Aplicação de Peelings
Peeling, do inglês, to peel, que significa, descascar, descamar.
A Aplicação é um procedimentos que consiste na esfoliação da pele realizada por agentes físicos (mecanicamente) ou por agentes químicos, levando à remoção de camadas da pele.
Removendo as camadas mais superficiais da pele, existe um estímulo à renovação celular, obtendo-se uma pele com aspecto mais viçoso e saudável.
Os peelings podem ser divididos em:
- muito superficial (feito por esteticistas),
- superficiais,
- médios e profundos;
Sempre de acordo com a profundidade da agressão, em função da camada da pele atingida.
É fundamental preparar a pele com substâncias clareadoras antes do peeling, assim como ter cuidados especiais pós-peelings.
Estes cuidados são específicos para cada caso, mas evitar ao máximo a exposição ao Sol e usar fotoprotetores é uma exigência obrigatória devido aos efeitos danosos da luz na pele em cicatrização. Entretanto, existem peelings que podem ser realizados com segurança no verão.
Aplicação de peelings superficiais:
Peelings físicos:
Peeling de cristal, diamante ou outros maquinários: é o mais superficial de todos, sendo indicado para a melhora instantânea da textura da pele e o fechamento dos poros dilatados.
Por ser realizado com um aparelho que libera cristais de óxido de alumínio, promove uma abrasão mecânica e suave, podendo, dessa forma, ser utilizado em pessoas alérgicas a produtos químicos ou com pele sensível e, até mesmo, em mulheres grávidas.
A descamação é mínima (praticamente imperceptível), não trazendo riscos à exposição solar.
Para resultados duradouros são necessárias sessões semanais ou quinzenais, com manutenção mensal. Geralmente realizado por esteticistas, ligadas ou não a serviços de dermatologia.
Peelings químicos:
Peeling de ácido salicílico: é um peeling superficial com descamação mínima. Tem poder secativo e antiinflamatório, sendo utilizado para acne e controle da oleosidade excessiva da face. Seu efeito é instantâneo, podendo ser repetido semanal ou quinzenalmente, dependendo da severidade do quadro.
Peeling de ácido retinóico: é um peeling superficial com descamação fina e abundante. Promove o clareamento de melanoses solares e melasma. São realizadas 3 a 5 sessões com intervalos quinzenais. Deve-se evitar exposição solar por no mínimo 7 dias após o término do tratamento.
Peeling de Enzimas: é um peeling superficial, no qual o ácido retinóico é associado a diversas substâncias clareadoras, além de uma enzima. Esta enzima aumenta a penetração cutânea de todos os componentes da fórmula do peeling, promovendo assim uma ação mais homogênea.
Peeling de ATA 35% + Solução de Jessner: é um peeling um pouco mais agressivo, usado no tratamento de pele fotoenvelhecida, cicatrizes de acne e, ocasionalmente, melasma. Promove uma descamação intensa, a pele leva de 7 a 15 dias para retornar ao normal.
Aplicação de Peeling Combinado
Pode-se associar um ou mais ácidos, fazendo portante os famosos peelings combinados.
Indicações dos peelings combinados:
Estrias: são realizados 5 a 10 peelings combinados de ácido retinóico e peeling de cristal. Os resultados são melhores e mais rápidos nas estrias recentes, de coloração avermelhada ou violácea, as quais podem chegar a desaparecer totalmente. Já as estrias brancas melhoram de 30 a 50 %, dependendo de sua profundidade, tornando-se menos aparentes.
Rugas finas da face: os peelings superficiais combinados têm bom resultado nesta região principalmente quando associados à aplicação de lasers não-ablativos (não agridem a superfície da pele) ou da luz intensa pulsada, os quais induzem a formação de colágeno, atenuam as rugas finas e dão firmeza à pele, deixando-a com aparência mais jovem. Para o tratamento das rugas mais profundas, pode ser necessária a associação com toxina botulínica e/ou preenchimento das rugas e sulcos.
Cicatrizes de acne: necessitam de várias sessões de peelings combinados. Dependendo do tipo de cicatriz pode ser necessária a associação com outros tratamentos, como a aplicação pontual de ácidos mais potentes nas cicatrizes pequenas e profundas, ou o preenchimento com ácido hialurônico nas cicatrizes largas e superficiais, e principalmente, os novos lasers para cicatriz de acne.
Melasma: O tratamento do melasma deve incluir sempre o uso de produtos diários em casa, associado a peelings.
Aplicação de Peelings profundos
Cada vez menos realizados em razão dos riscos elevados e da tendência atual de substitui-lo por peelings à laser, sejam eles fracionados ou não, ablativos ou não ablativos.
Mas essa realidade começou a mudar, como tudo na medicina, e esta em 2020 voltando a moda.
Mesmo o mais agressivo dos procedimentos médicos, o laser de CO2 ablativo (não o laser fracionado) , também extremamente agressivo e de longa recuperação não traz o rejuvenescimento e a alteração que o peeling profundo de fenol promove.
O fato, infelizmente para quem tem a pele muito envelhecida e enrugada , é que o grau de rejuvenescimento alcançado com um peeling profundo de fenol, é provavelmente a maior transformação que existe hoje dentro dos procedimentos dermatológicos.
Repito, pois você precisa entender: NADA CAUSA A TRANSFORMAÇÃO E REMODELAÇÃO DO COLÁGENO COMO A APLICAÇÃO DE UM PEELING PROFUNDO DE FENOL.
NADA !!
Mas peeling profundo NÃO É PARA TODOS .
VEJA ESSA PÁGINA SOBRE OS PEELINGS DE FENOL, SOBRE PEELING PROFUNDO REALIZADO EM SÃO PAULO.. CLIQUE AQUI
Para outros assuntos:
Saiba mais na seção sobre LASER para rejuvenescimento e para manchas do nosso site.
Tags: Peeling facial, dermatologista , Jardim paulista, Osasco, Alphaville