É seguro aplicar Botox? Quais os riscos do Botox?

Agora de verdade, muita gente nem imagina… e me perguntam, se  tem risco aplicação de BOTOX , no curto prazo ou no longo prazo ?

Usamos BOTOX desde década de 80, início dos trabalhos sobre Botox na literatura. Foi usado , a princípio no olho , para tratar estrabismo. Relaxando o músculo reto ocular, para melhorar o estrabismo.  Ai sim, eu acho mais difícil que o que fazemos hoje.

A partir da virada do milênio, anos 2000, começamos a usar regularmente na estética médica. Faz, portanto, pelo menos 20-30 anos que temos ciência por traz da toxina botulínica.

Então, quais são os riscos da aplicação de BOTOX?

Descrito em bula, mas que não vi ainda, pode dar uma síndrome de fraqueza generalizada  pelo Botox, como se fosse botulismo. Tão pouco conheço algum colega que viu um caso, na prática.

Sintomas gripais, pode acontecer, por reação a toxina injetada. Bem raro, mas descrito na literatura.

Pequeno edema (inchaço) no local aplicado, que dura alguns dias… Já tive, estranho, raro e não sabemos bem porquê exatamente.

Dor de cabeça, em 10 -20 % dos pacientes, que dura alguns dias, pode ser leve ou moderada. Eu tive. No início quando comecei a fazer em mim, mas no meu caso, após 2-3 aplicações , nunca mais tive.

Outros riscos da aplicação de Botox

complicacao botoxAssimetrias, queda pálpebra, queda sobrancelha, sensação de peso, sensação de estranheza por não conseguir mexer….. TUDO ISSO É COMUM E PODE ACONTECER, mas tudo isso é passageiro.   Não se preocupe. Pelo contrário, só benefícios.

Se eu usar muito , depois de um tempo não pega mais ?  Besteira.

E se eu não gostar do resultado … se ficar ruim ?  Bom , aí tem de esperar, em alguns meses volta ao normal.
Já ouvi um  paciente dizer que 1 aplicação de botox mudou toda a fisionomia dele para sempre… Acho meio impossível, pois após alguns meses tudo volta praticamente ao que era antes.

Algumas vezes músculos não tratados compensam, e fica estranho o resultado, onde nem mexia antes passa a mexer…Nesse caso, você precisa retornar para o médico completar. E relaxar por igual… isso nao é raro. Na prática uns 20% dos pacientes precisam de complemento em 2-3 semanas.

Posso ficar cego com Botox  ?  Besteira.

Efeito prateleira, sorriso estanho, sorriso artificial  – normalmente erro de técnica , mas pode acontecer no inicio em alguns rostos mais difíceis .

Dificuldade de chupar canudinho, e de falar alguns sons, quando tratamos ao redor dos lábios. Pode ocorrer

Dificuldade de virar pescoço, e fazer abdominal, de deglutir e até  de respirar, quando abordamos o pescoço. O fantástico Nefertite Botox… …

riscos do botox

 

Boca torta no tratamento do canto da boca caído, também pode acontecer.

Durar pouco… menos de 3-4 meses… Criar resistência ou anticorpos (raro, mas possível)…

Enfim, são muitos ! Cuidado, lembre – se que é um procedimento médico, riscos baixíssimos, mas existem.

Quer fazer ai no Shopping, na esquina, com o farmacêutico, dentista, biomédico… O rosto é seu, você que sabe ….

 

Saiba mais sobre Botox e Preenchimento nos links abaixo:

A harmonização facial possui riscos?

Cuidados pós-procedimento

Como tratar sorriso gengival

Toxina botulínica e Botox são a mesma coisa?

 

Ah… você gostaria de uma avaliação ? Entre em contato com o WhatsApp logo acima, ai no site, do lado esquerdo no topo.