Resistência ao Botox
Está aqui um assunto controverso: resistência ao “botox”, ou a toxina botulínica.
Será que existe mesmo essa resistência ao Botox?
Ou isso é erro de técnica ? Ou sub-dose aplicada, médico pão duro ?
Ou frasco de Botox vencido, mal refrigerado?
Bom , esses acima são causas VERDADEIRAS DE DURAÇÃO MENOR , MAS NÃO CAUSAS DE RESISTÊNCIA !
MUDE DE MÉDICO!
Com relação a resistência ..bom.
VEJA O VÍDEO DO DR CLAUDIO WULKAN SOBRE O TEMA “RESISTÊNCIA AO BOTOX”
Tudo indica que existe sim. Pessoas podem desenvolver anticorpos e criar resistência ao Botox.
Mas…. é muito raro !
Pode haver dois tipos de resistência à insulina:
- a primária . A resistência primária ocorre nos pacientes que nunca receberam a toxina botulínica e quando recebem não apresentam nenhum efeito. Essa condição é muito rara e sempre deve ser investigada se a dosagem, os pontos de aplicação e a conservação da toxina foram corretas.
- e a secundária. A resistência secundária à toxina botulínica ocorre nos pacientes que foram submetidos à aplicação da toxina diversas vezes, sempre com resultados. Porém depois de alguma aplicações começam a perceber que os efeitos são menores e mais curtos. Essa condição é mais frequente e ocorre normalmente devido ao desenvolvimento ao longo dos anos de anticorpos contra a toxina botulínica, neutralizando seu efeito.
E então, o que fazer com paciente com resistência?
Pode-se tentar usar uma outra marca de toxina botulínica, na tentativa de usar uma substância que o organismo ainda não tenha anticorpos.
Fazer a aplicação de Botox com uma marca de toxina que não tenha anticorpos, e aparentemente a única que tem essa característica é uma marca chamada XEOMIN.
Outra alternativa é aguardar um período sem realizar toxina botulínica e depois voltar a realizar as aplicações. Este período é muito variável, mas é normalmente em torno de 2 anos.
Chamamos isso de BOTOX VACATION ( férias de Botox) . É o período em que a concentração dos anticorpos contra a toxina botulínica irão diminuir, esperamos…
Será que você tem resistência a toxina botulínica? O seu botox dura um dois ou três meses e você tem a sensação de que cada vez que aplica está durando menos?
Na literatura médica os casos de resistência ao botox são raríssimos , mas na prática a gente acaba encontrando alguns pacientes que realmente tem a duração muito diminuída, em relação aos pacientes normais.
Lembrando que na bula o botox outras toxinas botulínicas apontam a sua duração como variando de 4 a 6 meses.
No Brasil nós temos o hábito de sugerir aplicação de Botox duas vezes por ano , enquanto nos Estados Unidos e na Europa muitas clínicas sugerem três aplicações, a cada quatro meses .
É uma questão de cultura e de gosto , mas o que nós sabemos é que aplicação a longo prazo é extremamente segura e os índices de resistência são raríssimos.
A sugestão é que procure um especialista em Botox. Especialista , mas em pelo menos 3 características:
- Tenha bastante experiência
- Que te deixe natural com aplicação de Botox
- Te dê assessoria no pós tratamento.
Pois então, é exatamente isso que temos aqui na clínica.
Uma equipe de médicos dermatologistas especializados na aplicação de Botox.
Clique no link de WhatsApp da Clínica. Logo no canto da página!
E agende uma avaliação presencial conosco…
Ou ainda , virtual, pelo WhatsApp, para saber como funciona, valores, e o que esperar.