Causas da queda de Cabelo – Homem e Mulher
CAUSAS DE QUEDA DE CABELO MAIS COMUNS NOS HOMENS E MULHERES:
- Alopecia Androgenética – MASCULINA
Pode começar logo após a adolescência, mas geralmente costuma ficar mais evidente após os 25-30 anos impulsionada por fatores hormonais ou genéticos – se seu pai ou mãe forem calvos, é bom ficar atento à quantidade de fios que ficam no ralo do banheiro, no pente ou no travesseiro.

Classificação da Calvície
Outra forma de saber se você está desenvolvendo a calvície é perceber áreas com fios mais finos “penugem” e o couro cabeludo mais visível. Também é comum que o indivíduo note o aumento da oleosidade e descamação do couro cabeludo.
- Alopecia Androgenética- FEMININA
O primeiro sinal é um afinamento do cabelo, em geral na parte da frente e superior da cabeça. No começo parece que a risca do penteado vem ficando mais alargada, até que se percebe a redução do volume e um crescimento lento do cabelo
O que acontece é que durante os ciclos do cabelo, a maioria dos fios que caem, são substituídos, progressivamente, por outros cada vez mais finos.
É comprovado que a calvície feminina desencadeia queda da autoestima e insatisfação com a própria imagem.
- Queda na Gravidez
Pode ocorrer em qualquer momento, mas é mais comum no pós-parto.
Não é necessário se assustar com o desprendimento dos fios, já que, na maioria das vezes é apenas uma consequência das alterações hormonais. Porém, se a paciente já apresentava alteração dos fios prévia a gestação, com a queda aumentada, a diminuição do volume pode ser drástica.
Mesmo em se tratando de uma queda esperada e auto limitada, há indicação para o tratamento dos fios nessa fase.
- Queda na Menopausa
Na menopausa, os hormônios femininos diminuem drasticamente e os hormônios masculinos aumentam, levando a alterações dos folículos pilosos.
Além disso, há considerável quantidade de fios brancos, os quais possuem textura e espessura diferentes do fio não senil. Por isso, as alterações capilares nessa fase incomodam muito as mulheres.
- Queda por Deficiência Vitamínica
Qualquer perda nutricional, o organismo vai “economizar” no cabelo. Portanto o cabelo é um grande indicador de saúde e para mantê-lo bonito devemos estar saudáveis e bem nutridos.
Esse tipo de queda pode afetar tanto homens quanto mulheres. Há cada vez mais pacientes que devido a cultura do corpo esbelto, realizam regimes alimentares inadequados e sem qualquer orientação.
Também podem sofrer esse tipo de perda capilar, pacientes que realizaram cirurgia bariátrica e não fazem seguimento adequado.
Algumas vitaminas e oligoelementos importantes para o cabelo:
- vitamina A / silício – manutenção do crescimento dos fios
- biotina/ enxofre – responsáveis pela formação da queratina do fio,
- zinco – quando há deficiência ocorrem mudanças na cor, fios mais finos e quebradiços.
- pantenol: tem propriedades reparadoras e fornecedoras de brilho
Outros ainda, como o ferro, o cálcio e as vitaminas do complexo B também têm sua importância para evitar a queda dos fios.
- Queda por Inflamação – Dermatite Seborreica (caspa)
Popularmente conhecida como caspa, a dermatite seborreica caracteriza-se inicialmente por aumento da oleosidade no couro cabeludo, levando a inflamação.
A inflamação (irritação) produz uma vermelhidão e sensibilidade no couro cabeludo, enquanto a descamação pode variar de finas escamas (lembrando polvilho) à intensa, formação de crostas.
Pode associar-se à alopecia androgenética, acelerando a perda capilar.
O stress é um dos mais importantes fatores desencadeantes desse quadro. Outro fator é o aumento do número de fungos
- Queda por Doenças Auto Imunes
Doença auto-imune é aquela em que o corpo reconhece como inimigas as suas próprias células, destruindo-as.
No caso dos cabelos, quando a causa da queda é auto- imune, pode haver perdas em áreas arredondadas, em clareira, perda dos pêlos da barba, das pernas e até mesmo das sobrancelhas e cílios. Chama-se alopecia areata.
Ela pode estar associada a outros problemas da pele, como vitiligo, ou a outros problemas orgânicos, como alterações da glândula tireóide.
A alopecia areata é imprevisível. Em algumas pessoas, o cabelo cresce de novo, mas cai novamente mais tarde. Em outras, o cabelo volta a crescer e não cai mais. Cada caso é único. Mesmo que perca todo o cabelo, há chance de que ele crescer novamente. Por isso, o exame e diagnóstico precoce são importantes para esses pacientes.
- Queda por Trauma do fio/ Tração
Comum em pacientes com cabelos cacheados ou em afro-descendentes que recorrem a alisamentos e tranças no cuidado de seus fios. Também em pacientes cujo o trabalho exige fios presos para trás.
Com a manutenção da tensão diária sobre o fio, pode ocorrer quebra e sinalização de queda e parada de nascimento de fios novos. Isso pode ser observado através do recuo da implatação dos fios na cabeça – os pacientes referem que “a testa está aumentando”.
É a famosa queda de cabelo por tração , por puxão. Anos e anos com o cabelo preso e apertado, puxado para trás, causam a morte do fio.