A onicocriptose, ou unha encravada, é quando a unha encrava na pele, principalmente no canto dos dedos.(Atinge a faixa etária entre 10 e 30 anos, e na maioria homens.) Pode atingir qualquer faixa etária!

Cortar a unha de forma incorreta, anormalidades na forma da unha e ( hiperidrose) desconheço essa causa podem favorecer o encravamento das unhas. Sapatos apertados e meias sintéticas também favorecem o aparecimento do quadro. Uma complicação também da unha encravada é o surgimento do granuloma piogênico, popularmente conhecido como “carne esponjosa”. Além da dor, essa lesão sangra facilmente. Deve ser tratada por dermatologista no consultório, com aplicações de ácidos fortes na lesão ou crioterapia, e antibioticoterapia tópica domiciliar.

Para tratar os casos mais simples, lichagem e aplicação de chumaços de algodão devem resolver. O tempo do tratamento é o grande inconveniente, muitos pacientes desistem por causa do tempo longo de tratamento. A técnica do grampo é bastante usada, consiste em fixar um grampo metálico e ajusta-lo de modo a ajustar a lâmina ungueal ao tamanho do grampo. Durante alguns meses faz-se o ajuste até que se obtenha o aplainamento da unha.

A desvantagem da técnica é a dificuldade de usar calçados fechados e meias por causa da elevação do grampo. A técnica tem o mesmo princípio dos aparelhos dentários.

Retirar a unha por completo deve ser evitada, pois pode encravar novamente quando crescer. O tratamento cirúrgico visa desobstruir a passagem da unha, retirando até a matriz da unha o canto da mesma que encrava, que pode então crescer livremente.