Tratamento das varizes com vascular

A causa do aparecimento das varizes é uma  alteração das válvulas no interior das veias das nossas pernas.
As válvulas impedem o refluxo do sangue.
Essa alteração decorre por um defeito no colágeno da parede das veias. A causa é genética. Ou seja: herdamos do nosso pai ou da nossa mãe uma “fraqueza” nas paredes e válvulas das nossas veias.
Um estudo com 402 pessoas mostrou que o risco de ter varizes é de 90% quando ambos os pais são afetados pelo problema. Quando apenas um dos pais é afetado, o risco é de 25% para os homens e de 62% para as mulheres.
Sendo assim, todas as veias das pernas da pessoa com varizes tem a mesma tendência a se tornarem varicosas.
Mas atenção : o O que vai determinar a forma que essa tendência vai se manifestar são os seus hábitos de vida.
Os principais fatores que levam ao aparecimento de varizes nas pessoas que têm tendência genética são:
  • obesidade,
  • falta de exercício físico,
  • número de gravidezes na vida (quanto mais filhos pior para as varizes),
  • uso de hormônios femininos (pílula anticoncepcional, terapia de reposição hormonal na menopausa, tratamento para engravidar etc)
  • e longos períodos em pé ou sentado (quase todos nós…).
Quando a pessoa possui varizes, grandes quase sempre vai evoluir para cirurgia. O objetivo da cirurgia de varizes é retirar as veias que estão com funcionamento prejudicado e estão atrapalhando a circulação. Permitir que o sangue retorne ao coração pelas veias que estão boas e funcionando bem.
Ou seja: na cirurgia mexemos apenas nas veias que estão ruins, as veias que estão boas ficam.
Com o tempo…. as boas acabam ficando ruins também. Por isso que, em grande parte das vezes, as varizes voltam. Elas voltam porque as veias que estavam boas, com as válvulas funcionando bem, com o tempo, podem virar varizes também, já que a tendência genética da pessoa não temos como mudar.
Um estudo mostrou que, num prazo de até 5 anos, 65% dos pacientes que operaram de varizes voltam a apresentar o problema .

Por isso é muito comum que a pessoa com varizes tenham que fazer várias cirurgias ou procedimentos não cirúrgicos como a escleroterapia e o laser transdérmico durante a vida.

Portanto, a conclusão é simples: VARIZES NÃO TEM CURA. Tem controle

Mas se você não tratar as varizes, muitas vezes elas evoluem para trombose, ulceras varicosas e outras graves doenças vasculares.

Portanto, trate suas varizes !

O grande problema de manter as veias doentes é que a insuficiência delas sobrecarrega todo o sistema venoso da perna, causando dificuldade do sangue retornar ao coração e aparecimento de inchaço. O inchaço é o grande vilão na evolução dessa doença: é a partir dele que as complicações mais graves como escurecimento da pele da perna (dermatite ocre), inflamação e endurecimento da pele (lipodermatoesclerose) e úlceras varicosas aparecem.
Por isso, vale a pena tratar as varizes , mesmo que elas retornem, para evitar que o quadro evolua para uma complicação tão grave e limitante quanto uma úlcera. As úlceras são feridas de difícil tratamento e necessitam de curativos e cuidados especializados, portanto, é muito importante evitar que elas apareçam.
Se você já realizou uma cirurgia de varizes e quer evitar ou pelo menos retardar o aparecimento de novas veias varicosas, siga os conselhos abaixo:

– Mantenha o peso ideal
– Faça atividades físicas regularmente
– Evite o uso de hormônios (avalie com seu médico ginecologista se isso é possível)
– Evite ganhar muito peso durante as gestações
– Evite longos períodos em pé parado ou sentado (se não tiver jeito, procure caminhar um pouco de tempos e tempos e utilizar uma meia elástica de compressão prescrita pelo seu cirurgião vascular).

Mais dúvidas ?

Marque uma consulta com o cirurgião vascular, o médico ideal para te orientar e tratar as veias e varizes nas pernas.