Como funciona a Toxina Botulínica?
Perguntas e Respostas

 

pontos de aplicacao de botox e aplicacao de toxina

Pontos de aplicação de toxina botulínica

A toxina botulínica (fabricantes com nome comercial de Botox ®, Dysport®, Xeomin®, Botulift®) é uma das grandes maravilhas no combate as rugas. O seu uso no mundo todo cresce dia a dia.
A maneira certa de falar é toxina botulínica e não “Botox”, que simplesmente é um dos nomes comerciais da toxina. Passaremos a chamar, aqui no site, pelo nome correto: toxina botulínica.

Só nos Estados Unidos em 2014 foram realizadas mais de 6 milhões de aplicações de toxina botulínica (de acordo com o último congresso da Academia Americana de Dermatologia que participei, em São Francisco, março de 2015).

Por que ?

Porque o efeito, quando bem indicado e aplicado com moderação, traz resultados surpreendentes e absolutamente naturais.

Tanto homens quanto mulheres de todas as classes sociais tem aderido à aplicação da toxina botulínica. Pessoas que trabalham com o público, vendedores, comerciantes, professores e profissionais liberais representam um público cativo, preocupados com uma aparência natural e mais jovem.

A tão falada “boa aparência” já deixou de ser “vaidade” e passou a ser “necessidade” para o mercado de trabalho.

Seu rosto é  seu cartão de visitas. A aplicação de toxina botulínica realça o lado mais jovem, relaxa músculos tensos e suaviza rugas de expressão.

Embora existam muitos mitos a seu respeito, a maioria das pessoas  já conhece o real benefício da toxina botulínica quando aplicada a estética facial (afinal a toxina botulínica é também usada, e muito, em outras áreas da medicina, há mais de 25 anos – neurologia, ginecologia, gastroclínica, urologia, entre outras).

Botox em OsascoAlém das imagens tradicionais que trazemos no nosso site, você pode ver e saber mais sobre a toxina botulínica lendo no site dos fabricantes, principalmente em inglês.

 

Veja resultados apresentados pelos fabricantes de uma das toxinas botulínicas:
do Botox® (www.botoxcosmetic.com)  ,
do Dysport® (www.dysportusa.com),
do Xeomin® (www.xeominaesthetic.com).

 

Vale lembrar que os resultados podem variar (e variam sim!) de paciente para paciente.

 

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE A TOXINA BOTULÍNICA:

1) Existe uma idade ideal para começar a aplicar a toxina botulínica?
Não existe uma idade ideal para começar as aplicações de toxina botulínica.
Há pessoas que apresentam, desde a adolescência, tendência a formar muitas marcas de expressão quando sorriem ou falam. Aliado a outros fatores, esta ação continua sobre a pele tende a formar marcas definitivas na pele: as rugas. Começam como rugas dinâmicas, que aparecem somente durante a expressão facial… mas com o tempo evoluem para rugas estáticas, as rugas que mesmo no repouso são visíveis.
Sendo assim, quem tem muitas marcas de expressão, colhe mais benefícios iniciando suas aplicações de toxina botulínica mais cedo. 

Cedo quando ? Em geral, a partir dos 30 anos algumas pessoas já são candidatas.
Existem pessoas que já preferem aplicar toxina botulínica antes dos 30 anos, mas não é o habitual. Estes casos devem ser avaliados individualmente.

2) O que é a toxina botulínica ? Botox em Osasco
A toxina botulínica é uma medicação extraída de bactérias (Clostridium) cuja ação principal é paralisar a musculatura. A apresentação é em forma de pó. O médico reconstitui a toxina botulínica com soro fisiológico e utiliza uma pequena seringa para aplicar. É utilizado em outras áreas da medicina onde o relaxamento muscular é necessário (espamos musculares).

3) O Botox previne envelhecimento?
A aplicação da toxina botulínica não previne envelhecimento. Ele evita, previne e trata o aparecimento de rugas nas áreas onde é aplicada (como a testa, entre os olhos, os pés de galinha, etc…).
As rugas representam apenas um dos componentes do envelhecimento.
Uma vez marcadas na pele, mesmo sem contrair o músculo, as rugas necessitarão de outros tratamentos (peelings, preenchedores com ácido hialurônico, laser fracionado ou não fracionado, etc…), pois somente a toxina botulínica não resolve estes casos.
Já esta bem estabelecido na literatura médica que quanto antes iniciar a aplicação da toxina botulínica, menos rugas se formam.

4) Em quais regiões do rosto a toxina botulínica pode ser aplicada?
Os locais mais comuns e com melhor resultado são a região dos olhos (pés de galinha) e na fronte (testa e entre as sobrancelhas).
Rugas e marcas excessivas entre as sobrancelhas conferem aspecto de zangado. É comum estas pessoas receberem a pergunta: “Você está brava?”, mesmo sem qualquer sentimento de raiva.
Outros locais, chamados de pontos avançados de aplicação de toxina botulínica ( pois são de alta complexidade e devem ser realizados por experientes dermatologistas, com anos de prática na dermatologia estética – Dr. Claudio Wulkan não somente tem larga experiência nesses pontos como também treina dermatologistas oficialmente nas técnicas chamadas de “avançadas”),  menos comuns são o queixo, pescoço, boca triste, dorso do nariz , ponta caída no nariz, ruguinhas ao redor da boca, colo, pálpebra inferior, rugas finas nas bochechas.

5) É verdade que a toxina botulínica pode ser usado para “diminuir o suor” em quem tem “hiperidrose”?
É verdade. Quem transpira muito nas axilas pode realizar a aplicação no local. O resultado é a diminuição importante do suor. Nas mãos, pode ser aplicado mas é um pouco mais doloroso.
A duração do efeito é, geralmente, maior, variando de  aproximadamente 5 -12 meses.

Especialista em Aplicacao de Botox Sao Paulo- Osasco - Alphaville

6) Como o risco de ficar muito “esticada” aplicando toxina botulínica?
Pelo contrário. Seu risco é de ficar sem rugas, se ficar fazendo com muita frequencia…
Mas á realidade é que muito raramente isto acontece mesmo. E na maioria das vezes, são os estranhos resultados artificiais vistos nos meios de comunicação onde tudo foi exagerado (cirurgias, peelings, toxina botulínica, preenchimentos).

A toxina botulínica , quando aplicado por dermatologistas treinados e com anos de experiência e atualizações em congressos e workshops, como Dr. Claudio Wulkan, dificilmente trará resultados artificiais. O mais interessante é que VOCÊ pode escolher qual grupo muscular quer paralisar. Converse com seu dermatologista.

7) É verdade que a sobrancelha pode “subir” após a aplicação? Ou pode cair ? 
É verdade. Quem tem a sobrancelha caída pode ser beneficiado, mas não são todos os pacientes que podem melhorar a sobrancelha com a aplicação da toxina botulínica.
Quando aplicada em pontos específicos, pontos avançados,  pode haver elevação de alguns milímetros da sobrancelha. Este efeito é discreto, como deve ser, mas traz mais harmonia ao rosto.  Não sobe a níveis artificiais. O resultado é bem natural.

8) Qual a duração da toxina botulínica?
A duração média é de 4 a 6 meses. Após 3 meses, o músculo deixa de ficar totalmente paralisado e volta, muito gradualmente, a contrair-se. O resultado não some de um dia para o outro. Gradualmente o efeito some e o músculo retoma sua atividade. Em algumas pessoas (com muita sorte) o efeito pode ser maior do que 6 meses.

Espere um aumento na contração, uma força muscular progressiva de 12-20%  ao mês.

Assim no quarto mês já há, por exemplo, uma redução de 60% em média pelo menos no efeito da paralisação causado pela toxina botulínica.

9) Ouvi dizer que depois de algum tempo o corpo “acostuma” e perde efeito, é verdade?
Isto não é verdade. Raríssimos casos em que o organismo passa a ser resistente aos efeitos são relatados. Você pode usá-lo 2 vezes ao ano, com tranquilidade e segurança.

10) A toxina botulínica serve para corrigir o “bigode chinês”?
Não serve. É comum as pessoas confundirem os “preenchedores” com o Botox. O “bigode chinês” necessita de preenchedores para ser atenuado. O mais usado é o ácido hialurônico. O Botox somente é usado para paralisar o músculo e diminuir as rugas. Não serve para dar volume.

pontos de aplicacao de botox e aplicacao de toxina

11) A toxina botulínica preenche o lábio?
Não preenche. Esta é outra dúvida comum. Para preencher os lábios é comum o uso do ácido hialurônico. O Botox pode ser usado em conjunto com o preenchedor para prolongar o efeito do mesmo, pois a musculatura do lábio é enfraquecida.

12) Existe algum problema usar toxina botulínica e preenchimento com ácido hialurônico juntos?
Não existe nenhum problema. Na realidade é até mesmo recomendado esta prática. O Botox pode prolongar o efeito do ácido hialurônico, pois, devido à paralisia muscular, o preenchedor corre menor risco de migrar e ser absorvido. São duas ótimas opções para o rejuvenescimento facial.

13) Existe algum problema aplicar a toxina botulínica e realizar cirurgias na face?
Não existe. Aliás, o Botox enobrece e valoriza o resultado da cirurgia. Uma face firme e mais desenhada combina mais com um olhos sem pés de galinha e testa sem rugas.

14) O que pode dar errado?
Em mãos treinadas muito pouca coisa pode dar errado. O mais desagradável e dramático efeito colateral é o enfraquecimento do músculo que eleva a pálpebra de cima. Neste caso (ptose palpebral) a pálpebra fica caída. A maioria das vezes este efeito indesejável está relacionado a alterações da anatomia do indivíduo ou falta de preparo do profissional. A boa notícia é que este efeito dura pouco.
Relembramos: Isto é a raridade da raridade. É muito comum ficar roxo nos pontos de picada. Nada que uma maquiagem não disfarce.

15) Existe alguma recomendação para prolongar o efeito da toxina botulínica ?
A duração do efeito depende de “quanto a pessoa usa o músculo”. Quem faz mímicas excessivas, constantemente força a vista para tentar ler ou proteger da luz tem o efeito encurtado. Use óculos de grau se precisar, óculos escuros quando sair ao sol. Algumas medicações encurtam a duração. Pergunte a seu médico.

16) Quando surge o efeito?
No dia seguinte da aplicação algum efeito será sentido. “Pele repuxando” e “pele esticando” são alguns dos relatos dos pacientes. Após o terceiro dia, boa parte do efeito já se instalou. O efeito final será somente após 2 semanas.

17) Enfim, vale a pena aplicar a toxina botulínica?
Desde que você não espere resultados milagrosos a resposta é: Sim, vale a pena.
É um tratamento seguro, bons resultados e segurança comprovada. Esta também provado que previne a formação de novas rugas e atenua as já instaladas. Trata-se de um excelente artifício cosmético. Use-o com moderação.
Quer mais informações? Visite o site do fabricante de uma das marcas de toxina botulínica presentes no Brasil (inclui similador de resultado)

botox testa - Osasco

Links internos sobre  Toxina Botulínica:

Aplicação de Toxina Botulínica, introdução.

Aplicação de Toxina Botulínica, orientações básicas ao paciente

Botox – Toxina Botulínica Fotos de Antes e depois , com Dermatologista, São Paulo, Alphaville, Osasco

Como Funciona a Toxina Botulínica.

Dermatologista Diretor Clínico das Unidades: São Paulo (Jardim Paulista), Osasco, Jardins e Alphaville

Dr. Claudio Wulkan , Dermatologia Clínica e Cirúrgica
UNIFESP- Escola Paulista de Medicina, formado em 1997
Revisor Científico de Livros de Dermatologia da Editora Médica Manole
Assistente Depto. de Dermatologia da FMABC , ambulatório de Dermatologia Estética

Membro das:
Sociedade Brasileira de Dermatologia
Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
American Academy of Dermatology
Corpo Clínico Hosp. Israelita Albert Einstein Alphaville desde 2004

Especialista na aplicação natural e suave de toxina botulínica, preenchedores e Lasers para rejuvenescimento facial.