Tratamento do Melasma com microagulhamento/roller/Dermaroller
Trabalho piloto, internacional, do colega Dr Emerson de Andrade Lima
O melasma é caracterizado por máculas de contornos irregulares em áreas fotoexpostas, acometendo preponderantemente mulheres em idade fértil. Apesar de essa hipermelanose restringir-se a um comprometimento puramente estético, o impacto na qualidade de vida dos pacientes é considerado substancial. Seu tratamento é sempre um desafio. Propomos o tratamento de 18 mulheres e 4 homens com melasma recalcitrante e duração superior a cinco anos. Todos os pacientes tiveram o melasma substancialmente melhorado.
Concluímos que o microagulhamento, como técnica isolada, pode ser considerado uma opção terapêutica no tratamento do melasma.
Apresenta-se nesse artigo a avaliação dos prontuários de 22 pacientes com melasma recalcitrante, ou seja, irresponsivos ao tratamento tópico com clareadores e filtro solar, tratados pelo microagulhamento, seguindo o mesmo protocolo e sendo executado pelo mesmo médico de janeiro de 2012 a janeiro de 2015.
O procedimento de microagulhamento para melasma foi realizado sob anestesia tópica com creme de lidocaína 4% (Dermomax®) aplicado 30 minutos antes da intervenção. Foi utilizado um instrumento com comprimento de 1,5mm das agulhas (Dr.Roller® Mooham Enterprise Co. Gyeonggi-do South Korea, ANVISA no80669600001).
Resultados do trabalho do Tratamento do Melasma com microagulhamento/roller/Dermaroller
Cem por cento dos pacientes relataram satisfação com os resultados.
O grau de desconforto durante o tratamento foi considerado bem tolerável por 16 (70%) pacientes, e 6 (30%) informaram não ter sentido dor. Todos os pacientes relataram ter retornado às suas atividades imediatamente após o procedimento. Os autores consideraram os resultados de bom a muito bom em uma escala de muito bom, bom, razoável e ruim. Também consideraram que todos os 22 pacientes tratados foram responsivos à técnica utilizada e que repetiriam o mesmo procedimento em outros casos
com indicação similar. Onze dos pacientes avaliados já estão com 24 meses de seguimento após o primeiro procedimento e vêm mantendo clareamento similar ao observado com 2 meses.
O tratamento do melasma, incluindo novos e antigos ativos tópicos, tecnologias com luzes e peelings, o controle clínico dessa melanodermia é extremamente desafiador. A proposta de veiculação de ativos com ação despigmentante tem sido utilizada, porém pouco se fala sobre a ação isolada do microagulhamento com potencial efeito clareador.8-10 A observação durante cinco anos dos autores dos casos tratados para fotodano e cicatrizes de acne que apresentaram substancial clareamento da pele motivou a utilização do procedimento para o tratamento de pacientes com melasma recalcitrante.
FOTO DO MELASMA TRATADO COM MICROAGULHAMENTO ROLLER 1.5 MM, FOTO DO ARTIGO CIENTIFICO ANEXADO NO FIM DA PAGINA
LEIA AQUI NESSE LINK O ARTIGO COMPLETO Microagulhamento em melasma facial recalcitrante: uma série de 22 casos :Microagulhamento-em-melasma-facial-recalcitrante–uma-serie-de-22-casos-
Mais links para informações sobre melasma e como fazemos microagulhamento no site: DERMAROLLER/MICROAGULHAMENTO – CLIQUE AQUI
Outros links: