Pessoas públicas ou que trabalham com sua imagem, buscam procedimentos para ficar  mais jovens e bonitas. Por isso mesmo é comum ouvirmos falar que algum famoso se submeteu a procedimentos estéticos, como o Botox. 

E o engraçado é que tudo virou Botox, mesmo quando não foi realizada a aplicação do Botox (toxina botulínica), o pessoal fala que “fulano aplicou Botox e ficou estranho”. 

Mas afinal de contas, o que é Botox? E o que tem a ver com a toxina botulínica? Continue lendo para descobrir!

Qual a diferença entre toxina botulínica e Botox?

Botox é apenas uma das marcas da toxina botulínica. A marca pioneira, e mais famosa no mundo. 

Botox é o nome mais popular da toxina botulínica, princípio ativo do medicamento de origem biológica que atenua rugas e linhas de expressão. Lançado em 1980, nos Estados Unidos, para uso médico. 

Ou seja, quando falamos   Botox, estamos falando apenas do nome comercial da toxina botulínica, produzido pelo laboratório Allergan. Há também outros nomes comerciais para essa substância, como Prosigne, chinês, produzido pelo laboratório Cristália, Dysport da Galderma, Botulift, e outros. 

No Brasil, o Botox teve seu uso aprovado pela Vigilância Sanitária em 1992.

O que é toxina botulínica ?

Mas então, o que é a toxina botulínica? Ela é na verdade uma substância extraída da bactéria Clostridium botulinum, causadora da doença do botulismo. Isso mesmo, a doença. Mas não há porque ter medo, afinal, a bactéria é utilizada em uma concentração muito pequena, incapaz de provocar botulismo. Seriam necessários mais de 800 frascos de Botox para alguém desenvolver a doença, sugerem alguns estudos.

Leia também: 

Os 7 benefícios do peeling

Como age a toxina botulínica?

O envelhecimento é um processo natural, não há como fugir. No rosto, um dos primeiros sinais que surgem são as rugas. Fatores como tabagismo, má alimentação, poluição, exposição solar e estresse podem acelerar ainda mais esse processo de envelhecimento da pele. 

Para ajudar a “retardar” o surgimento das rugas e suavizar as que já surgiram, a toxina botulínica age “relaxando” os músculos da face, impede a contração muscular através de um bloqueio temporário da movimentação.

O botox é indicado para as rugas que surgem devido a movimentação dos músculos, também conhecidas como rugas dinâmicas. Ou seja, rugas na região da testa e ao redor dos olhos são as ideais para serem tratadas com Botox. A aplicação do botox será capaz de diminuir as linhas de expressão da testa, região dos olhos, mas também tem seu uso avançado no tratamento das linhas e flacidez do pescoço e do colo, além de levantar o sorriso, o olhar e a ponta do nariz, em alguns casos específicos. 

Pensando em aplicar botox?

Qualquer pessoa pode se beneficiar da aplicação da toxina botulínica a partir do momento em que surgirem as linhas de expressão, por volta dos 25 anos. Apenas mulheres grávidas ou lactantes não devem se submeter ao tratamento, assim como pessoas com problemas imunológicos, febre, doenças ativas, neuromusculares e de coagulação.

O mais importante na hora de realizar algum procedimento estético é escolher muito bem os profissionais. Para isso, você pode contar com a Clínica Wulkan, que tem dermatologistas especializados e treinados por anos para cuidar de você como você merece. 

Agende agora a sua avaliação!