O uso da mesma linha capilar, do xampu à máscara, assegura um sinergismo entre os elementos químicos que os compõem. Ou seja, o xampu tem agentes neutralizadores de carga elétrica negativa que permitem maior depósito de silicones e outras moléculas catiônicas presentes, também, nas máscaras e condicionadores. Assim também os óleos vegetais ou minerais que se depositam por entropia e que devem atuar concomitantemente com os demais componentes das fórmulas, sem deixar aspecto oleoso no cabelo. É um passo a passo previamente planejado que permite um resultado mais completo.
Secador, chapinha, tintura, alisamento, penteados, mar e piscina… Tudo isso agride muito os fios. Os cuidados devem ser tão frequentes como são as agressões, ou seja, diários. Começam no dia a dia do xampu e condicionador, passando pela hidratação caseira semanal com máscaras restauradoras. E tudo isso deve agir harmonicamente como os instrumentos de uma orquestra. Musicalidade e sintonia para os cabelos.
A hidratação adequada permite que os cabelos tenham brilho. O brilho é o resultado da reflexão da luz sobre a superfície da fibra capilar. Quanto mais lisa e lubrificada for esta superfície, maior o brilho. A superfície do pelo ou cutícula é a parte mais externa da haste capilar e é formada por células iguais às da pele que se dispõem em camadas. Quando as células estão paralelas ao eixo do pelo e a sua integridade e lubrificação estão preservadas, considera-se que o cabelo é saudável. Assim sendo, reflete mais a luz e brilha mais. Cabelos lisos também brilham mais pelo mesmo motivo. Cutículas danificadas diminuem o brilho dos cabelos. Produtos capilares à base de silicone e óleos vegetais aumentam o brilho.
Porém, há muitos equívocos na realização da higienização e hidratação doméstica dos cabelos. O ritual deve ser bem realizado para que o objetivo de ter cabelos bonitos e saudáveis seja alcançado. Lavar os cabelos poucas vezes na…