Qual é o tratamento para hiperidrose ou suor excessivo?

Unidade São Paulo – Jardim Paulista – Osasco e Alphaville

Sempre começamos com medicamentos tópicos com soluções (manipuladas ou prontas) contendo diferentes sais (como sais de alumínio) que ajudam a reduzir a sudorese, formando pequenas rugas ou plugues que impedem a saída de suor na região tratada. E’  ideal que sejam utilizados a noite, com uma pele seca, em momentos que a pessoa não vai suar. Então eles tem tempo suficiente para penetrar na glândula , e obstruir sua abertura.

O uso dos antiperspirantes pela manhã não é tão eficaz como o seu uso a noite, nos períodos em que a pessoa não está suando.
Portanto, use os medicamentos para não suar à noite!

Nos casos de hiperidrose generalizada, após uma investigação médica para afastar causas metabólicas, existe uma medicação oral chamada de oxibutinina, que pode ser utilizada diariamente, durante anos.
Mas sempre com supervisão médica, em função dos seus excessos de efeitos colaterais.

Nas áreas que respondem pouco aos tratamentos tópicos, uma revolucionária e excelente opção terapêutica é aplicação (uma ou duas vezes por ano) de toxina botulínica, também conhecida pelo seu nome popular e comercial como Botox.

A aplicação de “Botox” nas regiões afetadas é um procedimento rápido, pouco dolorido, e extremamente eficaz. Tem índices de satisfação maior do que 90% nas áreas tratadas como famoso botox para hiperidrose localizada.

O único inconveniente da aplicação da toxina botulínica (popularmente conhecida como Botox) é o preço salgado, pois a quantidade utilizada por região é muito alta, e a matéria prima – a toxina botulínica, como todos sabemos, é bem cara.

Outra opção de tratamento para hiperidrose localizada, no tronco ou nas axilas, é uma cirurgia realizada por videolaparoscopia , pelos cirurgiões torácicos.

Eles cortam um determinado gânglio simpático, responsável pelo estímulo à produção de suor. No entanto essa abordagem cirúrgica tem sido cada vez menos realizadas nos últimos anos em função de um terrível efeito colateral , que aparecem muitos pacientes,  conhecido como sudorese compensatória. A sudorese compensatória é a produção excessiva de suor em uma outra região, geralmente na barriga e no dorso, causando terrível incômodo. É  uma forma que o organismo encontrou de compensar a perda da sudorese, nas axilas por exemplo, causada pela cirurgia.