Cuidados com o uso do Ácido Retinóico e seus derivados
Um dos mais prescritos medicamentos do receituário dermatológico é o ácido retinóico e seus derivados.
Inúmeros cosméticos de empresas como Nívea, Lancôme, L´Oréal e outras utilizam variações como retinol, retinil, palmitato de retinila e etc… São derivados do mesmo ácido, mas com propriedades irritativas e cosméticas mais fracas. Por isso são chamados cosméticos ou cosmecêuticos.
O dermatologista é habilitado a formular o ácido retinóico. As farmácias de manipulação retêm a receita ou não repetem a fórmula propositadamente, pois o produto deve ter acompanhamento médico. A forma pura do ácido retinóico, manipulada, pode ser 20 vezes mais potente que cremes como Renew ou Chronos.
Como pode irritar a pele, é normal no começo para algumas pessoas, até a pele se acostumar, é importante usá-lo corretamente:
- O produto deve ser aplicado na pele seca, pouca quantidade e por toda a região. Não deve ser aplicado após o banho ou imediatamente após lavar o rosto. Deve-se esperar uns 30 minutos. Produtos aplicados com a pele úmida absorvem mais, e o ácido já é absorvido naturalmente. Irrita mais facilmente se usá-lo após o banho.
- Se observar leve irritação, ou descamação, pare imediatamente de usar e retome após 5-7 dias. Inicialmente use noites alternadas por uns 10 dias e, à medida que a pele se acostuma, todas as noites.
- O ácido retinóico perde seu efeito na luz do sol, por isso deve ser aplicado à noite antes de dormir.
- Na maioria das vezes será recomendado um protetor solar durante o dia, mas nem sempre. Portanto siga a orientação que demos.
- Se for à praia ou piscina no fim de semana, pare de usar o produto na quinta feira e retome domingo à noite.
Siga as orientações cuidadosamente e aproveite os benefícios.
Clínica Wulkan