sinuoso, às vezes pouco visíveis. Além disso encontramos também escoriações (causadas pelo ato de coçar), infecções secundárias e nódulos na bolsa escrotal ou no pênis. Em crianças, as lesões localizam-se também no couro cabeludo, palmas das mãos e plantas dos pés.

Como é feito o diagnóstico da sarna ?

Baseado na história de prurido noturno e nas lesões encontradas nas áreas sugestivas, qualquer dermatologista é capaz de fazer o diagnóstico clínico, que pode ser facilmente confirmado com um exame direto do material raspado da pele do doente e examinado ao microscópio.

Como é feito o tratamento da sarna ?

Existem vários medicamentos de uso tópico que podem ser utilizados no tratamento da escabiose. São soluções escabicidas que normalmente devem ser aplicadas à noite, no corpo todo do indivíduo, por alguns dias.

Da cabeça aos pés, aplicamos 3 noites e repetimos apos 7-10 dias para matar eventuais “filhotes”. Tomar banho  pela manhã.

Não há necessidade de ferver roupas de cama ou pessoais, pois o ácaro não sobrevive por muito tempo fora do hospedeiro.

Basta lavar o corpo e as roupas pela manhã (fronha, toalhas, lençól e pijamas) 1 ou 2 dias durante o inicio do tratamento.

Existe também a possibilidade de tratamento com medicação oral que deverá ser prescrita pelo seu médico.

Os sabonetes escabicidas não costumam ser eficazes e produzem, em diversos casos, reações alérgicas que pioram o caso.

Todas as pessoas que residem na casa do doente devem ser examinadas ou mesmo tratadas, às vezes com doses menores da medicação.

 

Consultório de Dermatologista –
Clínica de Dermatologia
São Paulo – Jardins – Osasco
– Alphaville