Escalas de Envelhecimento e quantidade de preenchimento com Ácido Hialurônico
O que é o ácido hialurônico ?
A nossa pele, quando jovem, é tipicamente lisa e elástica. Contém muito ácido hialurônico, que é uma substância do nosso organismo que preenche os espaços entre as células. Com o avanço da idade o ácido hialurônico diminui, diminuindo também a hidratação e elasticidade da pele, o que contribui para o surgimento de rugas.
O ácido hialurônico é uma substância presente no organismo de todos os animais e encontra-se em todos os órgãos do nosso corpo, em diferentes proporções, sendo que a pele, por exemplo, contém 56 % do total.
No nosso organismo o ácido hialurônico é responsável pelo volume da pele, forma dos olhos e lubrificação das articulações, sendo normalmente produzido e degradado.
O Preenchimento com ácido hialurônico em São Paulo
O acido hialurônico (AH) consiste em uma molécula de origem não animal, sintetizada em laboratório. Com isso não há risco de transmissão de qualquer tipo de doenças e dispensa testes alérgicos. Ele atua melhorando a hidratação da pele e preenchendo espaços, diminuindo as rugas já formadas e os sulcos profundos.
O ácido hialurônico se integra aos tecidos e permite a passagem de oxigênio e hormônios para as células, mantendo-as com aspecto saudável.
O fato de possuirmos naturalmente o acido hialurônico em nosso corpo, praticamente elimina reações de rejeição.
Exemplos de estudos digitais do processo de Envelhecimento e acentuação dos sulcos e rugas faciais para o preenchimento
Abaixo pode analisar um famoso trabalho conhecido com Escalas Merz® de Envelhecimento, onde através de um programa criaram imagens fictícias de um mesmo “paciente” com diferentes graus de envelhecimento e rugas.
Veja um exemplo do sulco nasogeniano, conhecido como “bigode chines”.
O planejamento do preenchimento com seu dermatologista consiste em estudar a profundida de seu sulco e planejar uma redução em 1 ou 2 pontos na escala.
Não é possível de uma maneira natural e harmônica passar de uma grau 4 para grau 0 ou 1.
O paciente deve estar ciente que o tratamento com os preenchedores , sejam com ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio (Radiesse® no Brasil) ou ácido poliláctico (Sculptra® no Brasil) deve sempre focar em reduzir de 1 a 2 graus na escala exemplificada aqui.
Escala para envelhecimento do terço médio da face, centro da face, bochechas e sulco.
Estes casos a volumização com preenchedores não é feito nos sulcos (bigode chines ou marionete), mas na região malar e arco malar, que vão afundando e perdendo volume com a idade.
Perdemos volume ósseo e de coxins de gordura ( bolinhas de gordura espalhadas pela face que vão murchando com a idade).
Marionetes – tratamento e aplicação de ácido hialurônico
E as linhas do canto da boca ?
Conhecidas popularmente por “marionetes”, também são muito bem tratadas com preenchedores á base de ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio (Radiesse® no Brasil) ou ácido poliláctico (Sculptra® no Brasil), por exemplo.
Veja abaixo estudo computadorizado do grau de envelhecimento das linhas conhecidas como “marionete”.
PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE PREENCHIMENTOS COM ÁCIDO HIALURÔNICO:
1) A partir de quantos anos é indicado o preenchimento facial com ácido hialurônico?
O preenchimento facial não tem uma idade certa para ser iniciado. Pode ser usado em cicatrizez deprimidas, marcas na pele resultantes de outros traumas. É mais usado para camuflar as marcas do tempo. Nestes casos, em geral após os 30 anos.
2) Como agem os preenchedores?
Como o próprio nome diz, preenche os espaços, distendendo as rugas, tornando-as mais superficiais ou até invisíveis. Também hidrata e melhora a passagem de nutrientes para a pele. Em outras palavras, as rugas e vincos são disfarçadas.
Na prática é um tipo de “escultura facial” onde exaltamos o que é harmônico e belo e camuflamos o que esta em desarmonia.
A figura abaixo ilustra como age o preenchedor.
3) É necessário anestesia para aplicação do ácido hialurônico?
Na maioria das vezes não. O procedimento é rápido (em torno de 10 minutos). Algumas vezes associado à anestesia tópica (pomada ou resfriamento) e raramente bloqueio dos nervos com infiltração.
Em geral, o procedimento é bem tolerado, mesmo sem anestesia.
Aqui na Clínica Wulkan orientamos que aplique 1 hora antes do procedimento um creme anestésico chamado DERMOMAX ® ou Xilocaina Pomada 5% do laboratório Astra Zêneca. NÃO USE GENÉRICOS.
Deve ser aplicado 1 hora antes bastante quantidade, por toda área que será tratada com Botox, de 10 em 10 minutos.
NÃO ECONOMIZE, gaste quase todo o tubo (DERMOMAX ® vem somente 5 gramas, e custa entre R$10-15)
4) Quais os tipos de preenchedores?
Existem preenchedores definitivos (metacrilato ou PMMA) e preenchedores temporários (ácido hialurônico e outros). É nossa preferência o uso apenas de preenchedores temporários. E dentre eles o ácido hialurônico. Apesar de ser liberado para este uso, o autor não utiliza mais o PMMA para fins de preenchimento facial.
A principal desvantagem do ácido hialurônico é o seu custo. É a principal queixa tanto de médicos e pacientes. Se lhe ofereceram preenchimento por preços muito mais baratos que a média, possivelmente não é com ácido hialurônico de qualidade e durabilidade.
5) Quais os locais mais comuns em que se aplicam os preenchedores?
Praticamente todas as rugas e vincos da face podem ser preenchidas com acido hialurônico. Os locais mais comuns, com melhores resultados são as rugas entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos e “bigode chinês”. É muito usado também para rugas ao redor dos lábios e para aumentar o volume dos lábios.
Abaixo ilustramos os pontos que podem ser tratados com AH.
6) Quanto tempo dura o resultado do preenchimento?
Há vários fabricantes de ácido hialurônico. Alguns o efeito dura em média 6 a 8 meses, outros de 1 a 2 anos.
Nós da Clinica Wulkan só usamos as 2 mais consagradas e estudadas marcas do mercado. E as que apresentam maior durabilidades: JUVEDERM e RESTYLANE.
Existem algumas formulações mais espessas, para preenchimento de rugas profundas, outras menos densas, para rugas mais superficiais.
7) O que pode “dar errado” com uso de preenchedores?
No caso dos preenchedores definitivos, existe o risco do organismo não aceitar o produto (rejeição).
Este risco é praticamente nulo com o ácido hialurônico. Com AH pode ocorrer vermelhidão no local da aplicação (resolve-se em até 48h), áreas endurecidas (regride em 2 semanas) e hematomas no local da punção. Podemos ainda citar o risco do paciente não gostar do resultado, o que é raro quando feito com parcimônia e boa técnica. É comum aplicarmos gradualmente e não “tudo de uma vez”. A técnica permite pequenos retoques após algum tempo. Assim minimizamos o risco de arrependimento.
8) Qual a vantagem de usar preenchedores temporários?
Caso o resultado não seja o esperado, basta ter um pouco de paciência que retornará exatamente ao que era.
Caso o resultado agrade, pode ser repetido quantas vezes for necessário. Não impede o uso de outras técnicas (toxina botulínica, cirurgias e etc).
Praticamente inexiste o risco de rejeição.
9) É comum o uso de Botox associado aos preenchimentos?
É muito freqüente e benéfica esta associação. A toxina botulínica (Botox) pode prolongar a duração do acido hialurônico. Sem contar que a melhora das rugas e vincos é mais expressiva quando o tratamento é associado.
10) Vale a pena fazer preenchimento?
Desde que você entenda a limitação do procedimento e os cuidados, vale sim a pena. A grande vantagem do preenchimento com acido hialurônico é não alterar a imagem facial. Apenas camufla o que esta em excesso. Não há mudanças drásticas na fisionomia. Não desfigura e não tira a identidade da pessoa. Apenas atenua as marcas do tempo.
Como dissemos, a principal queixa dos pacientes (com razão) é o custo do tratamento com acido hialurônico.
Produtos de boa qualidade e boa técnica permitem resultados muito naturais.
Nomes comerciais dos ácidos hialurônicos mais usados: Surgiderm, Restylane, Juvederm.