Tratamento das cicatrizes após cirurgias

Tratamentos e cuidados necessários para que as cicatrizes após cirurgias fiquem bem discretas.

Saiba que deixar a ferida aberta não ajuda a cicatrizar mais rápido. Estudos já comprovaram que ferimentos coberto por curativos ou cremes cicatrizantes, como a base de silicones, cicatrizam até 4 vezes mais rápido que cicatriz exposta.

Muitas pessoas deixam de se submeter a uma cirurgia estética ou até terapêutica por medo de ficar com cicatrizes.

Quando cortamos a pele, durante a cirurgia, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Para que um lado da ferida se una ao outro lado, o cirurgião faz a sutura (dá pontos na ferida), que é retirada geralmente quando essa camada mais externa já cicatrizou (5 a 14 dias, depende da área).

Entretanto, a ferida leva mais tempo para cicatrizar completamente por dentro: a epiderme leva até 28 dias para se refazer, enquanto a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses. Isso acontece porque o colágeno necessário para regenerar a pele leva meses para ser produzido pelo nosso corpo.

Fatores que interferem na qualidade de uma cicatriz após uma cirurgia:

– Local do corpo onde foi feita a cirurgia: regiões de dobras como cotovelos, joelhos, ombros e pescoço apresentam maior tendência a cicatrização ruim, pois a pele não fica parada. As áreas de pele tensa e esticada como peito, costas e panturrilhas, também podem evoluir com cicatrizes alargadas ou queloides. O rosto normalmente apresenta ótima cicatrização.

– Grau de inflamação da ferida durante o processo de cicatrização: uma ferida cirúrgica infeccionada pode prolongar a fase inflamatória da cicatrização, deixando uma cicatriz menos estética no final.

– Cor da pele: pessoas de pele negra e orientais têm mais tendência a desenvolver queloide e cicatrizes ruins.

– Histórico familiar: pais que possuem má cicatrização costumam ter filhos com a mesma tendência.

– Idade e fase hormonal: a incidência de cicatrização ruim é maior na puberdade e durante a gravidez. Já a pele dos idosos, por ser mais fina e flácida, geram menos tensão na cicatriz, apresentando resultados estéticos melhores no pós operatório.

Além de boa técnica de sutura do médico cirurgião, os cuidados para se ter uma cicatriz com boa aparência começam com a realização adequada de curativos úmidos enquanto o paciente ainda estiver com os pontos. Isso varia muito com o tamanho e local da ferida cirúrgica (siga corretamente as orientações do seu médico cirurgião).

Ao contrário do que muita gente pensa, deixar a ferida aberta não ajuda a cicatrizar mais rápido. Estudos já comprovaram que qualquer tipo de ferimento coberto por curativos cicatrizam 4 vezes mais rápido que aquele que fica exposto.

Os pontos devem ser retirados o mais precocemente possível. Mantê-los por muito tempo geram cicatrizes excessivamente marcadas, como as do “Frankestein”.

Como evitar piora das cicatrizes?

– Cuidar da alimentação ajuda muita na cicatrização. A vitamina C, por exemplo, é muito importante na produção do colágeno. Então, inclua acerola, morango, laranja, limão e outras fontes desse nutriente na sua dieta. Carne, leite e ovos ajudam a suprir a necessidade de ferro, proteínas e outros minerais necessários para uma boa cicatrização.

– Aproveite a cirurgia e pare de fumar! O cigarro atrapalha a cicatrização! Dentre outros malefícios, inibe a absorção da vitamina C pelo organismo.

– Informe seu médico se já teve problemas de cicatrização em cirurgias passadas (queloides ou cicatrizes hipertróficas).

– Após o primeiro mês da cirurgia, fique atento aos sinais de coceira, dor, endurecimento, elevação ou vermelhidão da cicatriz. Isso pode significar uma má evolução do processo de cicatrização.

– Se observar algum dos sinais acima, procure seu médico cirurgião ou um médico dermatologista. Quanto antes a cicatriz for tratada e acompanhada, menores as chances de ela ficar com uma aparência ruim no futuro.

Quando começar o tratamento da cicatriz após uma cirurgia?

– Após a retirada de pontos, a cicatriz já pode receber tratamentos específicos. Se o paciente tem tendência à má cicatrização, é muito importante o início precoce de tratamento.

Podemos usar cremes cicatrizantes com silicones, óleo de rosa mosqueta, lasers e luz intensa pulsada, microagulhamento…e outras tecnologias para melhorar a cicatriz.

Cuidados gerais que podem ser tomados após retirada de pontos:

– Hidratar a cicatriz com cremes à base de silicones ou óleo de rosa mosqueta ajudam a reduzir a coceira provocada pela cicatrização dos tecidos.

– A cicatriz recente não deve ser traumatizada com arranhaduras.

– A massagem feita durante a aplicação de cremes cicatrizantes ajuda a prevenir aderências cicatriciais, evitando planos irregulares na superfície da cicatriz.

– Nos primeiros 3 meses, a cicatriz se mantém mais avermelhada, sendo importante evitar sol durante esse período para evitar escurecimento do local. O uso de curativos em fita ou uso de cremes tipo Hipoglós (que bloqueiam tudo) pode ser uma boa opção.

– A melhor maneira de se proteger esse tecido ainda frágil é através de curativos que funcionam como pontos falsos. Isso faz diminuir a tensão presente no local.

Qualquer corte cirúrgico, por mais perfeito que seja, deixará sua marca. A cicatriz é inevitável. Converse com seu médico sobre suas expectativas com a cirurgia. Caso seja uma cirurgia estética, reflita se o problema o incomoda a ponto de preferir as cicatrizes causadas pelo procedimento.

Dr. Claudio Wulkan é:

Dermatologia Clínica e Cirúrgica
UNIFESP – Escola Paulista de Medicina
Revisor Científico de Livros de Dermatologia da Editora Médica Manole
Assistente no ambulatório de Dermatologia Estética na Faculdade de Medicina, FMABC

Membro das:
Sociedade Brasileira de Dermatologia
Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
American Academy of Dermatology
Corpo Clínico Hosp. Israelita Albert Einstein Alphaville desde 2004
——————————————–

Saiba mais sobre:

Especialista em Cirurgia Plástica de Pálpebra – Especialista em Blefaroplastia em São Paulo, Osasco, Alphaville, Barueri
Especialista em tratamento para queda cabelo e calvície em São Paulo, Osasco, Alphaville
Dermatologista e Tricologista  tratamento de cabelos em São Paulo, Osasco, Alphaville
Secagem de vasinhos em São Paulo, Osasco, Alphaville
Vascular para esclerose de varizes em São Paulo, Osasco, Alphaville
Ulthera , Accutyte, HIFU – O que é ultrassom microfocado de alta intensidade?
Tratamento de flacidez com ultrassom microfocado (tipo Ulthera ou Acutyte)
Como tratar o câncer de pele. Cirurgia de câncer de pele em Osasco 
Como tratar a flacidez facial
Tratamento com Criolipolise em São Paulo
Criolipólise  para gordura funciona ? (Coolsculting / Coolshape)
Especialista ou Dermatologista em aplicação de toxina botulinica (Botox) em São Paulo
Especialista ou Dermatologista para aplicacao de preenchimento com ácido hialurônico São Paulo
Especialista ou Dermatologista para tratamento para cicatriz de acne
Tratamentos para cicatrizes de acne
Tratamento de varizes / Secagem de varizes / Tratamento de vasos das pernas / Tratamento de vasinhos em Osasco
Clínica de dermatologia estética em São Paulo  – Alphaville  – Jardim Paulista  – Osasco