dermatologia e dermatologistas

Mitos & Verdades da Dermatologia

Se eu não fiquei vermelho é porque não tomei tanto sol.

Mito: A radiação UVB causa a queimadura solar, portanto, o fato de você não ter ficado vermelho, não significa que sua pele não sofreu a ação danosa da radiação UV. A radiação UVA não causa queimaduras mas danifica a pele.

Bronzeamento artificial não faz mal.

Mito: O bronzeamento artificial é tão perigoso quanto o sol, porém, os efeitos são mais concentrados, 15 minutos de bronzeamento artificial são equivalentes a aproximadamente 2 horas de sol. As câmaras de bronzeamento emitem somente radiação ultra violeta A. No passado acreditava-se que radiação UVA era segura, não causando câncer de pele. Hoje sabe-se que além de causar o envelhecimento da pele, a radiação UVA age como agonista, exacerbando os efeitos carcinogênicos da radiação UVB.

Descamação nos pés é sinal de ácido úrico.

Mito: Descamação nos pés não tem absolutamente nada a ver com ácido úrico. Ácido úrico elevado causa Gota, uma doença reumatológica que cursa com nódulos dolorosos nas articulações. Descamação nos pés, na imensa maioria das vezes é causada por micoses.

A diminuição da camada de ozônio aumenta o risco de câncer de pele.

Verdade: A espessura da camada de ozônio varia sazonalmente, diminuindo no inverno e sendo mais espessa no verão. Apesar desta variação sazonal, dados científicos mostram uma diminuição da espessura nos últimos 10 anos. A diminuição da camada de ozônio aumenta a quantidade de radiação que chega na superfície da terra, aumentando o risco de câncer de pele.

Filtro solar acima de FPS 30 não faz diferença.

Mito: Para a maioria das pessoas da população brasileira esta informação é verdadeira. Contudo, pessoas de pele muito clara se beneficiam de protetores mais fortes. Pessoas que pretendem ficar muito tempo expostas ao sol forte também se beneficiam de um protetor mais forte. Lembrar sempre que o FPS é uma medida de proteção à radiação UVB, é necessário um protetor de amplo espectro que proteja também a UVA.

Evitar o sol diminui a produção de vitamina D causando osteoporose.

Mito: Em países tropicais como o Brasil, a exposição solar do dia a dia é suficiente para a produção de vitamina D. Não há necessidade de exposição solar extra.

Comidas oleosas causam espinhas?

Mito. A causa da acne é uma predisposição genética para manifestar a doença. Nenhum estudo científico comprovou a relação da alimentação com a acne. Contudo, algumas pessoas notam claramente esta relação, nestas pessoas recomendamos uma alimentação mais controlada.

Toxina botulínica deixa a pessoa sem expressão, paralisada?

Mito: A toxina botulínica (Dysport ou Botox) paralisa ou diminui a contração do músculo visando eliminar ou atenuar rugas de expressão. O conhecimento preciso da anatomia permite que se obtenha um resultado harmônico sem que expressão fique congelada, paralizada.

Banho quente faz mal à pele?

Verdade: A água quente, associada a sabonete removem a oleosidade natural da pele. Esta oleosidade protege a pele de infecções e de ressecamento.  Este efeito se intensifica em cidades de clima seco e em idosos.

Pintas (nevo melanocíticos) podem virar câncer?

Verdade: Nevos melanocíticos são potenciais precursores de melanoma. A chance de transformação maligna é pequena, mas existe. Toda lesão suspeita deve ser examinada por um dermatologista.