O que é a harmonização facial?

A harmonização facial é, na verdade, um conjunto de várias técnicas e procedimentos que melhoram a estética do rosto, sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica. Por isso, ela está tão em alta, porque melhora muito o ar cansado, flácido e envelhecido, e não tem cirurgia envolvida, só algumas picadinhas. Rápida, duradoura e natural, a harmonização facial médica veio para revolucionar o tratamento estético facial.

Ela serve para tornar o rosto mais proporcional, bonito, harmônico, destacando os pontos fortes e amenizando os pontos fracos, ou seja, como o próprio nome já sugere, harmonizando os traços e embelezando de forma sutil, mas evidente.

Entre as técnicas utilizadas estão a aplicação de ácido hialurônico, um composto naturalmente produzido pelo corpo humano, que tem como objetivo de preencher, atenuar linhas de expressão, aumentar o volume da boca, do queixo, das maçãs do rosto, do maxilar e alinhar o nariz, entre outros, sem a necessidade de intervenção cirúrgica.

Leia também:
Preenchimento de Nariz

A aplicação da toxina botulínica, ou seja, do botox (nome de uma das marcas comerciais do mercado internacional de toxinas botulínicas), também é utilizada na harmonização facial com o intuito de diminuir as linhas de expressões e rugas.

Os riscos da harmonização facial

Qualquer pessoa pode fazer harmonização facial? Quais riscos eu corro ao me submeter a esses procedimentos?

A harmonização facial pode ser feita pela maioria das pessoas, exceto em casos de gravidez, doenças autoimunes, febre, doenças ativas, infecções, ou pessoas que utilizam medicamentos imunossupressores. De qualquer forma, somente o médico capacitado poderá avaliar o seu caso e determinar se você pode ou não se submeter aos procedimentos minimamente invasivos da harmonização facial.

Mesmo assim, é importante que você saiba que o ácido hialurônico é uma substância já presente no nosso corpo, por isso é muito difícil que possa causar algum problema, como reações alérgicas. O risco que corremos  é de um erro por parte do profissional, técnica inadequada, má formação, ou azar mesmo, quando pode atingir alguma veia ou artéria, podendo levar a necrose do tecido atingido, entre outras graves complicações !

Como falamos da aplicação de uma substância injetável, é muito importante que o profissional cuide para que não haja contaminação e, consequentemente, uma infecção bacteriana. O rosto possui muitos nervos e vasos que se ligam e uma infecção nessa região pode levar a sérias consequências.

Não podemos esquecer também do risco de não se conseguir o resultado esperado. Por isso é muito importante pensar bem antes de se submeter a esses procedimentos, conhecer e conversar bastante com um bom médico.

Como evitar problemas

Não é recomendado fazer a harmonização facial em caso de gripe, resfriado, sinusite e tratamento dentário, pois pode aumentar a chance de uma contaminação bacteriana. Além disso, o ideal é não injetar muitas ampolas de preenchimento na sua primeira aplicação. Com o tempo, aí sim pode começar a usar de 5 a 10 seringas por sessão, se desejar.

E a melhor forma de evitar complicações na  harmonização facial é escolhendo uma clínica e profissional sério e capacitado para fazer os procedimentos da melhor forma possível.

Pensando em fazer harmonização facial e melhorar a estética do seu rosto? Agende agora a sua avaliação na clínica Wulkan e conte com os melhores profissionais para cuidar da sua beleza!