As agressões aos fios de cabelo podem ser inerentes ao atrito diário com penteados e escovação, uso de química como mudança na cor ou na forma (alisamentos e permanentes) ou ainda serem decorrentes do tempo de vida do cabelo (envelhecimento e poluição). Para se ter cabelos compridos, o fio deverá crescer por pelo menos 4 a 6 anos. A ponta de um fio comprido tem este tempo de vida e ao longo de 6 anos sofre agressões como as citadas no início do texto. Para que o fio se mantenha saudável por vários anos e ainda resista aos procedimentos cosméticos impostos pela sociedade atual, há de se utilizar produtos que visem não só proteger os fios contra tais agressões, como também repará-los, caso os danos já tenham ocorrido. Os cosméticos capilares visam a reposição das estruturas naturais que compõem a integridade da fibra capilar, atuando principalmente na área da cutícula, considerada a região que confere a resistência do cabelo. Se a cutícula está íntegra, o córtex (parte mais interior da haste) está protegido.

Para que o fio se mantenha saudável por vários anos e ainda resista aos procedimentos cosméticos impostos pela sociedade atual, há de se utilizar produtos que visem não só proteger os fios contra tais agressões, como também repará-los, caso os danos já tenham ocorrido

A integridade da cutícula é conferida pela sua lubrificação externa e entre as escamas que a compõem. A cutícula dos cabelos tem cerca de 10 camadas de células ou escamas e estas devem estar bem aderidas umas às outras. Quando há a remoção da lubrificação natural do pelo, ocorre entrada excessiva de umidade e as escamas se abrem, expondo a interior do córtex às agressões externas. A cutícula, portanto, deve estar sempre bem selada e bem lubrificada. Indiscutivelmente, a química capilar abre as cutículas. Xampus muito agressivos podem fazer o mesmo. Para manutenção das cutículas bem fechadas, usa-se xampus que contêm agentes anti-estáticos e, após os…

41