Que cuidados tomar com a queimadura solar ?

Os cuidados a serem tomados após a queimadura solar vão depender da intensidade do acometimento, tanto em extensão como em relação à profundidade atingida na pele:

  • Se o quadro se resumir à presença de eritema (vermelhidão), sem outros sintomas, a queimadura foi superficial (epidérmica), devemos promover uma boa hidratação da pele. Hidratamos através da ingestão de líquidos e da utilização de cremes e loções cremosas aplicadas ao corpo, após banhos frios ou mornos. Devemos restringir a utilização de sabonetes, principalmente nas áreas mais expostas ao contato (mãos e pés), regiões de dobras (axilas e pescoço) e genitais.
  • Quando, além do eritema, a queimadura for acompanhada de vesículas e bolhas, ardor, ou mesmo dor, calafrios, às vezes febre, pela intensidade, extensão e profundidade atingida, recomendamos de início os mesmos cuidados anteriores, devendo evitar a manipulação das bolhas e procurar a orientação do dermatologista. Ele vai verificar a possibilidade do aparecimento de infecção viral herpética (comum nestas situações), instalação de infecção bacteriana (impetigo), manchas e cicatrizes na pele.