Dermatologia e esporte. Qual protetor usar ?
” A prática de atividades físicas é tão importante para a saúde quanto os cuidados com a pele. Saiba o que fazer para começar a correr sem problemas!
A cada dia cresce o número de pessoas que adotam a corrida como esporte ou lazer. Com o início das atividades vêm sempre as incertezas quanto aos cuidados com a saúde. Desta forma, surgem também várias perguntas a respeito dos cuidados com a pele de quem vai começar a correr. Além disso, várias lendas são criadas, como por exemplo: ” corrida causa flacidez”, “não pode usar protetor solar quando corre, pois escorre no olho”, “correr com casaco (mesmo no calor de 40 graus), faz perder barriga”, entre outros.
Mas, é importante não acreditar em tudo que se fala e ouve por aí. Consulte seu médico sempre, São informações que passo aos meus pacientes que são adeptos deste esporte.
Vai começar a correr…
Ao ar livre pela manhã:
1 – Lave muito bem o rosto, com sabonete neutro ou específico para seu tipo de pele. É importante para retirar todo o resquício de produtos cosméticos e ácidos usados na noite anterior;
2 – Use SEMPRE o filtro solar, com fator de proteção UVB no mínimo FPS 30 e com proteção UVA também;
* Antes que venham com o questionamento “ mas escorre no meu olho e arde”, eu digo: isto não é desculpa! Atualmente existem alguns filtros solares para esportes que aderem melhor à pele e evitam este incômodo. O USO DE BASTÕES OU STICK DE PROTETOR SOLAR É A MELHOR OPÇÃO PARA QUEM RECLAMA QUE ARDE O OLHO. OS STICKS SAO PROTETORES COM CERA, E NÃO ESCORRE. Lembre-se de usar um boné ou viseira. Ou ainda, existem bonés e viseiras com um acolchoado de algodão na parte interna da aba, justamente para segurar o suor e não deixar escorrer no olho.
3 – Use bonés ou viseiras, óculos de sol… Enfim: proteja-se!
4 – Hidrate-se MUITO antes e depois da corrida;
5 – Não adianta correr de casaco para emagrecer. Não é o suor que leva à perda de peso, além de aumentar o risco de você…