O herpes é uma doença causada por um vírus, que se apresenta como pequenas bolhas transparentes, principalmente na pele, lábios ou nos órgãos genitais. É uma doença contagiosa e benigna, mas que costuma se manifestar por diversas vezes em quem já desenvolveu a doença. Basta baixar a imunidade (o sol em excesso baixa imunidade da pele, resfriados, etc). A contaminação é através do contato direto com a lesão, ou objetos contaminados (copos, toalha, talheres). Lembre-se que a recorrência do herpes pode se dar após um período de estresse, exposição prolongada ao sol, infecções ou em períodos de depressão ou baixa imunidade do organismo.

Os seguintes cuidados devem ser tomados durante um surto de herpes:

  • O tratamento deve ser iniciado tão logo comecem os primeiros sintomas, assim o surto terá menor intensidade e duração;
  • O tratamento quase sempre é com medicação antiviral, ORAL. E só funciona se começar a usar nas primeiras 48-72 horas de início dos sintomas;
  • Evite furar as vesículas;
  • Evite beijar ou falar muito próximo de outras pessoas, principalmente de crianças, se a localização for labial;
  • Evite relações sexuais se for um herpes genital;
  • Lave sempre bem as mãos após manipular as feridas, pois a virose pode ser transmitida para outros locais de seu próprio corpo (especialmente nas mucosas oculares, bucal e genital) e para outras pessoas.

Mulheres grávidas com histórico de herpes genital sempre devem avisar seu obstetra, já que no parto normal há risco de haver a contaminação do bebê no ato do nascimento.