O objetivo do preenchimento nessa região é combater o afundamento horizontal na testa, gerado pelo afinamento da musculatura e dos tecidos de gordura que a confere um aspecto mais côncavo. Com isso, a sobrancelha escorrega da sua posição original para baixo e as rugas da testa ficam mais fundas. Uma técnica avançada de preenchimento, bem suave, traz de volta a convexidade bonita e natural de uma testa mais jovem. Quando tratamos esse afundamento, melhoram também as rugas e muitas vezes diminui a necessidade de aplicação da toxina botulínica. Quando necessária, a toxina botulínica diminui consideravelmente as linhas de expressão horizontais e verticais na testa, servindo como tratamento para esses aspectos. No entanto, ela também pode ser utilizada como prevenção, antes do aparecimento das manchas.
A queda da cauda da sobrancelha ocorre com todo mundo com o passar dos anos e em muitos casos pode ser tratada sem cirurgia, com a combinação de toxina botulínica, preenchimento e aparelhos nessa região. A associação de um aparelho chamado Ulthera (ultrassom focado de alta intensidade) pode complementar o tratamento. Alguns casos, no entanto, são exclusivamente cirúrgicos, necessitando da avaliação e indicação de um médico dermatologista ou cirurgião plástico sobre qual o melhor procedimento a ser feito.
Como passar dos anos, há uma absorção da gordura ao redor dos olhos, fazendo com que eles fiquem emoldurados pelo arcabouço ósseo da órbita, que também sofre afundamento. O resultado disso é o aspecto de olho fundo, cansado e de mais idade. As técnicas avançadas e modernas de preenchimento na pálpebra superior e inferior ajudam muito no tratamento do olho fundo (em cima) e da olheira (na pálpebra inferior). A aplicação de botox ao redor dos olhos, por sua vez, ajuda a tratar e prevenir os pés de galinha.
A região da têmpora, principalmente nas mulheres magras após os 40 anos, começa a apresentar um afundamento ou uma esqueletização da face com a idade. Isso é um sinal inconsciente de envelhecimento facial para quem olha. A suspensão e “tratamento” dessa região com uma simples aplicação de ácido hialurônico direto na têmpora ajuda a desafundar e melhorar muito esse aspecto envelhecido. Esse procedimento também serve de auxílio para ajudar a levantar a cauda da sobrancelha, que tende a escorregar e cair à medida em que a têmpora vai perdendo volume e afundando.
A região lateral do terço médio da face conhecida como região zigomática ou do arco zigomático serve como ponto de sustentação de todo terço médio e inferior da face. O preenchimento de ácido hialurônico bem colocado nessa região, auxilia na melhora da “área do blush”, também conhecido como ‘ponto da top model’, nas mídias sociais. Por incrível que pareça, tratar a região na frente da orelha ajuda, por uma questão anatômica de ligamentos nesta região, a sustentar uma boa parte do rosto, melhorar o contorno da mandíbula, a flacidez do pescoço e até mesmo diminuir o terrível aspecto de ‘gordurinha do bulldog’.
O nariz costuma ser uma das áreas mais polêmicas do rosto, causando desconforto e insegurança para muitas pessoas. Antigamente, a rinoplastia era o único procedimento para correção de pontos no nariz. Hoje, o uso de ácido hialurônico no nariz permite proporcionar uma melhor simetria, ajustar o dorso e aquele ossinho proeminente, deixá-lo mais retilíneo, realizar ajustes na ponta do nariz e nas narinas.
A região do bigode chinês era antigamente tratada com preenchimento exclusivamente aplicado no local. Hoje, é abordada também a partir do terço médio lateral da face. Quando desejamos um efeito de sustentação de toda essa região, usamos quantidades moderadas de preenchimento com ácido hialurônico ou bioestimuladores como Sculptra ou Radiesse. O bigode chinês deve ser tratado junto à sua causa, a flacidez. Assim, o resultado fica muito melhor e mais duradouro.
Os lábios dizem muito sobre da personalidade da pessoa e tendem a murchar e afinar com o passar dos anos. Aplicações discreta de produtos bem suaves melhoram muito o contorno, volume, desenho dos lábios e o aspecto do ‘código de barras’ (aqueles riscos verticais nos lábios). Mais frequente em mulheres após os 40 anos, o código de barras também incomoda muito pela perda de volume e é maravilhosamente tratado, hoje, com o ácido hialurônico líquido, que promove a expansão suave do local, deixando absolutamente natural quando bem feito.
O canto da boca perde sustentação com o passar dos anos pela reabsorção óssea, frouxidão muscular e perda de volume. A colocação de pequenos pilares de sustentação de preenchimento, associada a mini doses de botox, ajuda muito a levantar e melhorar a triste região conhecida como marionete.
A região das bochechas foi muito maltratada nos últimos anos por falsos especialistas, causando um ‘aspecto do Fofão’ e de artificialidade em muitas personalidades pelo mundo afora. No entanto, alguns pacientes realmente têm perda e afundamento da região central da face, com perda de volume na região da olheira e abaixo, principalmente atletas de performance e ex-obesos. Eles se beneficiam enormemente de um preenchimento suave e delicado nessa região, que traz o frescor da idade de uma forma natural e segura. Outras pessoas têm um excesso de rugas, chamado por alguns de “rugas de acordeon”, pelo seu aspecto paralelo, uma ruguinha ao lado da outra. Essa série de rugas nas bochechas são causadas por perda de volume, da mesma maneira que uma bexiga cheia depois de alguns dias perde volume e também tem sua superfície enrugada. Nesta área, faz-se um dos maiores usos de preenchedores bem suaves e de bioestimuladores como sculptra, radiesse ou os skinboosters.
O canto da boca e o queixo formam uma unidade anatômica que demonstra envelhecimento de uma maneira inconsciente para olhos treinados. A papada e a flacidez do pescoço são consequências da perda de suporte todo o rosto que escorrega e se manifesta com sobra de pele na região do pescoço e queixo. O tratamento agressivo do queixo para melhorar o contorno facial, junto com o do canto da boca caído, trazem grande melhora na região da papada e flacidez do pescoço. Toda essa região deve ser abordada na maioria das pessoas depois dos 40 anos, e seu tratamento precoce para prevenção é altamente benéfico.