INFEÇÕES BACTERIANAS DE PELE. O QUE É O FURÚNCULO.

Furúnculo é uma infeção de pele causada por uma bactéria. É uma infecção localizada,  acometendo normalmente uma  unidade pilosebácea – uma área de pelo.

Enganam-se aqueles ao pensar que o organismo está se ” limpando de impurezas e de toxinas ” através dos furúnculos. Isso não faz o menor sentido, na medicina tradicional, dada as características da lesão.

O furúnculo é uma infecção de pele, causada por tipos específicos de bactérias. Gosta de áreas quentes, úmidas e peludas (virilha, coxa, dorso, axila). No geral  é extremamente dolorosa e segue um curso natural, de piora nos primeiros dias. Segue com intensa dor, vermelhão, inchaço e inflamação na pele. Ao longo dos dias, a lesão evolui, e com o tempo tende a desaparecer espontaneamente, com ou sem a saída de secreção purulenta – drenagem de pus. Evite manipular a lesão.

Outras vezes o furúnculo pode, com o tempo, progredir e aumentar seu tamanho, sendo então aconselhado o uso de antibióticos tópicos ou orais, depende do caso,  para conter a infecção bacteriana.

Portanto, algumas pessoas têm uma imunidade natural que “controla” o furúnculo e outras não. A interação da imunidade da pessoa e o tipo (virulência) de bactéria, definem a evolução mais ou menos grave da lesão.  Alguns furúnculos drenam pus, outros involuem sem drenar pus.

A melhor maneira de se prevenir contra furúnculos, ou dos furúnculos de repetição (comuns em alguns indivíduos) é uma boa higiene pessoal, limpeza correta do ambiente de casa e trabalho, cuidado com animais de estimação (discutível), uso semanal mas não intenso de sabonetes ou loções antissépticas que diminuem a flora bacteriana na superfície da pele. Sugerimos também o tratamento dos familiares e contactantes com o uso (por exemplo uma vez por semana) do mesmo sabonete anti séptico para que seus familiares diminuam, também, sua população bacteriana na superfície da pele.

Com relação aos medicamentos eles são eficazes em algumas situações: enquanto alguns furúnculo involuem espontaneamente, outros evoluem mal e necessitam de uso de antibióticos locais em forma de creme ou às vezes sistêmicos, os antibióticos orais.

Casos exagerados, com muita inflamação ou dor , associamos ao tratamento antiinflamatórios ou analgésicos orais, além do antibiótico. O tratamento adequado deve ser orientado pelo seu dermatologista.

Dr. Claudio Wulkan é:
Dermatologia Clínica e Cirúrgica
UNIFESP – Escola Paulista de Medicina
Revisor Científico de Livros de Dermatologia da Editora Médica Manole
Assistente no ambulatório de Dermatologia Estética na Faculdade de Medicina, FMABC

Membro das:
Sociedade Brasileira de Dermatologia
Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
American Academy of Dermatology
Corpo Clínico Hosp. Israelita Albert Einstein Alphaville desde 2004
——————————————–

Saiba mais sobre:

Ulthera , Accutyte, HIFU – O que é ultrassom microfocado de alta intensidade?

Tratamento de flacidez com ultrassom microfocado (tipo Ulthera ou Acutyte)

Como tratar o câncer de pele. Cirurgia de câncer de pele em Osasco 
Como tratar a flacidez facial

Tratamento com Criolipolise em São Paulo

Criolipólise  para gordura funciona ? (Coolsculting / Coolshape)
Especialista ou Dermatologista em aplicação de toxina botulinica (Botox) em São Paulo
Especialista ou Dermatologista para aplicacao de preenchimento com ácido hialurônico São Paulo
Especialista ou Dermatologista para tratamento para cicatriz de acne
Tratamentos para cicatrizes de acne
Tratamento de varizes / Secagem de varizes / Tratamento de vasos das pernas / Tratamento de vasinhos em Osasco
Clínica de dermatologia estética em São Paulo – Alphaville – Jardim Paulista – Osasco