Microagulhamento na Dermatologia
As técnicas de microagulhamento, Dermaroller e dermapen, já estão consolidadas como uma terapia de sucesso na dermatologia estética moderna.
Renascida há a quase 10 anos, a técnica de microagulhamento começou, meio cambaleando, nos meios acadêmicos da dermatologia. Mas o fato é que hoje a literatura médica na dermatologia é repleta de trabalhos científicos, consolidando o tratamento com microagulhamento (ou também conhecido como dermaroller cirúrgico) como uma forma extremamente eficiente e segura de tratar:
- cicatriz de acne,
- estrias,
- manchas/melasma,
- e envelhecimento moderado.
Quando falamos do microagulhamento médico ou do dermaroller cirúrgico, falamos de algo completamente diferente das formas baratas e perigosas de microagulhamento, realizadas de maneira caseira, ou em clínicas não habilitadas de estética, sem supervisão médica.
Os resultados do microagulhamento ou o dermaroller cirúrgico são surpreendentes, exatamente em função da sua profundidade de ação e agressividade na destruição e reconstrução das áreas tratadas. Sejam cicatrizes de acne, estrias ou uma pele envelhecida pelo tempo. As duas grandes vantagens do dermaroller cirúrgico são a sua agressividade e resultados fantásticos, aliado tempo rápido de recuperação. E sua grande desvantagem é o desconforto e a dor na realização do procedimento mesmo com todas as técnicas de analgesia disponíveis.
O microagulhamento ou dermaroller cirúrgico é feito no consultório médico com: anestesia local em creme, anestesia infiltrativa, ou, às vezes, até sob sedação em centro cirúrgico. São utilizadas micro-agulhas que variam na sua profundidade de ação de 1,5 a 2,5 milímetros. O microagulhamento pode ser feito na forma de uma caneta, como o famoso Dermapen, ou na forma do Roller com 192 microagulhas cônicas. O ambiente deve ser estéril, sendo realizada rigorosa assepsia e limpeza da área tratada. O dermatologista utiliza luvas estéreis e gazes estéreis, e o tratamento é feito de forma vigorosa, a ponto de gerar moderado ou intenso sangramento na área tratada. Na maioria das vezes, esse sangue gerado pelas repetidas puncturas das agulhas é deixado repousando sobre área tratada, para exercer um efeito semelhante ao PRP (ou também conhecido como o plasma rico em plaquetas). Esse sangue rico em plaquetas acelera a recuperação e melhora a cicatrização.
Esse tipo de procedimento, o microagulhamento ou dermaroller cirúrgico, só deve ser feito em um ambiente médico. Nunca em casa ou em clínicas de estética. Tome cuidado com a forma como faz o seu microagulhamento, pois a literatura médica e nossos consultórios estão cheio de casos de infecções graves e cicatrizes complicadas, em função de técnicas inadequadas de microagulhamento e dermaroller.
Agora que você já está um pouco assustado, é hora de assoprar um pouco de carinho e motivação.
A verdade é que os resultados são muitas vezes superiores aos resultados obtidos de outras formas, inclusive com laser agressivos como laser fracionado de CO2 ou Érbio.
Resumindo, você precisa saber que: o microagulhamento ou dermaroller tem duas grandes vantagens em relação a todos os outros métodos, e uma desvantagem moderada.
As grandes vantagens do dermaroller são:
- os resultados são surpreendentes,
- e a segunda vantagem é a sua recuperação extremamente rápida.
Normalmente em 2 a 4 dias há uma recuperação quase completa, mesmo nas formas profundas de microagulhamento.
E a única desvantagem do procedimento é, preste atenção, porque eu deixei isso para o final: a dor.
O procedimento é muito doloroso quando utilizamos agulhas de dois ou mais milímetros de profundidade. Mesmo com potente anestésico tópico e na maioria das vezes infiltração de anestesia e bloqueio anestésico injetável, o desconforto é importante.
Por isso a indicação precisa e a motivação são importantes você deve pensar em recorrer ao microagulhamento em casos de cicatrizes de acne, em casos de melasma recorrente e de difícil controle, e estrias.
Como tratamento do melasma e das estrias é feito com agulhas mais curtas, o desconforto é bem menor.
Dr. Claudio Wulkan é:
Dermatologia Clínica e Cirúrgica
UNIFESP – Escola Paulista de Medicina
Revisor Científico de Livros de Dermatologia da Editora Médica Manole
Assistente no ambulatório de Dermatologia Estética na Faculdade de Medicina, FMABC
Membro das:
Sociedade Brasileira de Dermatologia
Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
American Academy of Dermatology
Corpo Clínico Hosp. Israelita Albert Einstein Alphaville desde 2004
——————————————–
Saiba mais sobre:
Especialista em Cirurgia Plástica de Pálpebra – Especialista em Blefaroplastia em São Paulo, Osasco, Alphaville, Barueri
Especialista em tratamento para queda cabelo e calvície em São Paulo, Osasco, Alphaville
Dermatologista e Tricologista tratamento de cabelos em São Paulo, Osasco, Alphaville
Secagem de vasinhos em São Paulo, Osasco, Alphaville
Vascular para esclerose de varizes em São Paulo, Osasco, Alphaville
Ulthera , Accutyte, HIFU – O que é ultrassom microfocado de alta intensidade?
Tratamento de flacidez com ultrassom microfocado (tipo Ulthera ou Acutyte)
Como tratar o câncer de pele. Cirurgia de câncer de pele em Osasco
Como tratar a flacidez facial
Tratamento com Criolipolise em São Paulo
Criolipólise para gordura funciona ? (Coolsculting / Coolshape)
Especialista ou Dermatologista em aplicação de toxina botulinica (Botox) em São Paulo
Especialista ou Dermatologista para aplicacao de preenchimento com ácido hialurônico São Paulo
Especialista ou Dermatologista para tratamento para cicatriz de acne
Tratamentos para cicatrizes de acne
Tratamento de varizes / Secagem de varizes / Tratamento de vasos das pernas / Tratamento de vasinhos em Osasco
Clínica de dermatologia estética em São Paulo – Alphaville – Jardim Paulista – Osasco