WhatsApp: +55 11 96770-2768 - Tels.: Osasco: 11 3682-5460 | Jardins: 11 3885-4511

Perguntas Frequentes

Os cílios são uma parte pequena mas importante da nossa beleza, além de, claro, cumprirem também uma função importante na proteção dos olhos.

Além disso, a forma com que cuidamos deles no dia a dia também tem um impacto final na quantidade e no tamanho dos cílios.

1.Nossos cílios em geral são renovados a cada 3-4 meses. Existem entre 100 a 150 fios na pálpebra superior. Quanto mais longa a fase de crescimento, a média é de 1 a 2 meses, maior é o pelo.  Também os folículos alternam as fases de crescimento e queda, para que não fiquem áreas sem pelos ao mesmo tempo.

  1. As máscaras de cílios (rímel) em geral não são prejudiciais se usadas frequentemente, porém sempre a remova no fim do dia, como qualquer maquiagem. Dormir com o produto nos cílios pode causar terçol, uma inflamação provocada por bactérias.Uma dica importante é sempre buscar marcas de qualidade para evitar alergias. Rímel tem vencimento rápido e mesmo bem armazenados e cuidados não duram mais do que 6 meses !
  2. Os cílios já são lubrificados pela lagrima, mas como cuidado extra pode ser feita a hidratação com produtos como óleo de oliva, óleo de coco, óleo de rícino ou produtos industrializados com veiculo mais oleoso. Lembre de retira-los após alguns minutos.
  3. Também evite máscaras à prova d’ água ou de longa duração, elas não só ressecam mais os cílios como são mais difíceis de tirar, e os cílios podem sofrer quebras. O ideal é remover a maquiagem dos cílios com demaquilantes bifásicos.
  4. O curvex se usado eventualmente e de forma correta, ou seja, sempre antes da aplicação do rímel, é permitido. O problema é que pessoas com menos pratica podem quebrar ou tracionar demais os cílios, provocando, sem querer, seu arrancamento.

6/7. Cílios postiços podem ser uma boa opção para as datas especiais, mas tenha muito cuidado na hora de retirar, para  não arrancar os cílios verdadeiros junto. Deve-se passar cola sempre nos cílios postiços, nunca nas pálpebras e remover com delicadeza. Também remover os resíduos com agua morna e uma sabonete não irritante para evitar alergias.

  1. Os cílios podem ser reaproveitados mais de uma vez se lavados adequadamente. Sempre retirar os resíduos de cola. Lembrar que a área dos olhos é muito sensível a contaminação bacteriana.
  2. Existem tratamentos tópicos que possibilitam aumento e engrossamento do fio porem devem sempre ser realizados com a supervisão do dermatologista.

O tratamento é realizado com colírios de bimatoprosta ou latanoprosta. Seu efeito é de prolongamento da fase de crescimento dos fios existentes, fazendo com que eles fiquem mais longos e espessos. Esse efeito, porém, é mantido somente durante o uso, revertendo ao normal após sua interrupção. E não é um tratamento livre de alergias e contra-indicações.

Jamais deve-se colocar o medicamento dentro do rímel. O produto em contato com os olhos pode provocar o escurecimento da íris. Também não deve ser usado nos cílios da parte inferior dos olhos porque pode manchar a pele, provocando olheira.

 

10.Colocação fio a fio/tufos- Pode gerar alergia pelo contato prolongado com a cola As colas podem conter formaldeído, produto altamente tóxico que pode causar sérias reações como Infecção da córnea ou da pálpebra e perda temporária ou permanente de cílios.

Tambem se a técnica não for adequada pode gerar quebra ou arrancamento dos fios. Sempre procure bons profissionais.

Além disso intervalos sem o alongamento são benéficos para a recuperação dos fios.

  1. Para fazer o permanente de cílios, aplica-se uma cola especifica bem próxima da raiz dos cílios e é colocado um “mini-bob”, semelhante àqueles usados nos cabelos. Após é colocado na pálpebra um gel de permanente específico para pêlos que dá o efeito curvado nos cílios.

Novamente não deve ser feita em intervalos curtos, pois aumenta-se a chance de sensibilização/alergias e a chance de quebra e sempre com bons profissionais.

  1. A coloração dos fios utiliza uma tintura para destacar os fios e escurece-los. Atentar sempre para a possibilidade de alergia.

Como é feita a aplicação de toxina botulínica (Botox®) para diminuir as rugas de expressão ?

Botox (toxina onabotulinica) e Dysport (toxina abobotulinica) são nomes comerciais da toxina botulínica.

São substâncias que agem para bloquear a transmissão dos sinais químicos dos nervos para os músculos, em uma área específica.

São injetados com extrema precisão, usando uma agulha ultra-fina, em específicos locais do rosto, a fim de relaxar os músculos-alvo e, assim, amenizar ou eliminar as rugas causadas pelos movimentos musculares repetitivos.

Os músculos faciais não tratados mantém sua contração normal, permitindo o movimento facial natural e simétrico.
É nosso objetivo trazer sempre uma aparência natural, com suavização de linhas e rugas, mantendo a  expressão e identidade.

Para fornecer os melhores resultados, o médico deve ser um especialista em anatomia facial, importante para alcançar um equilíbrio entre as ações dos músculos da face. Alguns dermatologistas são altamente treinados e com experiência nesta área.

O procedimento leva apenas alguns minutos e não causa afastamento das atividades sociais. Dentro de alguns dias, os músculos começam a relaxar e as rugas indesejáveis ​​vão  diminuíndo. As injeções de toxina botulínica permanecem o tratamento cosmético mais popular nos Estados Unidos, ano após ano, por uma boa razão – é segura quando realizada por um dermatologista  experiente e treinado, e os resultados são ótimos e naturais.

A repetição da aplicação de toxina botulínica previne a formação de rugas em quem não tem rugas, e diminui as rugas e, quem já tem rugas de expressão.

Preenchimento com ácido hialurônico pode dar complicações

Apesar dos trabalhos sugerirem que as complicações com os preenchimentos de ácido hialurônico giram na média de 0,3%,  o trabalho abaixo, muito bem conduzido em Israel  nos mostra o que a dermatologia já sabe há algum tempo.

Alguns tipos de marcas de ácido hialurônico tendem a dar mais complicações do que outros.
Neste caso é um produto específico da muito conhecida e utilizada linha de preenchedores francês,  família  Juvederm,  que tem uma legião de fãs no Brasil e exterior.
Alguns anos a Allergan lançou uma nova linha de preenchedores à base de ácido hialurônico, com características mais modernas.
No entanto, um desses produtos, o Juvederm Volbella, tem sido alvo de um número um pouco maior de reclamações e complicações do que a média dos outros produtos. Pelo menos isso é o que sugere esse trabalho e um pouco do que se discute dentro das mídias sociais de dermatologistas brasileiros .
Nada alarmante mas algo que você deve ter em mente que discutir com seu dermatologista.

O Brasil é um país de vanguarda no quesito de preenchimento e toxina botulínica (Botox) nossos dermatologistas tem uma larga experiência que podemos dizer que exportamos know-how neste campo para o resto do mundo.

 Procure sempre um bom dermatologista , na Sociedade Brasileira de Dermatologia,  e converse com ele sobre as opções de preenchedores que existem no mercado nacional.

Faça e surpreenda-se.
Os resultados são cada vez mais naturais, e fazem,  a longo prazo,  “milagres”.

Dr. Claudio Wulkan

Qual o melhor laser para estrias?

Hoje em dia existem centenas de aparelhos  de laser, dezenas de tecnologias,  e cada médico diz que o seu é melhor.

Afinal quem está com a razão?

Há um certo consenso, atualmente, que o laser de CO2 fracionado ajuda e  melhora as  estrias. No entanto,   dá muita mancha, demora a cicatrizar e dói muito. O laser de CO2 fracionado já   não é mais a primeira opção no tratamento das estrias.

Atualmente o laser fracionado não ablativo ( não ablativo,  entenda,  que são lasers que atravessam a epiderme, sem tirar pedaço,  e tem a sua ação na profundidade da pele, na Derme, atuando no estímulo do colágeno)  acompanhados ou não de uma potente e moderna luz pulsada,  são a bola da vez.
E, aparentemente, vieram para ficar.

Abaixo anexo um estudo recente comparando alguns modelos de laser fracionado não ablativo entre si,  com diferentes comprimentos de onda, no tratamento das estrias.

No Brasil nós temos esses comprimentos de onda, esses lasers do estudo. E usamos  para tratar do  rejuvenescimento e também das estrias.

No entanto  temos aqui um dos mais potentes lasers do mercado mundial ,  também um laser fracionado não ablativo, mas de 1340 nanômetros, chamado ProDeep. E que, ao que tudo indica,  é hoje por suas características físicas no estímulo do colágeno , o laser fracionado não ablativo que traz melhores resultados,  dentro de todo esse niverso de lasers fracionado e não ablativos, para tratar estrias.

O estudo abaixo aponta uma satisfação de pelo menos 71% na melhora das estrias, depois de várias sessões, nas mulheres tratadas.

http://www.healio.com/dermatology/lasers/news/online/%7B5fbf6708-46c1-4c63-b201-dc213cc0d7cf%7D/nonablative-fractionated-lasers-show-efficacy-in-treating-stretch-marks?utm_source=maestro&utm_medium=email&utm_campaign=dermatology%20news

Tratamentos de estrias com laser

O que é HIFU? Como funciona HIFU para flacidez?

O que é Ulthera?
Ulthera ®, Ultherapy ®

Ulthera ®, Ultherapy ®.  Foi a primeira  tecnologia aprovada pelo FDA como lifting facial não cirúrgico, conhecido como HIFU .

. Criaram um conceito, um novo nicho de tratamento, e o nome pegou:  Ulthera ou Ultherapy.

O princípio é baseado em ultrassom focado.
Um ultrassom de alta intensidade, focado em um ponto específico do disparo ( HIFU – High Intensity Foccused Ultrasound). O disparo proporciona contração tecidual de forma não-cirúrgica e não-invasiva.

Importante, os aparelhos de ultrassom microfocados (Ulthera, Doblo, Accutyte) são aprovada pelo FDA e ANVISA, para flacidez da pele na face, pescoço e corpo.

Durante o procedimento com os aparelhos de ultrassom microfocados (Ulthera, Doblo, Accutyte),o ultrassom micro focado entrega pontos de coagulação térmica (PCT) em uma série de linhas em 2 profundidades:  derme profunda , a 3mm de profundidade,  e na camada muscular – SMAS (sistema músculo aponeurótico superficial) a 4,5 milímetros de profundidade.
A energia de ultrassom é focada em um ponto abaixo da superfície da pele, concentrando-se em uma área de cerca de 1mm cúbico por ponto, provocando a contração imediata do colagéno e dando início a síntese de colágeno novo, enquanto o tecido retrai e fica mais firme.
Interessante : após o tratamento, a epiderme (superfície da pele) não fica marcada, por isso não há restrições a exposição solar e a rotina de trabalho.

Trabalhos recentes sugerem que os aparelhos de ultrassom microfocados (Ulthera, Doblo, Accutyte) são seguros para pele morenas e negras também , diferente da maioria dos lasers que são mais seguros em peles claras.

O tratamento pode ser realizado no verão e inverno.

 

O que é Ulthera - Tratamento com Ulthera em São Paulo, Osasco, Alphaville

 

“Mais de 10.000 pontos de coagulação térmica feitos em diferentes profundidades nos tratamento com os   aparelhos de ultrassom microfocados (Ulthera, Doblo, Accutyte).

Benefícios:

• Ulthera combina ótima profundidade, temperatura e precisão sem afetar a epiderme;
• Pode ser utilizado em fototipos de I-VI durante o ano todo;
• Tratamento completo em uma única sessão de 45-60 minutos;
• Excelente alternativa para pacientes com flacidez de leve a moderada que não estão prontos para um lifting ou cirurgia.

O Sistema

A interação com o sistema se dá através de um display touchscreen de 27 ” onde conseguimos visualizar a imagem fornecida pela tecnologia de ultrassom, focando o tratamento com ponteiras de 1,5mm, 3mm, 4,5mm, até 8mm.

O que é Ulthera - Tratamento com Ulthera em São Paulo, Osasco, Alphaville
O que é Ulthera - Tratamento com Ulthera em São Paulo, Osasco, Alphaville

 

Em uma categoria própria

O sistema Ulthera recebeu aprovação do FDA-EUA em 2009 e da ANVISA em 2012. Outros aparelhos de s aparelhos de ultrassom microfocados surgiram depois, com preços mais acessíveis menos dor, e resultados comparáveis, senão melhores ( Doblo, Accutyte).
É a primeira e única tecnologia não invasiva que recebeu indicação do FDA para flacidez. Ao contrário dos equipamentos tradicionais de laser e de radiofrequência, que geram calor no tecido através da superfície da pele, o Ulthera® oferece energia ultrassônica micro-focada para um aquecimento do tecido em temperatura ótima para neocolagênese (> 60 ° C), sem afetar a epiderme, como os lasers. Resultados significativos, incluindo sustentação e flacidez da pele, podem ser alcançadas a partir de uma sessão de apenas 60 minutos, sem downtime.

COMO O ULTHERA TRABALHA?

O ultrassom uplifting

Ao contrário de laseres, que penetram na pele de fora para dentro, o Ulthera ® ignora a superfície da pele e age especificamente nos tecidos profundos estruturais da pele. Usando a tecnologia de ultrassom, Ulthera realmente funciona de dentro para fora, para sustentar e tonificar a pele de forma não-invasiva.

Em alguns aspectos, o Ulthera é como um procedimento de ultrassonografia. A handpiece é colocada suavemente sobre a pele e uma imagem do tecido abaixo é projetada em uma tela. Isso permite que o médico “veja” onde irá tratar a pele do paciente.

O que é Ulthera - Tratamento com Ulthera em São Paulo, Osasco, Alphaville

 

O TRATAMENTO

Ulthera é um novo tipo de procedimento não-cirúrgico e não-invasivo que usa ultrassom para estímulo de colágeno e reposicionamento de tecido, sustentando, tonificando e melhorando a flacidez da pele.

O equipamento utiliza a energia baseada na profundidade que o ultrassom micro focado atinge para estimular as camadas profundas de suporte estruturais da pele, incluindo aquelas tipicamente abordadas em um restauro cirúrgico, sem afetar a superfície da pele.

RESULTADO

Agora há uma maneira de se manter firme face a gravidade. Com Ulthera, não há tempo de inatividade e nenhuma mudança radical, apenas uma saudável rotação interior para cima para um efeito natural, visível externamente.
Os resultados se desdobrarão ao longo de 2-3 meses e alguns pacientes relataram melhora contínua por até 6 meses. Embora o ultrassom focado não duplique os resultados da cirurgia, Ulthera provou ser uma alternativa atraente para aqueles que não querem passar por uma cirurgia.

 

Leia mais em Como funciona o Ultrassom Microfocado Ulthera

Tags: Ultrassom Microfocado para Flacidez , Ulthera, Doblo, Accutyte,  Tratamento com Ultrassom Microfocado para Flacidez – Ulthera em Sao Paulo, Osasco, Alphaville

Criolipólise:

A destruição da gordura através do congelamento das células de gordura.

Criolipólise: Perfeito e seguro Para Mulheres e Homens

O que é a Criolipólise?
A Criolipólise é um tratamento para redução de gordura localizada.

Como funciona a Criolipólise?
Esta técnica utiliza um resfriamento intenso e localizado, onde adipócitos (as células de gordura) são destruidos com o frio, sem causar danos aos tecidos adjacentes. A literatura médica sugere que, uma vez congelada, a gordura não volta à sua forma antiga, sendo eliminada pelo organismo em definitivo.

Como é feito o procedimento de Criolipólise?
O paciente escolhe a área a ser tratada. O médico ou seu assistente delimita a área, marca e prepara para receber o aparelho. Uma manta térmica é aplicada sobre a pele para proteger do congelamento. Em seguida,  colocamos o  aplicador do aparelho de Criolipólise na região da gordura selecionada.
Ao ligar, a Criolipólise  faz um resfriamento intenso da área tratada. O aparelho suga e segura a gordura localizada  dentro do handpiece, sem qualquer dor, baixando a temperatura da gordura para  -4º C a -10º C.  Dependendo do local e do tipo de gordura, a temperatura a duração do tratamento é maior ou menor  (50 a 70 minutos).
O organismo reage com uma resposta inflamatória que leva a apoptose (destruição, morte programada ) e eliminação das células de gordura.
A gordura destruida é eliminada de forma gradual pelo organismo. Este processo pode levar até 90 dias, em média, para definir a perda real e total do procedimento.

 

Qual o resultado esperado?
O método não é invasivo, é seguro e eficaz.
A técnica da criolipólise funciona de verdade! A área tratada pode ficar avermelhada, ou mesmo com alguns hematomas, mas é temporário. Você pode voltar as suas atividades normalmente após a sessão.O objetivo é perder gordura localizada, reduzir medidas e melhorar o contorno corporal.

A literatura médica mostra que o resultado esperado com uma sessão de Criolipólise de UMA BOA E HONESTA MÁQUINA DE CRIOLIPÓLISE, é a perda de 20-25% do  volume de gordura tratado.

Quanto dura cada sessão de Criolipólise?
 Cada sessão de Criolipólise dura de 60 a 70 minutos por região. Você pode tratar 1 ou 2 regiões ao mesmo tempo.

Se você quiser tratar flancos ou culote, por exemplo, precisará de uma sessão dupla,  uma aplicação para cada lado.

A criolipólise pode ser feita nos flancos, costas, abdome, culote, braços.

Uma segunda sessão na mesma região só pode ser feita após 60 dias, mas já são vistos resultados da primeira vez,  geralmente após 15 a 60 dias após a sessão ( é necessário dar o tempo para o organismo eliminar a gordura após o tratamento).

 

A Clínica Wulkan utiliza equipamentos de Criolipólise  modernos, revisados, novos e, claro,  aprovados pela Anvisa.

Quais os riscos da criolipólise? Não existe riscos à saúde para o tratamento de criolipólise. É um tratamento seguro, muito tranquilo e bem tolerado, ainda mais quando comparado as cirurgias de lipoaspiração, por exemplo. Afinal, não é invasivo, não tem anestesia e não é necessário nenhum tipo de repouso ou recuperação.
Outra dúvida é se pode causar alguma queimadura na pele, afinal estamos falando de baixas temperaturas…  A gordura é mais sensível ao frio que os demais tecidos, por isso só ela é atingida por esta temperatura abaixo de zero graus, e a pele ainda é protegida por uma manta especial, que evita a queimadura. Uma observação importante é que a pessoa não deve se movimentar muito durante a sessão, para que o cabeçote do aparelho não saia do lugar e não tire a manta protetora do lugar certo, o que poderia ocasionar irritação e até queimadura na pele pelo frio. Se a pessoa for muito intolerante ao frio, tiver urticárias por frio por exemplo, também não é indicado fazer a sessão. As reações mais comuns são mesmo a vermelhidão, um leve inchaço na área tratada, leves hematomas. Resumindo, o importante é que o aparelho utilizado seja um aparelho registrado, de marca/produtor da criolipólise liberado e aprovado pela Anvisa para utilização, que seja utilizada a manta protetora recomendada pelo fabricante do aparelho,  que esta manta nunca seja reutilizada, e que o procedimento seja efetuado corretamente.

Preço das sessões? Depende de cada área a ser tradada e também do número de sessões, já que os pacotes para quem quer tratar mais de uma região tem descontos super especiais! Agende uma avaliação estética, que é gratuita e sem compromisso. Esta avaliação é imprescindível para saber se este tratamento é realmente indicado para seu caso.

Faça as sessões de criolipólise,  reduza suas medidas e melhore também o contorno corporal!

Confira as páginas abaixo:

Como funciona a Criolipólise 

O que é a criolipólise 

O Tratamento com Toxina Botulínica ( BOTOX® / Dysport )

Apesar de desagradável, a Hiper-hidrose é uma afecção benigna, e quaisquer procedimentos que envolvam riscos desproporcionais ao problema devem ser descartados como forma de tratamento. Em anos recentes, a Toxina Botulínica , começou a ser dominada, e vem sendo utilizada, com segurança, com amplas indicações, entre elas o controle da Hiper-hidrose. A Toxina Botulínica parece ser uma alternativa segura e simples para o controle da sudorese excessiva.

Em surtos de Botulismo B, ocorridos na Suíça, observou-se que a Toxina Botulínica, além da ação bloqueadora na musculatura estriada, apresentava também bloqueio na transmissão de estímulo no sistema nervoso autônomo. Houve pacientes com Botulismo que apresentaram supressão de sudorese que durou até 2 anos

O primeiro relato de abolição de sudorese por uso de Toxina Botulínica farmacológica foi feito em um estudo dos EUA, de 1995, onde um voluntário médico, se auto -injetou 1 unidade de toxina botulínica A no subcutâneo do antebraço e conseguiu com isso abolição da sudorese.

Atualmente a Toxina Botulínica vem sendo utilizada para controle da Hiper-hidrose palmar e axilar e de outras localizações. O Tempo de ação varia de 4 à 12 meses, dependendo do caso e do local aplicado.As reaplicações repetem os resultados na imensa maioria das vezes.

A utilização da Toxina Botulínica com fins terapêuticos vem aumentando, e as indicações atingem amplas áreas de atuação médica. É utilizada em distonias neuromusculares, em tratamentos estéticos, em afecções oftalmológicas, Síndrome de Frey, espasmos musculares, e uma indicação que vem sendo promissora, a cefaléia tensional. É freqüente, pacientes que se submetem ao uso de Toxina Botulínica para controle estético de rugas frontais, referirem melhora de cefaléia tensional crônica. Não é infrequente pacientes que fazem uso rotineiro de Toxina Botulínica para controle de rugas, mudarem a indicação e passarem a solicitar as reaplicações por causa da melhora que obtiveram do quadro de cefaléia tensional crônica que apresentavam anteriormente.

Embora  cirurgiões vasculares, habituados com a técnica da simpatectomia, façam tratamentos para hiperidrose,  nós preferimos o uso da Toxina Botulínica ( BOTOX® / Dysport ).

Não sugerimos de rotina  a Simpatectomia por causa do risco raro, mas real, de complicações definitivas como a síndrome de Horner, que é a queda da pálpebra, uma antiestética complicação , que não pode ser corrigida e, principalmente,   por causa da Hiper-hidrose Compensatória ( suor profuso em outra parte co corpo como conseqüência da Simpatectomia) , esse sim muito comum com a simpatectomia !

O BOTOX® já é um produto muito conhecido, embora existam outros como o Dysport, Xeomin,  Prosgine, Botulift  e o Myoblock. É uma substância já utilizada pela medicina há muito tempo, desde 1984 , APROVADO PLEO FDA. Em grandes doses é um poderoso veneno , em pequenas doses é um maravilhoso medicamento.

A  Toxina Botulínica ( BOTOX® / Dysport ) é utilizado para o tratamento de contrações musculares, rugas, cefaléia, enxaquecas, espasmos, paralisias espásticas, hiperatividade de esfincters e muitas outras aplicações. Recentemente se descobriu uma outra utilidade, que é o controle da Hiper-hidrose.

Quando aplicado na pele, a Toxina Botulínica desliga o nervo da glândula sudorípara. É como se desligasse a luz no interruptor da parede. O nervo fica absolutamente normal e a glândula de suor também, mas não há passagem do estímulo que provoca o suor. Como a Hiper-hidrose é apenas uma abundância de suor, a Toxina Botulínica é capaz de abolir temporariamente a Hiper-hidrose.

Como o nervo fica íntegro e a glândula de suor também, após um período de tempo, que depende do local onde a Toxina Botulínica foi aplicada no corpo, ocorre uma religação, uma nova conexão  do nervo com a glândula, e o estímulo nervoso volta a agir e o suor retorna. Mas a a Toxina Botulínica ( BOTOX® / Dysport ) pode ser reaplicada, que o desaparecimento da Hiper-hidrose vai novamente ocorrer.

Se o fato de ser necessário reaplicar a Toxina Botulínica , é aparentemente um inconveniente, é também uma garantia de nada que de mau possa ocorrer, embora sejam raras e praticamente inexistentes as complicações deste tratamento, se houverem, serão reversíveis, o que não ocorre com a Simpatectomia, que é irreversível, até dias de hoje.

Hiperidrose secundária – Como Investigar suor excessivo adquirido ?

Se a sudorese ocorre como resultado de outra condição médica, é chamada
hiperidrose secundária. O suor pode ocorrer em todo o corpo ou em apenas uma
área. Entre as condições que podem causar hiperidrose secundária estão:

Acromegalia
Condições associadas à ansiedade
Câncer
Síndrome carcinoide
Determinados medicamentos e substâncias de abuso
Distúrbios de controle de glicose
Doença cardíaca
Hipertireoidismo
Doença pulmonar
Menopausa
Doença de Parkinson
Feocromocitoma
Lesão na medula espinhal
Derrame
Tuberculose ou outras infecções

Portanto , consulte um médico se você apresentar:

Suor prolongado, excessivo e sem explicação
Sudorese com ou seguida de dor ou pressão no peito
Sudorese com perda de peso
Sudorese que ocorre mais frequentemente durante o sono
Suor com febre, perda de peso, dor no peito, falta de ar ou taquicardia –
esses sintomas podem ser um sinal de uma doença subjacente, como
ohipertireoidismo

 

Dr. Claudio Wulkan, dermatologista em
São Paulo – Jardim Paulista – Osasco – Alphaville;
participou por anos do ambulatório de laser e dermatocosmiatria da Faculdade de Medicina, como preceptor e assistente voluntário.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermalotologia  é  uso de protetor solar diariamente.

Você deve procurar um filtro que  oferece o seguinte:

  • Proteção de amplo espectro ( protege contra os raios UVA e UVB e se possível contra espectros de radiação da luz visível, mais modernos) .
  • Fator de Proteção Solar (FPS ) 30 ou maior .
  • Resistência à água .

Um filtro solar com as características acima ajuda a proteger a pele das queimaduras solares , do envelhecimento precoce da pele , e do câncer de pele. No entanto, protetor solar sozinho  pode não protegê-lo completamente.

Para proteger a sua pele contra  o câncer de pele, os dermatologistas recomendam o seguinte:

 

  • Aplicar generosamente, sem economia, um protetor solar resistente à água, com um Fator de Proteção Solar (FPS ) de pelo menos 30. Procure um protetor de amplo espectro de proteção. ” Amplo espectro ” oferece proteção contra os raios A ( UVA) e ultravioleta B ( UVB) ultravioleta, e comprimentos de radiação do espectro da luz visível ou infravermelho.
  • Reaplicar aproximadamente a cada três ou quatro horas, conforme indicado no rótulo, mesmo em dias nublados . Lembre-se de reaplicar e depois de nadar ou suar .
  • Usar vestuário de proteção, como uma camisa de mangas compridas , camisetas de lycra especial para esportes, calças, um chapéu de abas largas e óculos de sol , sempre que possível .
  • Procurar uma sombra quando possível , lembrando que os raios solares são mais fortes entre 10:00 e 14:00 h. Uma dica é olhar para sua sombra no chão.  Se sua sombra for  menor do que você , busque a sombra.
  • Redobre a atenção perto da água, neve e areia . Eles refletem os raios do sol , o que pode aumentar suas chances de queimaduras solares.
  • Obter vitamina D de forma segura através de uma dieta saudável , que pode incluir suplementos vitamínicos se seu médico julgar necessário.
  • Evite camas de bronzeamento artificial. A luz ultravioleta do sol e de camas de bronzeamento causa câncer de pele e rugas. Se você procura aquele look bronzeado, considere o uso de um produto de auto-bronzeamento. Há diversos cosméticos nas farmácias, basta aplicar cada 10-15 dias. Alguns ficarão artificiais na sua pele, mas você acaba encontrando um que dá o tom que deseja. Precisa experimentar alguns para achar o auto-bronzeador mais adequado e que cosmeticamente te agrade. Mesmo assim ,  continue a usar protetor solar diariamente.
  • Pergunte a si mesmo: “Será que o meu rosto, orelhas, braços, mãos estão protegidos  e cobertos pela roupa?” Se não, aplicar protetor solar. A maioria das pessoas só  aplicam 25-50% da quantidade recomendada de protetor. Usam pouca quantidade.

.

  • Aplique o filtro solar 15 minutos antes de ir ao ar livre. Ele demora para reagir com a pele e oferecer proteção. Se passar protetor já exposto ao sol, NÃO SE CONSIDERE PROTEGIDO  PELOS 15 PRIMEIROS MINUTOS.
  • O câncer de pele também pode se formar nos lábios. Para proteger os seus lábios, aplique um protetor labial ou batom que contém filtro solar com FPS 30 ou superior.

 

NÃO SE DEIXE ILUDIR QUE O USO DE PROTETOR SOLAR GARANTE SEGURANCA TOTAL. Se você notar qualquer coisa mudando, crescendo  ou sangramento na pele , consulte um dermatologista. O câncer de pele é facilmente  tratável quando diagnosticada no início .

 

 

QUAL MELHOR PROTETOR SOLAR ?

 

O melhor tipo de protetor solar é o que você vai usar confortavelmente sempre, sem te incomodar . Apenas certifique-se que dispõe de amplo espectro (UVA e UVB) proteção, um FPS 30 ou maior , e que seja resistente à água.

 

O tipo de filtro solar escolhido é uma questão de escolha pessoal , e pode variar dependendo da região do corpo a ser protegida.As opções disponíveis incluem loções , cremes, géis , pomadas, sprays e ceras .

 

Cremes são os melhores para a pele seca.

Géis são bons para áreas pilosas , como o couro cabeludo ou no tórax  masculino .

Sticks são ideias  para usar ao redor dos olhos  e boca.

Sprays são por vezes preferidos pelos pais , uma vez que são fáceis e práticos de aplicar nas crianças. Os homens podem achar conveniente aplicá-los no couro cabeludo, na área calva .

Para pessoas com acne ou pele oleosa procure protetores solares com toque muito seco, alguns com micro-partículas que ajudam a absorver a oleosidade da pele.

Há também filtros solares feitas para fins específicos , tais como para a pele sensível e bebés. E protetores com vitamina C , soja ou outros cosméticos rejuvenescedores.

 

Independentemente de qual protetor solar que você escolher, certifique-se de aplicá-la generosamente para alcançar a protecção UV indicado no rótulo do produto .

 

 

COMO EU TRATO A QUEIMADURA SOLAR

 

É importante para iniciar o tratamento da queimadura solar  logo que possível . Além de interromper  imediatamente a  exposição ao sol , você deve tratar a  queimadura solar com:

  • Banhos frescos para reduzir o calor e irradiação da pele .
  • Hidratante para ajudar a aliviar o desconforto causado pelo ressecamento. Assim que você sair do banho, se seque com suaves batidas da toalha sobre a pele. Se seque  suavemente, mas deixe um pouco de água sobre a pele. Em seguida, aplique um hidratante para reter a água na pele.
  • Creme de hidrocortisona suaves, que você pode comprar sem receita médica, podem  ajudar a aliviar o desconforto . Se arder muito , procure logo seu dermatologista
  • A aspirina ou ibuprofeno .Trabalhos científicos indicam que se você puder tomar logo que perceber que passou do ponto, um comprimido de AAS, aspirina ou ibuprofeno pode ajudar a reduzir o inchaço , vermelhidão e desconforto que estão por vir.
  • Beber água em abundância. A queimadura solar “puxa” fluido para a superfície da pele e do resto do corpo. Beber mais água evita a desidratação.
  • Não se trate com produtos contendo ” – cainas ” (tais como benzocaína e outros anestésicos  tópicos ) . Se precisar, compre loções com calamina, como caladryl .

Se aparecerem  bolhas na pele , você tem uma queimadura de segundo grau . Nós dermatologistas recomendamos :

  • Permita que as bolhas se resolvam sozinhas, sem furar ou mexer.
  • Se as bolhas se formarem em uma grande  área, como por exemplo todo o ombro e dorso  , ou você tem calafrios, dor de cabeça ou febre , procurar atendimento médico imediato .
  • Como qualquer queimadura, deve-se evitar o sol enquanto sua pele cicatriza .

 

 

Acne

Você pode reduzir um pouco sua  acne  seguindo estas dicas de cuidados com a pele

 

Lavar seu rosto duas vezes por dia e após a transpiração. Transpiração excessiva , especialmente quando usando um chapéu ou capacete, podem piorar a acne na testa , por isso lavar a pele o mais rápido possível depois de suar ou se exercitar

Evite lavar o rosto mais de 2 ou3 vezes ao dia, pois o excesso de lavagem causa efeito rebote na produção de sebo, aumentando a olesidade.

Esfregar e manipular  sua pele pode piorar a acne . Evite a tentação de esfregar ou cutucar a pele.

Enxágüe com água morna, nem quente nem fria, sem extremos.

Lave a cabeça regularmente. Se você tem cabelo oleoso, lave o cabelo diariamente . Cabelo oleosoem contato constante com a  testa piora acne.

Deixe a sua pele cicatrizar naturalmente. Se você cutucar, manipular ou espremer as espinhas, sua pele vai demorar mais tempo para se recuperar. A manipulação aumentar o risco de cicatrizes de acne.

Fique fora do sol e de camas de bronzeamento . Bronzeamento e excesso de sol estimular a produção de sebo.  Além disso, alguns medicamentos para acne tornam a pele muito sensível à luz ultravioleta ( UV) , tanto do sol como em camas de bronzeamento artificial .

Usando as camas de bronzeamento aumenta o risco de melanoma, a forma mais letal de câncer de pele , 75 por cento.

Consulte sempre um dermatologista se :

  • Sua acne te deixa mais tímido ou envergonhado.
  • Os produtos cosméticos que você tentou não funcionaram.
  • Seu acne está deixando cicatrizes ou manchas na sua pele.

Hoje, praticamente todos os casos de acne podem ser tratados com sucesso. Dermatologistas podem ajudar a tratar a acne existente, evitar novas recidivas  e reduzir a sua chance de desenvolver cicatrizes. Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre como cuidar de sua pele, você deve marcar uma consulta com um dermatologista.

Hoje, como dizemos nos congresso médicos, só tem acne quem quer

Medicamentos que aumentam o tempo de sangramento e a chance de ter sangramentos no dia dos procedimentos como Preenchimentos Toxina Botulínica (Botox®):
  • cápsulas de vitamina E
  • alho
  • ginco biloba
  • aspirina e outros salicilatos
  • varfarina
  • ibuprofeno
  • Voltaren, Cataflan e outros  antiinflamatórios diversos
  • enoxaparina
  • antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina (sertralina, por exemplo)
  • dipiridamol

Sugerimos que não tome, se possível,  por 7-10 dias antes do procedimento. Consulte seu médico antes de mudar ou para sua medicação.

Criolipólise em Sao Paulo – Osasco – Alphaville – Jardim Paulista

O aparelho é indicado para dar fim aqueles pneuzinhos indesejados. Para reduzir pequenos blocos de gordura localizada.O equipamento reduz de forma segura e eficaz a gordura persistente e localizada utilizando a tecnologia de resfriamento controlado.É indicado para quem deseja perder áreas de gordura localizada na região do abdome, flancos, gordura da coxa interna, culotes, entre outras áreas.

O moderno aparelho é equipado com dois motores para sucção e resfriamento, o que possibilita tratar duas áreas ao mesmo tempo, sem perder potência e otimizando o tratamento. E ainda, é preparado para trabalhar por 70 minutos por área ao invés de 60.

Após a avaliação e marcação do local a ser tratado, é colocada uma manta protetora sobre a pele. Depois é acoplada a ponteira que exercerá uma pressão negativa (vácuo) se fixando na área desejada. Em 5 minutos de tratamento, a temperatura já está em 8°C negativos e permanecerá constante até o final do procedimento. Ao final da sessão, a ponteira e a manta são retiradas. Logo após é realizada uma massagem local.

Em média, são indicadas de uma a três sessões de criolipólise, com intervalo de seis a oito semanas antes de uma nova aplicação na mesma área ( se necessário).
O paciente deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem o procedimento, a criolipólise. No dia do tratamento a pessoa deve fazer uma refeição leve uma hora antes.

Após a aplicação da Criolipólise é sugerido,se possível, o uso de uma cinta compressora por 15 dias e a suspensão de atividades físicas intensas por 48 horas. Se o paciente apresentar muita retenção de líquido é indicado drenagem linfática manual, que pode ser iniciada no dia seguinte à aplicação. Após 20 dias do procedimento já é possível observar diferença na área tratada e o resultado final pode demorar até três meses. Vale salientar que é possível fazer até quatro áreas no mesmo dia.

Navegue pelo menu à direita e conheça um pouco mais sobre a fascinante história e evolução da criolipólise e… os resultados que você deve esperar com o tratamento.

Confira as páginas abaixo:

Como funciona a Criolipólise 

O que é a criolipólise 

 

Dr. Claudio Wulkan , Dermatologia Clínica e Cirúrgica
UNIFESP- Escola Paulista de Medicina
Revisor Científico de Livros de Dermatologia da Editora Médica Manole
Assistente Depto. de Dermatologia, ambulatório de Dermatologia Estética da FMABC

 

Membro das:
Sociedade  Brasileira de Dermatologia
Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
American Academy of Dermatology
Corpo Clínico Hosp. Israelita Albert Einstein Alphaville desde 2004

como usar o acido retinoico no rosto

Cuidados com o uso do Ácido Retinóico e seus derivados

Um dos mais prescritos medicamentos do receituário dermatológico é o ácido retinóico e seus derivados.

Inúmeros cosméticos de empresas como Nívea, Lancôme, L´Oréal e outras  utilizam variações como retinol, retinil, palmitato de retinila e etc… São derivados do mesmo ácido, mas com propriedades irritativas e cosméticas mais fracas. Por isso são chamados cosméticos ou cosmecêuticos.

O dermatologista é habilitado a formular o ácido retinóico. As farmácias de manipulação retêm a receita ou não repetem a fórmula propositadamente, pois o produto deve ter acompanhamento médico. A forma pura do ácido retinóico, manipulada,  pode ser 20 vezes mais potente que cremes como Renew ou Chronos.

Como pode irritar a pele, é normal no começo para algumas pessoas, até a pele se acostumar, é importante usá-lo corretamente:

  1. O produto deve ser aplicado na pele seca, pouca quantidade e por toda a região. Não deve ser aplicado após o banho ou imediatamente após lavar o rosto. Deve-se esperar uns 30 minutos. Produtos aplicados com a pele úmida absorvem mais,  e o ácido já é absorvido naturalmente. Irrita mais facilmente se usá-lo após o banho.
  2. Se observar leve irritação, ou descamação, pare imediatamente de usar e retome após 5-7 dias. Inicialmente use noites alternadas por uns 10 dias e, à medida que a pele se acostuma, todas as noites.
  3. O ácido retinóico perde seu efeito na luz do sol, por isso deve ser aplicado à noite antes de dormir.
  4. Na maioria das vezes será recomendado um protetor solar durante o dia, mas nem sempre. Portanto siga a orientação que demos.
  5. Se for à praia ou piscina no fim de semana, pare de usar o produto na quinta feira e retome domingo à noite.

Siga as orientações cuidadosamente e aproveite os benefícios.

 

Clínica Wulkan

Clinica de Ginecologia Jardim Paulista Sao Paulo e Osasco Sao Paulo

Por que um programa de tratamento estético ?

Uma tratamento avançado, desenvolvido e baseado em protocolos internacionais.

Um programa onde as diferentes técnicas que as outras clínicas oferecem isoladas, nós aqui combinamos para potencializar o resultado.