tricologista sao paulo e tricologia

Tricologista: um Dermatologista  focado, “Especialista” em Cabelo, Alopécia  e Queda de Cabelo

O Que é um Tricologista ?

Tricologista é um especialista em cabelos e pelos.
Tricologistas são , quase sempre, dermatologistas.  Mas dermatologistas com cursos focados em doenças do cabelo. Tratamento calvicie queda de cabelo e alopecia em sao paulo homem mulher tricoscopia dermatoscopiaDermatologistas com  mais experiência em doenças do cabelo, alopecias, doenças no couro cabeludo, calvície e quedas de cabelo.
Não existe uma pós graduação específica em tricologia, nem um título de tricologista.

No entanto, temos diversas especializações latu sensu nas grandes faculdades de medicina (na disciplina de Dermatologia) para dermatologistas se “especializarem”.

Então quem são os tricologistas , na prática ?

Chamamos de tricologistas médicos dermatologistas que focam seu trabalho no estudo do cabelo,  doenças do pelo e couro cabeludo em geral . 

O que é a Tricologia ?

A tricologia é o estudo das alterações do couro cabeludo e dos fios de cabelo, causas de queda e diminuição capilar. É fundamental que seja realizado por um dermatologista capacitado.

Tricologia do grego-  thricos(cabelos) + logos (estudo, ciência). Um ramo da dermatologia que se organizou no século passado, na Inglaterra, e tem como objetivo o tratamento de doenças do couro cabeludo e a integração com a estética capilar.

Atendimento Individualizado

Durante a consulta, realizamos uma análise completa de cada paciente antes de indicar um tratamento. Embora, o diagnóstico seja o mesmo, é necessário levar em consideração as indicações, contra-indicações e perfil de cada paciente.

Após a anamnese /consulta  (coleta de dados), fazemos uma delicada análise do couro cabeludo e dos fios através da vídeodermatoscopia (analógica ou digital)  onde o paciente pode acompanhar todo o exame, recebendo  as informações sobre seu caso.

As alterações capilares podem ser secundárias a outras alterações do organismo. Além disso, há casos que não é possível fechar diagnóstico com a microscopia digital.

Nestes casos, ninguém melhor que o tricologista/dermatologista para avaliar e solicitar uma série de exames que vai desde exames de sangue, mineralograma, tricograma, e quando necessário, até biópsias.

Feito o diagnóstico, o tratamento é iniciado. Dentre os tratamentos para queda de cabelo, estão os medicamentos via oral, tópico com substâncias específicas para cada patologia, medicamentos, nutrientes, hidratantes e fatores de crescimento. Pode ser necessário a utilização de equipamentos específicos como laser de baixa intensidade, microagulhamento para calvície, infusão intradérmica de medicamentos,   dermarroler ou dermapen , laser fracionado não ablativos,  entre outros tratamentos para queda de cabelo e calvície.

Tratamento para os fios:

Além do tratamento para o couro cabeludo, oferecemos também tratamentos para os fios danificados e orientações quanto a cosméticos e procedimentos químicos nos cabelos (colorações, alisamentos e hidratações).
A escolha correta dos produtos (para cada caso em particular) e a forma de aplicação fazem toda a diferença para um ótimo resultado.

Abaixo, estão algumas das doenças do cabelo e couro cabeludo que o tricologista aborda:

– Calvície Masculina e Feminina
– Queda de Cabelos (Eflúvios Telógeno, Anágeno e etc)
– Caspa e Seborréia, ou dermatite seborréica
– Nutrição e Estética Capilar
– Recuperação de fios Danificados
– Anti Ageing Capilar
– Alopecia Areata
– Psoríase de couro cabeludo
– Lúpus Cutâneo
– Líquen Plano Pilar
– Foliculites
– Tricodistrofias (Alterações na haste do fio cabelo por química, trauma ou constitucional)

 

Os fios de cabelo ciclam por pelo menos 4 fases, das quais 2 fases são as principais:

Tratamento calvicie queda de cabelo e alopecia em sao paulo homem mulher tricoscopiaAnágena: fase de crescimento ativo do cabelo e pode durar de meses a até vários anos; a média é de 3 anos. O comprimento do cabelo de cada pessoa é determinado por essa fase, ou seja, se o paciente possuir uma fase longa anágena, é maior a possibilidade de ter cabelos mais compridos (isso é uma característica individual e determinada geneticamente!)

Telógena: a fase telógena dura de 3 a 6 meses e durante este período ocorre o desprendimento dos fios do couro cabeludo. Eles podem facilmente ser arrancados apenas penteando ou lavando os cabelos. Terminada essa fase, um cabelo novo cresce da mesma raiz reiniciando o ciclo.

O cabelo que está normal é composto normalmente por 80 a 90% de fios na fase anágena, 10 a 15% na fase telógena. Conclusão temos mais cabelos crescendo do que caindo, por isso o volume é mantido.

Tricologista – Um Dermatologista especialista em Cabelo e Doenças do Cabelo.  São Paulo – Osasco – Alphville

Tratamento calvicie queda de cabelo e alopecia em sao paulo homem mulher tricoscopia dermatoscopia cabelos