O que é Harmonização Facial
A harmonização facial refere-se a um tratamento estético que – através de uma técnica não cirúrgica, o preenchimento facial – buscamos alinhar os ângulos da face, corrigindo assimetrias e destacando as características da pessoa que trazem maior equilíbrio e harmonia para sua aparência facial. A dermatologia e a cirurgia plástica fazem isso há mais de 15 anos, mas a técnica tem evoluído muito e ganhado mais atenção recentemente.
Assim, analisando ângulos, pontos específicos e características individuais, esse tratamento destaca a beleza natural da pessoa e promove rejuvenescimento.
Avaliação inicial
Inicialmente é feita uma análise da face, verificando as proporções horizontais e verticais e identificando áreas de assimetria e desarmonia. A partir dessa análise, indicam-se as regiões da face a serem tratadas/preenchidas com a harmonização facial. Vale ressaltar que respeitamos os ângulos e distâncias próprias de cada paciente, buscando preencher locais que irão ressaltar sua beleza natural, sem mudanças radicais ou exageros que possam alterar o seu padrão anatômico.
Como é realizada?
Os locais da face a serem preenchidos são anestesiados com anestésico tópico, anestesia local ou bloqueio – conforme o que for mais adequado para o local. Em seguida, utilizamos agulhas ou microcânulas para injetar os preenchedores.
A aplicação pode demorar de 30 minutos a 1 hora e geralmente é realizada na própria clínica. Logo após o procedimento os resultados já podem ser visualizados, porém pode haver um inchaço e adaptação nos primeiros dias. Por isso, após 130 dias sugerimos uma nova avaliação para verificar se é necessária mais alguma aplicação.
ATENÇÃO:
O inchaço no dia em que a pessoa realiza o procedimento não a impede de seguir com suas atividades normais do dia a dia.
Quanto tempo duram os resultados da harmonização facial?
A duração dos resultados varia conforme a área tratada e o preenchimento utilizado, que pode ser definitivo ou temporário. Os temporários (mais usados) têm durabilidade aproximada de 12 a 30 meses.
Quem pode fazer?
A harmonização facial é indicada para todo homem ou mulher que busca, através de técnicas não invasivas ou radicais, corrigir imperfeições e as marcas do envelhecimento facial como as rugas, a flacidez e a perda de volume e contorno facial.
Locais a serem preenchidos e técnicas utilizadas na harmonização facial
Os locais a serem tratados variam conforme cada rosto, onde identificamos os traços que devem ser modificados para que o conjunto se torne harmônico e proporcional. Para isso, podemos realizar:
-
Preenchimento facial
- Utilizamos o ácido hialurônico ou outro preenchedor para aumentar ou repor o volume facial em áreas como nas maçãs do rosto, olheira, queixo, além de proporcionar maior definição de contornos, como na mandíbula.
-
Preenchimento labial
- Utiliza-se também ácido hialurônico para aumentar o volume labial e/ou alongá-lo, remodelando o lábio se necessário e destacando ou redesenhando o sulco do lábio superior (também conhecido como o arco do cupido). Outras vezes tratamos somente o código de barras, linhas transversais do lábio por perda de volume
-
Preenchimento de sulcos e olheiras profundas
- Da mesma forma que se realiza o preenchimento facial, utiliza-se os preenchedores para nivelar sulcos e corrigir marcas do envelhecimento e do estresse, como as olheiras e o bigode chinês.
-
Toxina botulínica
- A aplicação da toxina botulínica paralisa o músculo temporariamente, suavizando rugas de expressão e reduzindo a formação de novas rugas.
-
Fios de sustentação
- Os fios de sustentação são fios de ácido polilático que podem tracionar o tecido e promover efeito de elevação (ou lifting), reduzindo a flacidez da pele sem cirurgia. Não costuma ser muito indicado e os resultados, muitas vezes, deixam a desejar, além de serem bem caros.
-
Peeling
- O peeling promove a renovação das camadas mais externas da pele, através da aplicação de substâncias ácidas que promovem descamação. Dessa forma a pele adquire um tom mais uniforme e suaviza as linhas de expressão.
-
Microagulhamento
- O microagulhamento promove microlesões na pele, estimulando a formação de colágeno e fatores de crescimento, corrigindo manchas, rugas e cicatrizes e trazendo maior firmeza para a pele.
Recuperação e cuidados após o procedimento
Por tratar-se de uma técnica não cirúrgica, a recuperação é rápida e não impede que o cliente realize as suas atividades diárias – nem mesmo no dia em que realizou o procedimento.
O inchaço inicial pode durar alguns dias e os cuidados incluem proteger a pele facial de exposição solar e não realizar massagens faciais para não prejudicar a aplicação dos preenchedores.
ATENÇÃO:
O fato de se tratar de uma técnica não cirúrgica não exclui a importância da qualificação do profissional que a realiza. Busque um médico dermatologista qualificado para realizar esse tratamento para garantir bons resultados.
Procure na internet para ver casos de complicações causadas pelos preenchimentos, verá que existem graves consequências de tratamentos mal sucedidos.
Ficou interessado nesse tratamento? Você pode tirar mais dúvidas e marcar uma avaliação através do whatsApp, clicando aqui.