O que é um Especialista em Bichectomia
Desde 2015, a bichectomia virou o procedimento da vez nas mídias sociais.
Sem qualquer pudor ricos e famosos desfilam com o rosto mais fino… e as bochechas diminuídas.
E do dia para noite, a bichectomia virou um procedimento popular.
Claro, que nem sempre o rosto fino é resultado somente da cirurgia de Bichectomia.
Aplicação correta de preenchimento, ácido hialurônico (com MD CODES, por exemplo), ajuda, e muito, a afinar o rosto.
Mas aqui vamos falar somente da cirurgia de Bichectomia, feito por especialistas:
- cirurgiões plásticos
- dentistas
- buco-maxilos
- dermatologistas
Abaixo você encontrará uma primeira parte, explicando sobre o procedimento da bichectomia, sobre o que é a bichectomia.
Mas vá para o final do artigo onde alertamos sobre os perigos e os exageros praticados atualmente com essa cirurgia.
Bichectomia (ou Bichatectomia) ou Lipoplastia Facial é um procedimento cirúrgico, intra-oral ( realizado por dentro da boca) onde o médico ou dentista habilitado remove um tecido gorduroso, as Bolas de Bichat, situadas na região da bochecha do paciente. O nome vem do anatomista e fisiologista Marie François Xavier Bichat, que em 1802 descreveu o corpo adiposo situado na face, que está localizado abaixo do músculo bucinador.
A bola de bilhar é um tecido gorduroso semelhante ao encontrado em outras partes do corpo, porém não utilizado como fonte de energia para os casos de emagrecimento. Ou seja, a pessoa pode perder peso e diminuir a quantidade de gordura do corpo, mas as Bolas de Bichat não diminuem.
Ainda há controversas em relação à atuação do Dentista nesse tipo de procedimento, pois de acordo com a Resolução nº 1950/2010 o Conselho Federal de Medicina e o Conselho Federal de Odontologia estabeleceram, conjuntamente, critérios para a realização de cirurgias das áreas de buco-maxilo-facial e crânio-maxilo-facial. No artigo 2º está bem claro que: é da competência exclusiva do médico o tratamento de neoplasias malignas, neoplasias das glândulas salivares maiores (parótida, submandibular e sublingual), o acesso pela via cervical infra-hioídea, bem como a prática de cirurgia estética, ressalvadas as estéticas funcionais do aparelho mastigatório. Porém, tendo o Dentista conhecimento técnico para a realização do procedimento, ele tem sido amplamente difundido no Brasil e realizado sem qualquer impedimento legal por enquanto.
O “boom” da bichectomia…
A procura exclusiva pela bichectomia isolada, aumentou muito nos últimos dois anos (2015 e 2016). Com isso, a cirurgia plástica para reduzir as bochechas – conhecida por ser ser mania entre as famosas e celebridades– tornou-se mais conhecida e acessível ao público, sendo uma das preferidas pelos brasileiros.
Indicações da Bichectomia
São 8 principais motivos que levam as pessoas a buscar uma cirurgia plástica para reduzir o tamanho e volume das bochechas:
- Insatisfação com volume muito grande das bochechas (“bochechas muito cheias”)
- Baixa auto estima e insegurança com a aparência do rosto
- “Traços” do rosto muito grosseiros e falta de harmonia no rosto
- Rosto muito grande ao sorrir
- Falta de definição da linha da mandíbula e pescoço
- Excesso de “papadas” no rosto e pescoço
- Rosto com volume aumentado mesmo perdendo peso (“emagreço, emagreço e as bochechas continuam grandes”)
- Desejo de uma estética facial mais atraente
Qual parte do rosto a bichectomia pode melhorar?
A retirada da gordura das bochechas, faz com que a parte inferior ou baixa do rosto, fique mais fina, delicada e retangular – características típicas de um rosto atraente.
A retirada da Bola de Bichat, causa o que as mulheres chamam de “efeito blush”, ou seja, as “maçãs do rosto” parecem mais proeminentes e rosto mais fino.
Resumindo: a cirurgia busca realçar e afinar o rosto deixando-o mais contornado!
4. Tenho as “maçãs do rosto” grandes ou já evidentes. A cirurgia de bichectomia é indicada para mim?
Muitos pacientes têm o interesse em fazer a cirurgia de bichectomia para diminuir as bochechas e afinar o rosto. Entretanto, para alguns é fundamental uma avaliação facial completa, para verificar, se a cirurgia poderá trazer os benefícios esperados.
Há duas situações específicas que devem avaliadas:
Hipertrofia do músculo masseter
O rosto largo pode ser decorrente da hipertrofia do músculo masseter, o responsável pela mastigação. Nesse caso, pode ser feito um tratamento com toxina botulínica (botox) ou com intervenção cirúrgica.
Esse músculo, causa inchaço na parte de trás das bochechas (no angulo da mandíbula) e a bichectomia pode ter um resultado limitado, dependendo da região com a qual o paciente se incomoda.
“Maçãs do rosto” já proeminentes ou grandes
Nesse caso, não há contraindicação para a bichectomia. A cirurgia não irá aumentar o volume das “maçãs do rosto”, ela apenas causará um efeito visual de realça-lás.
Quais famosas ou celebridades que já fizeram bichectomia?
Essa pergunta não poderia faltar , afinal de contas, muita gente ainda associa essa cirurgia plástica à pessoas famosas e celebridades, que teriam feito a intervenção.
Esses são alguns exemplos de celebridades conhecidas por terem supostamente feito a bichectomia: Victoria Beckham, Kim Kardashian, Angelina Jolie e Megan Fox, Madona.
O que é um Especialista em Bichectomia – sp, osasco, alphaville