especialista tratamento cabelo tricologia alopecia

Tricologista: um Dermatologista  focado, “Especialista” em Cabelo, Alopécia  e Queda de Cabelo

O Que é um Tricologista ?

Tricologista é um especialista em cabelos e pelos.
Tricologistas são , quase sempre, dermatologistas.  Mas dermatologistas com cursos focados em doenças do cabelo. Tratamento calvicie queda de cabelo e alopecia em sao paulo homem mulher tricoscopia dermatoscopiaDermatologistas com  mais experiência em doenças do cabelo, alopecias, doenças no couro cabeludo, calvície e quedas de cabelo.
Não existe uma pós graduação específica em tricologia, nem um título de tricologista. Mas chamamos de tricologistas médicos dermatologistas que focam seu trabalho no estudo do cabelo e doenças do pelo e couro cabeludo em geral . 

O que é a Tricologia ?

A tricologia é o estudo das alterações do couro cabeludo e dos fios de cabelo, causas de queda e diminuição capilar. É fundamental que seja realizado por um dermatologista capacitado.

Tricologia do grego-  thricos(cabelos) + logos (estudo, ciência). Um ramo da dermatologia que se organizou no século passado, na Inglaterra, e tem como objetivo o tratamento de doenças do couro cabeludo e a integração com a estética capilar.

Atendimento Individualizado

Durante a consulta, realizamos uma análise completa de cada paciente antes de indicar um tratamento. Embora, o diagnóstico seja o mesmo, é necessário levar em consideração as indicações, contra-indicações e perfil de cada paciente.

Após a anamnese /consulta  (coleta de dados), fazemos uma delicada análise do couro cabeludo e dos fios através da vídeodermatoscopia (analógica ou digital)  onde o paciente pode acompanhar todo o exame, recebendo  as informações sobre seu caso.

As alterações capilares podem ser secundárias a outras alterações do organismo. Além disso, há casos que não é possível fechar diagnóstico com a microscopia digital.

Nestes casos, ninguém melhor que o tricologista/dermatologista para avaliar e solicitar uma série de exames que vai desde exames de sangue, mineralograma, tricograma, e quando necessário, até biópsias.

Feito o diagnóstico, o tratamento é iniciado. Dentre os tratamentos para queda de cabelo, estão os medicamentos via oral, tópico com substâncias específicas para cada patologia, medicamentos, nutrientes, hidratantes e fatores de crescimento. Pode ser necessário a utilização de equipamentos específicos como laser de baixa intensidade, microagulhamento para calvície, infusão intradérmica de medicamentos,   dermarroler ou dermapen , laser fracionado não ablativos,  entre outros tratamentos para queda de cabelo e calvície.

Tratamento para os fios:

Além do tratamento para o couro cabeludo, oferecemos também tratamentos para os fios danificados e orientações quanto a cosméticos e procedimentos químicos nos cabelos (colorações, alisamentos e hidratações).
A escolha correta dos produtos (para cada caso em particular) e a forma de aplicação fazem toda a diferença para um ótimo resultado.

Abaixo, estão algumas das doenças do cabelo e couro cabeludo que o tricologista aborda:

– Calvície Masculina e Feminina
– Queda de Cabelos (Eflúvios Telógeno, Anágeno e etc)
– Caspa e Seborréia, ou dermatite seborréica
– Nutrição e Estética Capilar
– Recuperação de fios Danificados
– Anti Aging Capilar
– Alopecia Areata
– Psoríase de couro cabeludo
– Lúpus Cutâneo
– Líquen Plano Pilar
– Foliculites
– Tricodistrofias (Alterações na haste do fio cabelo por química, trauma ou constitucional)

 

Os fios de cabelo ciclam por pelo menos 4 fases, das quais 2 fases são as principais:

Tratamento calvicie queda de cabelo e alopecia em sao paulo homem mulher tricoscopiaAnágena: fase de crescimento ativo do cabelo e pode durar de meses a até vários anos; a média é de 3 anos. O comprimento do cabelo de cada pessoa é determinado por essa fase, ou seja, se o paciente possuir uma fase longa anágena, é maior a possibilidade de ter cabelos mais compridos (isso é uma característica individual e determinada geneticamente!)

Telógena: a fase telógena dura de 3 a 6 meses e durante este período ocorre o desprendimento dos fios do couro cabeludo. Eles podem facilmente ser arrancados apenas penteando ou lavando os cabelos. Terminada essa fase, um cabelo novo cresce da mesma raiz reiniciando o ciclo.

O cabelo que está normal é composto normalmente por 80 a 90% de fios na fase anágena, 10 a 15% na fase telógena. Conclusão temos mais cabelos crescendo do que caindo, por isso o volume é mantido.

Tricologista – Um Dermatologista especialista em Cabelo e Doenças do Cabelo.  São Paulo – Osasco – Alphville

Tratamento calvicie queda de cabelo e alopecia em sao paulo homem mulher tricoscopia dermatoscopia cabelos