PORQUE O POINTTS , PARA TRATAR VERRUGAS , DEVERIA SER PROIBIDO !!!

Há anos comento com os pacientes que Pointts é um perigo. Abaixo um esclarecimento feito esta semana pela nossa Sociedade Brasileira de Dermatologia. LEIAM e divulguem, por favor !

Dr. Claudio Wulkan
Dermatologista, membro da Soc. Bras. de Dermatologia

“Temos recebido em nossos meios de comunicação relatos de queimaduras, ulcerações, discromias e cicatrizes em decorrência do uso de um produto conhecido como Pointts. Trata-se de um frasco contendo uma mistura de éter dimetílico, propano e isobutano, indicado pelo fabricante para tratamento de verrugas virais. Verificamos que o Pointts possui registro na Anvisa (80585180001), com validade até 17 de outubro de 2016. É vendido nas farmácias sem necessidade de receita médica e, segundo outras informações recebidas, o Pointts tem sido utilizado em várias dermatoses, inclusive cânceres cutâneos, dificultando o diagnóstico e tratamento adequados.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), preocupada com os potenciais riscos deste produto utilizado pela população, vem se manifestando para que sejam tomadas medidas de controle de venda e supervisão de propagandas sobre o produto, a fim de diminuirem os riscos do uso de maneira inadequada e indiscriminada.

Recentemente, membros da Diretoria da SBD se reuniram em Brasília com representantes da Anvisa para discutir e se posicionar sobre o Pointts, tanto em relação aos perigos da venda e uso indiscriminado, quanto aos erros contidos na bula do produto. Todas as nossas queixas foram compreendidas e protocoladas, no entanto, foi orientado que nossos associados notifiquem todos os casos atendidos com complicações do uso indevido do produto, para que existam provas que respaldem nossas notificações e auxiliem nos feitos futuros.

Dessa forma, viemos novamente por meio desta, orientar a todos que atenderem pacientes ou souberem de complicações com o uso do produto Pointts, para notificar o caso no site…