aplicacao-toxina-botulinica-botox-para-bruxismo-sao-paulo

Uso da Toxina Botulínica/Botox para Bruxismo – Hipertrofia de Masseter – tratamento com Dermatologista em São Paulo

A aplicação da toxina botulínica para bruxismo deve ser considerado um procedimento médico.

Procure um dermatologista especialista na aplicação de toxina botulínica para fazer seu tratamento. Não arrisque ficar com assimetrias, dores, mudança na estética ou dinâmica facial.

Muitos profissionais sem qualquer qualificação começaram a aplicar toxina botulínica para bruxismo, e nos consultórios tem aparecido as complicações.

É verdade, “Botox” para Bruxismo revolucionou o tratamento dos pacientes com desgaste de dentes, alteração na qualidade do sono, e até pacientes que mordem e quebram as placas protetoras usadas no Bruxismo.

 

Como age o Botox no Bruxismo ?

A  toxina botulínica  age  diminuindo  temporariamente a força e a intensidade da  atividade muscular, e portanto ajuda no tratamento e controle dos seguintes problemas :botox em sao paulo para bruxismo com dermatologista e com dentista

1- Bruxismo, apertamento e rangimento dos dentes, hiperatividade  do músculo masseter

O músculo masseter e o temporal, ilustrados na figura e no vídeo  abaixo , são  os músculos responsáveis pelo fechamento e apertamento da mandíbula. Em pessoas com bruxismo, esses movimentos ocorrem em parafunção ou seja fora da mastigação  e com intensidade muito elevada.

A aplicação de toxina nesses  músculos alivia muito a  força  excessiva que a pessoa   faz quando cerra a boca ou range os dentes .  O resultado aparece depois de  duas a três semanas, e dura por volta de 4 a 6 meses . A aplicação  é rápida e indolor.

 

2 – Hipertrofia do músculo masseter – como tratar

Esse músculo, é o  mais potente do corpo humano, e em algumas pessoas que tem hiperatividade muscular por bruxismo, ele pode ficar com aspecto saliente. Fazendo a aplicaçao terapéutica da toxina botulinica, e diminuindo a hiperatividade muscular, o masseter tende a ficar menos saliente .

Problemas nas articulações da mandíbula atingem 30% da população. Bruxismo, marcado pela contração anormal dos músculos da boca, tem nova forma de diagnóstico e alívio com Botox

 

A toxina botulínica, ou botox, ganhou fama nos tratamentos estéticos por retardar o aparecimento de rugas e disfarçar as marcas de expressão. Agora, o botox passou a ser usado com sucesso em aplicações que vão muito além da beleza.  A toxina botulínica, ou botox, tem sido muito utilizada para controlar os quadros de bruxismo,  o hábito de ranger, apertar ou simplesmente encostar frequentemente os dentes de forma que incomode ou cause desgastes.

O bruxismo atinge pelo menos 30% dos brasileiros durante o sono e tem diversas causas, que vão desde a presença de distúrbios neurológicos, como o mal de Parkinson, até os distúrbios do sono, como a apneia e o ronco.

No bruxismo,  a toxina botulínica é aplicada em pontos localizados nos músculos temporal anterior e masseter, na mandíbula. O Botox age no neurônio motor impedindo a liberação de acetilcolina, que é a substância que promove a contração da musculatura. Quando aplicada nos músculos mastigatórios, a toxina botulínica impede a contração, que ocasiona o ranger dos dentes.

A explicação para o bom resultado é o já conhecido mecanismo de ação da toxina botulínica ( Botox) : ela bloqueia a liberação do neurotransmissor chamado acetilcolina, neurotransmissor que transporta mensagens entre o cérebro e as fibras musculares. Sem ordens para se movimentar, a mandíbula relaxa e, quando sua tensão está por trás das dores e do bruxismo, ambos suavizam bastante, pelo menos durante os quatro a seis meses em que dura o efeito do Botox no Bruxismo.

A vantagem  do uso Botox no bruxismo é um resultado eficaz e rápido, sem quase nenhuma contraindicação.

Apesar de resultados muito satisfatórios, a aplicação do botox para o bruxismo não garante a cura e, sim, apenas o controle do quadro. O bruxismo que pode ocasionar desgaste e quebra dos dentes. Por isso, o tratamento com a toxina botulínica /botox deve ser usado para reduzir a força de contração muscular, sendo aliado às placas de mordida e a correção da mordida.

Quanto custa aplicação do botox para Bruxismo

O único contra passa a ser o custo, o preço do tratamento do bruxismo com Botox/Dysport (toxina botulínica). Como o músculo é muito forte, os trabalhos mostram que a dose ideal para boa resposta é de quase um frasco inteiro.

Ou seja, isso deixa o tratamento caro já que deve ser repetido 1-2 x ao ano.

O custo médio na cidade de São Paulo tem variado de R$1400,00 a R$2500,00.

 

BOTOX E BRUXISMO DERMATOLOGISTA SAO PAULO

 

GOSTARIA DE VER EXEMPLOS DE COMO FICA ANTES E DEPOIS DE APLICAÇÃO DE “BOTOX”(TOXINA BOTULÍNICA) PARA BRUXISMO/MASSETER/ROSTO QUADRADO? 

DE UM GOOGLE, COMO POR EXEMPLO NO LINK ABAIXO 

https://www.google.com.br/search?q=botox+masseter+before+and+after&num=100&rlz=1C1CHBF_pt-BRUS716US716&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwivz9ad0ozaAhXIjJAKHfQeAdcQ_AUICigB

Bruxismo – Quais as suas  Causas, Sinais e Sintomas

Causas do bruxismo

O bruxismo é o fenômeno de “ranger ou trincar os dentes“. As causas exatas do bruxismo não são completamente esclarecidas. No entanto, pesquisas da Universidade de Montreal apontam que a causa do bruxismo varia a depender do tipo de bruxismo:

  • Bruxismo noturno – Causado por um distúrbio do sono complexo. É o tipo mais comum e ocorre a noite, enquanto dorme. Os músculos da mastigação se contraem e a mandíbula se move involuntariamente, gerando atrito, desgaste dentário e problemas na articulação temporomandibular.
  • Bruxismo diurno –  Causado por um comportamento automático que envolve o sistema nervoso autônomo em apertar/pressionar os dentes inconscientemente. Ocorre acordado. É uma resposta anormal ao estresse.

Segundo a Mayo Clinic, outros fatores associados e causas de bruxismo:

  • Anormalidades da arcada dentária e mordidas anormais
  • Dentes tortos ou ausentes
  • Espasmos faciais
  • Medicamentos como anfetaminas, antipsicóticos e antidepressivos
  • Apneia do Sono e ronco
  • Tabagismo
  • Consumo de álcool

O bruxismo nas crianças costuma começar quando os primeiros dentes aparecem e tende a desaparecer com os dentes definitivos.

Sinais e Sintomas do ranger do Bruxismo

O bruxismo apresenta muitos sinais e sintomas clínicos, incluindo:

  • Ruído de ranger de dentes que pode ser relatado pelo cônjuge;
  • Dor na articulação temporomandibular e músculos mastigatórios;
  • Dor de cabeça (especialmente na zona temporal quando o paciente acorda de manhã);
  • Hipersensibilidade dentária;
  • Interrupção do sono;
  • Dor que se irradia para a orelha;
  • Rigidez da mandíbula pela manhã.

Além dos sintomas acima, os sinais clínicos para diagnóstico de bruxismo são:

  • Desgaste anormal dos dentes
  • Recuo da língua
  • Mordedura da bochecha
  • Hipertrofia dos músculos masseteres
  • Quebra de restaurações e / ou dentes

Tratamento do Bruxismo em São Paulo

Pesquisa publicada na revista Sleep Medicine Research demonstra que a aplicação de toxina botulínica (Botox) é o melhor tratamento para bruxismo.

O tratamento do bruxismo com aplicação de toxina botulínica é indicado nas seguintes situações:

  • Sempre que o bruxismo causar desgaste dentário
  • Dor de cabeça matinal
  • Disfunção da articulação temporo-mandubular.
  • Perda dentária

Além da aplicação de botox para tratamento do bruxismo, outras terapias associadas são:

  1. Aparelhos oclusais
  2. Abordagens comportamentais
  3. Medicamentos

Abordagens Oclusais do bruxismo em São Paulo

Aparelhos orais (“placas dentárias”) podem reduzir o bruxismo e dores miofasciais. Estes aparelhos também previnem o desgaste dos dentes.

Embora os aparelhos orais ajudem na dor muscular, seu efeito não é curativo. As placas orais reduzem, mas o comportamento noturno de ranger os dentes persiste.

Abordagens Comportamentais em São Paulo

Dispositivos que monitoram a atividade mastigatória têm sido usados ​​para tratar bruxismo. Quando a atividade exceder um limite por um determinado período de tempo, um alarme soa, o paciente acorda e interrompe o comportamento de apertar os dentes.

Como o sono é interrompido, os pacientes podem relatar sonolência e dificuldade em se concentrar durante o dia. Esse tratamento tem pouco efeito sobre o bruxismo diurno.

Medicamentos  atuais para Bruxismo em São Paulo

Muitos pacientes tentam utilizar medicamentos para interromper o bruxismo. Alguns apelam para simpatias ou receitas naturais sem sucesso.

Ocasionalmente, os medicamentos analgésicos e relaxantes musculares são utilizados. Eles tratam a dor de cabeça e o incômodo, mas não melhoram o bruxismo por si.

Medicamentos para a ansiedade e tratamento do estresse podem ser medidas eficazes nos casos de bruxismo diurno.

Contudo, entre todos os medicamentos, a toxina botulínica é o com maior evidência para tratamento do bruxismo.

Procura uma clinica especialista em harmonização facial em São Paulo ?

Tag: Uso da Toxina Botulínica/Botox para Bruxismo – Hipertrofia de Masseter – tratamento com Dermatologista em São Paulo