Preenchimento com ácido hialurônico pode dar complicações

Apesar dos trabalhos sugerirem que as complicações com os preenchimentos de ácido hialurônico giram na média de 0,3%,  o trabalho abaixo, muito bem conduzido em Israel  nos mostra o que a dermatologia já sabe há algum tempo.

Alguns tipos de marcas de ácido hialurônico tendem a dar mais complicações do que outros.
Neste caso é um produto específico da muito conhecida e utilizada linha de preenchedores francês,  família  Juvederm,  que tem uma legião de fãs no Brasil e exterior.
Alguns anos a Allergan lançou uma nova linha de preenchedores à base de ácido hialurônico, com características mais modernas.
No entanto, um desses produtos, o Juvederm Volbella, tem sido alvo de um número um pouco maior de reclamações e complicações do que a média dos outros produtos. Pelo menos isso é o que sugere esse trabalho e um pouco do que se discute dentro das mídias sociais de dermatologistas brasileiros .
Nada alarmante mas algo que você deve ter em mente que discutir com seu dermatologista.

O Brasil é um país de vanguarda no quesito de preenchimento e toxina botulínica (Botox) nossos dermatologistas tem uma larga experiência que podemos dizer que exportamos know-how neste campo para o resto do mundo.

 Procure sempre um bom dermatologista , na Sociedade Brasileira de Dermatologia,  e converse com ele sobre as opções de preenchedores que existem no mercado nacional.

Faça e surpreenda-se.
Os resultados são cada vez mais naturais, e fazem,  a longo prazo,  “milagres”.

Dr. Claudio Wulkan