Cuidados com a pele negra: como evitar manchas, acne, foliculite e outros.

Ao contrário do que muitos pensam a pele negra precisa de tantos cuidados quanto a pele branca. Apesar de a melanina (substância responsável pela pigmentação) servir como um protetor solar natural, o risco de câncer de pele é iminente, assim como de inúmeros outros problemas que afetam tanto a saúde quanto a estética do rosto e corpo. A melanina, além de reduzir a propensão aos tumores cutâneos, minimiza o fotoenvelhecimento. Outra vantagem da pele negra em relação à branca são os níveis de firmeza e elasticidade, que são maiores. Isso se deve ao fato de os fibroblastos, que são responsáveis pela produção de colágeno, serem mais ativos na cútis escura.
Por outro lado, esse tipo de pele é mais propenso a desenvolver manchas, foliculite e excesso de oleosidade, resultando no aparecimento de acne.

 

Protetor solar

Um dos maiores equívocos que as pessoas cometem é pensar que a proteção solar é dispensável à pele negra. Esse tipo de pele tem predisposição à hiperpigmentação, tornando fundamental o uso do filtro. Como a quantidade de melanina é maior na pele negra, ela precisa ser mais protegida do que as outras para não pigmentar demais. É preciso ter muita atenção, pois a pele negra não fica avermelhada quando é superexposta ao sol e, por isso, não dá o alerta de que está sendo prejudicada.
Além disso, a falta de proteção eleva o risco de câncer de pele. O recomendado por especialistas é utilizar, pelo menos, o fator de proteção 30.

 

 

Envelhecimento

A cútis negra é, de fato, mais resistente ao envelhecimento (por conta da ação dos fibroblastos). Porém, isso não significa que é imune. É sempre melhor prevenir o envelhecimento de pele do que tratá-lo. Uma forma simples e eficaz de fazer isso é usando protetor solar desde cedo. Mulheres negras também devem usar protetor solar diariamente.

 

 

Excesso de oleosidade

Se por um lado a ação intensa dos fibroblastos garante a firmeza da pele, ela também provoca o aumento da oleosidade, propiciando o surgimento de comedões e acne. Se não tratados corretamente, estes problemas ainda podem resultar em manchas. A recomendação é higienizar o rosto duas vezes ao dia com sabonetes anti-oleosidade, de preferência líquidos. Isso evita a formação de cravos e espinhas.

 

 

Manchas

Os fatores que mais contribuem para o aparecimento de manchas na pele negra são acne, queimaduras e procedimentos cirúrgicos ou estéticos, como peeling e depilação. Melasmas também são comuns nestas pessoas, geralmente causados por radiação solar, gestação ou uso de anticoncepcionais.
Para evitar estes problemas, o tratamento da pele negra deve ser feito com agentes menos agressivos, devido à maior concentração de melanina, a pele pode ter uma reação extrema aos produtos mais abrasivos, produzindo manchas.

 

 

Foliculite

A combinação do excesso de oleosidade com a presença de pelos encaracolados facilita o surgimento de pelos encravados, que podem inflamar e evoluir para uma foliculite. Muitas vezes ela é confundida com espinhas e pode causar manchas. Para evitar o problema, a orientação é fazer, semanalmente, uma esfoliação física nos locais mais afetados.

 

 

Hidratação

Por fim, a pele negra requer hidratação reforçada. Por ter a epiderme mais espessa, ela é mais resistente a agressões externas. Por outro lado, essa proteção natural impede que a pele absorva corretamente os ativos hidratantes. Por conta disso, é comum que surjam pontos ressecados pelo corpo e manchas esbranquiçadas.
A indicação é usar um hidratante todos os dias, especialmente nas regiões mais secas. Banhos longos e excessivamente quentes não são recomendados, assim como o uso de buchas e outros esfoliantes que possam agredir a pele e causar um ressecamento ainda maior.

 

 

Procedimentos a Laser e luz intensa pulsada

Um dos principais dramas das peles negra e morena escura são as manchas na pele, olheiras e foliculite. Para o tratamento desses problemas e também dos efeitos do envelhecimento, como rugas e flacidez, há os procedimentos com laser e luz intensa pulsada. No entanto, é preciso consultar-se com um dermatologista e realizar o tratamento com sua supervisão para garantir os resultados esperados. A escolha do aparelho, bem como sua manipulação, é muito importante para que o procedimento seja feito com eficácia e segurança.
Botox, preenchimento e outros tratamentos estéticos antienvelhecimento
Por conter mais melanina, a pele negra tem filtro solar natural e sofre menos os danos causados pelo sol. Além disso, as peles negra e morena escura têm mais colágeno do que a pele branca, o que mantém a pele mais firme, evitando flacidez e rugas, por isso, ela sofre menos com os efeitos da idade.
Os tratamentos para quem tem pele negra ou morena escura são os mesmos que para qualquer outra tonalidade de pele, mas podem começar mais tarde. Botox, preenchimentos faciais, laser e peelings podem ser feitos, mas a idade de início desses tratamentos é mais tardia, em média aos 40 anos.

Dr. Claudio Wulkan é:

Dermatologia Clínica e Cirúrgica
UNIFESP – Escola Paulista de Medicina
Revisor Científico de Livros de Dermatologia da Editora Médica Manole
Assistente no ambulatório de Dermatologia Estética na Faculdade de Medicina, FMABC

Membro das:
Sociedade Brasileira de Dermatologia
Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
American Academy of Dermatology
Corpo Clínico Hosp. Israelita Albert Einstein Alphaville desde 2004
——————————————–

Saiba mais sobre:

Especialista em Cirurgia Plástica de Pálpebra – Especialista em Blefaroplastia em São Paulo, Osasco, Alphaville, Barueri
Especialista em tratamento para queda cabelo e calvície em São Paulo, Osasco, Alphaville
Dermatologista e Tricologista  tratamento de cabelos em São Paulo, Osasco, Alphaville
Secagem de vasinhos em São Paulo, Osasco, Alphaville
Vascular para esclerose de varizes em São Paulo, Osasco, Alphaville
Ulthera , Accutyte, HIFU – O que é ultrassom microfocado de alta intensidade?
Tratamento de flacidez com ultrassom microfocado (tipo Ulthera ou Acutyte)
Como tratar o câncer de pele. Cirurgia de câncer de pele em Osasco 
Como tratar a flacidez facial
Tratamento com Criolipolise em São Paulo
Criolipólise  para gordura funciona ? (Coolsculting / Coolshape)
Especialista ou Dermatologista em aplicação de toxina botulinica (Botox) em São Paulo
Especialista ou Dermatologista para aplicacao de preenchimento com ácido hialurônico São Paulo
Especialista ou Dermatologista para tratamento para cicatriz de acne
Tratamentos para cicatrizes de acne
Tratamento de varizes / Secagem de varizes / Tratamento de vasos das pernas / Tratamento de vasinhos em Osasco
Clínica de dermatologia estética em São Paulo  – Alphaville  – Jardim Paulista  – Osasco