Remoção de Tatuagem à laser – São Paulo, Alphaville, Osasco
Uso do Laser no Tratamento das Tatuagens
As tatuagens são expressões primitivas, já havendo registro de sua exigência na idade da pedra (12.000aC). Feitas na pele, trazem varias manifestações de sentimentos, embora a maioria dos estudos científicos se restrinja a pacientes psiquiátricos ou militares acreditando que o motivo pelo qual é feita a tatuagem seja em busca de uma identidade pessoal.
Embora acredita –se que esta busca seja irrelevante na adolescência, havendo um arrependimento de em média 50% de indivíduos que chegam aos 40 anos.
Existem vários tipos de tatuagens:
Tatuagens Amadoras:
O pigmento esverdeado, ou negro-azulado é colocado na pele com uma agulha, em variáveis quantidades e ausência de cores claras.
Tatuagens Profissionais:
Ë utilizado uma pistola que faz a distribuição da tinta de maneira uniforme na derme, sendo usado para essa mesma tintas organometalicas de diversas tonalidades.
Tatuagens Cosméticas:
Mais utilizado para redesenhar as linhas dos lábios e, pálpebras e sobrancelhas. Chamada de “Maquiagem definitiva”, é uma tatuagem usando pigmentos de cores vermelhas marrons ou negras, sendo aplicadas à mão.
Tatuagens Traumáticas:
Resultam de penetração na pele de partículas de corpos estranhos tipos metais vidros e materiais contendo carbono; acidente com armas de fogo, tatuagens traumáticas por impregnação de asfalto ( ralar no chão , no asfalto, e tatuar a pele com preto do asfalto)
Evolução das técnicas para remoção de tatuagem
Varias técnicas usadas no passado, e algumas ainda hoj,e com o objetivo de remoção como dermoabrasão, salabrasão excisão cirúrgica e crioterapia, podem deixar cicatrizes tão inestéticas quanto a tatuagem.
Mas atualmente a remoção de tatuagem à laser é o método mais eficaz, o padrão outro no tratamento da remoção de tatuagens, com baixo índice de efeitos colaterais e complicações.
Inicialmente usavam-se lasers que vaporizavam os tecidos como o laser de argônio com comprimento de onde de 488 nm e 514 nm, que apresentavam resultados fracos para remoção do pigmento com alta incidência de cicatrizes hipertróficas, e o laser de dióxido de carbono, que emite um feixe continuo de 10.600nm sendo o seu cromóforo a água, causando agressão ã derme e epiderme. Com alto índice de efeitos colaterais e complicações.
O principio de fotermolise seletiva revolucionou o tratamento das tatuagens. Este mostrou que se um comprimento de onda fosse bem absorvida pelo alvo e a largura do pulso fosse igual ou mais curta que o tempo de relaxamento térmico deste alvo, o calor gerado seria confinado destruição sem danos aos tecidos adjacentes.
Sendo assim vários tipos de lasers sugiram e se aprimoraram, em quais atuavam com grande seletividade. Cada tipo de laser age em determinadas cores de pigmentos. Nem todo laser consegue clareas todas as cores.
Laser de corante pulsado:
O comprimento de ondas 510 nm com duração de pulso de 300ns mostrou grande eficácia para o tratamento de tatuagens de cores alaranjadas vermelhas e amarelas
Nd YAG de freqüência dobrada:
Tem comprimento de onda de 532 nm, trata muitos bem pigmentos com cor vermelha e razoavelmente bem os de cor amarela.
Q – S witched Rubi laser:
O comprimento de onda é de 694nm, com duração de pulso de 20ns atua muito bem nas cores azuis.
Alexandrite Q –Switcherd
Tem como comprimento de onda 755 nm com duração de pulso de 50nm a 100 ns, tem boa afinidade pelos pigmentos verde, azul e preto.
Laser Nd: YAG Q-Switched
Seu comprimento de onda é de 1064 nm com pulso na ordem de 10ns. Com boa atuação nos pigmentos azul escuro e preto.
Complicações dos tratamentos de remoção de tatuagem à laser:
Tendo como complicações mais comuns distúrbios de pigmentação, que, na maioria das vezes são transitórios.Reações alérgicas aos pigmentos da tatuagens depois do tratamento com laser Q –
Pode acontecer também um escurecimento da tinta nas que contem pigmentos de oxido de ferro e dióxido de titaneo que mudam de cor, escurecendo quando irritados com o laser Q –Switched.
A tatuagem profissional colorida requer um tratamento mais profundo porque são mais demoradas exigindo mais de um tipo de lasers e mais de uma sessão devido a maior quantidade de tinta comparada as outras tatuagens.