Suas unhas podem dizer muito mais sobre o seu corpo do que você imagina

A maioria de nós não dá a atenção devida às unhas, além de qual a cor devo pintá-las. Mas além de proteger nossas mãos, suas unhas dizem muito mais sobre o seu corpo que você pensa.

“A matriz da unha, a parte do crescimento que se esconde alguns milímetros abaixo da cutícula, é afetada pelo estado geral de saúde de cada indivíduo”, diz Jessica Weiser, M.D., dermatologista do Nova Iorque Dermatologia Grupo. “A doença, febre, cirurgia, trauma, pressões da vida, e deficiências nutricionais todos têm efeitos diferentes sobre as fase de seu crescimento.”

Observe tudo o que suas unhas podem estar querendo lhe dizer:

1. As listras acastanhadas

Causa possível: Melanoma

Assim como você verifica regularmente a sua pele, você também deve manter-se atento para mudanças de cor estranhas em suas unhas. Melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele, pode aparecer em suas camadas  frequentemente expostas e passar despercebido. Qualquer tipo de pigmentação assimétrica pode ser um sinal de câncer de pele, mas melanoma em unhas (chamado melanoma subungueal) normalmente se parece com uma faixa vertical pigmentada esticada para cima a partir da cutícula.

Se uma faixa marrom em seu leito ungueal aparece subitamente ou mudanças na aparência, consulte um dermatologista o mais rápido possível, diz Weiser. “Se faixas pigmentadas aparecer em várias unhas, isso pode ser um sinal de uma variante normal, mas você ainda deve consultar um médico para ter certeza.”

1. As linhas brancas

Causa possível: deficiência de nutrientes

Faixas brancas horizontais que abrangem parte da unha são chamadas de linhas de Muehrcke. A causa provável: a deficiência de proteína ou zinco. “Estas linhas sinalizam que esse segmento da unha teve uma interrupção enquanto crescia e não obteve todos os nutrientes ou fluxo de sangue que precisava”, diz Niket Sonpal, M.D., professor assistente clínico no Touro College of Medicine, em Nova York.

Consulte seu médico ​​para se certificar de que você está recebendo a quantidade diária correta, ingestão diária de proteína depende do seu peso e nível de atividade. Como para o zinco, a dose diária recomendada é de 11 gramas para mulheres e oito gramas para os homens. Em casos mais raros, as linhas de Muehrcke pode sinalizar problemas mais sérios, incluindo doença renal ou problemas de fígado.

1. sulcos verticais

Causa possível: Idade

Se você notar sulcos verticais e aspereza aparecendo em suas unhas e que você não tinham há alguns anos atrás, provavelmente não é nada mais do que um efeito colateral do envelhecimento. “Eles são análogo ao obter rugas em sua pele”, diz Sonpal, que acrescenta que nós geralmente não notamos estes até por volta de 50 anos de idade Se os sulcos parecem particularmente grave, ou eles aparecem do nada, consulte seu médico para se certificar de que não há outra coisa em jogo.

1. Unhas Côncavo, Colher-Shaped

Causa possível: deficiência de ferro ou anemia

Esta deformidade na unha não é sutil, e definitivamente esquisito o suficiente para chamar a sua atenção. Koilonychia, conhecido como “unhas colher”, são mais comumente devido a uma deficiência de ferro. Neste caso, a haste fica tão fina que efetivamente torna-se côncava.

Se você perceber isso, um simples exame de laboratório pode determinar se a anemia é a questão, diz Weiser. Se você é deficiente de ferro, seu médico provavelmente irá recomendar um suplemento de ferro. Outras causas incluem: trabalhar com produtos à base de petróleo ou trauma. Em circunstâncias muito raras, koilonychia pode ser associada a doenças da tireóide e doenças cardíacas.

1. unhas quebradiças ou secas

Causa possível: Fatores Externos

Rachados e unhas quebradiças secas que se quebram facilmente não estão fora do comum, provavelmente uma das principais razões por que tantas pessoas estocam suplementos como a biotina. De vez em quando, unhas quebradiças são normais, diz Sonpal. Se você é uma frequentadora assídua no salão de beleza ou trabalha com água ou produtos de limpeza o tempo todo, unhas secas ou unhas rachaduras não são tão incomuns.

Mas se as unhas quebradiças estão se tornando uma tendência regular, procure seu médico. Unhas quebradiças pode ser um sinal de hipotireoidismo.

1. enormes meias-luas

Causa possível: A insuficiência renal ou hepática

Todo mundo tem pequenas meias-luas brancas na base das unhas, mas quando eles são grandes pode ser indício de alguns problemas de saúde. Se eles tomam mais da metade do leito ungueal, pode ser um sinal de insuficiência renal, o que tende a ocorrer em pessoas que têm diabetes ou pressão arterial elevada.

Se as luas estender até dois terços do leito ungueal, eles são chamados de unhas de Terry, que são classicamente associada à insuficiência hepática, diz Jennifer Chen, M.D., professor clínico assistente na Escola de Medicina de Stanford. Insuficiência hepática é bastante grave, e o tratamento depende da causa subjacente. Certos problemas de fígado pode ser facilmente corrigido com uma mudança de estilo de vida, tais como cortar o álcool ou perda de peso, enquanto outros podem exigir medicação ou cirurgia. De qualquer maneira, é importante consultar o seu médico.

1. estrias vermelhas

Causa possível: Condição Coração

Raias sangrentas-olhando em seu leito ungueal não são normais (a menos que você bateu um dedo em uma porta do carro). Linhas longitudinais pouco de sangue, especialmente na metade da unha mais próximo ao seu corpo – são chamados hemorragia em estilhas. Eles podem indicar uma infecção cardíaca que afeta as válvulas ou revestimento interno do coração, diz Chen. Infecção cardíaca, ou endocardite, é geralmente causada por uma infecção bacteriana, e o risco é maior para as pessoas que implantaram dispositivos cardíacos, defeitos cardíacos congênitos, um histórico de uso de drogas, ou que tiveram ataques cardíacos. Ela pode ser acompanhada de sintomas gripais, perda de peso, dores musculares, tosse, e muito mais. O tratamento envolverá tipicamente antibióticos.

1. Pitted Nails

Causa possível: Psoríase

Pequenos degraus e crateras nas unhas são conhecidos como “pitting” e muitas vezes são um sintoma de psoriase, uma doença de pele crônica que causa um prurido, erupção cutânea escamosa. Mas esse sintoma particular pode significar mais complicações mais tarde. “Quando você vê envolvimento ungueal com a psoríase, está associada a uma instância superior de artrite”, diz Chen. Tipicamente, a corrosão ocorre em cerca de metade das pessoas com psoríase e 80 por cento das pessoas com artrite psoriática, acrescenta.

Unhas amassadas ​​também pode ser um sinal de alopecia areata, uma doença auto-imune que faz com que você perca o seu cabelo, diz Weiser. Se você já não está sendo tratado para a psoríase, ver um Dermatologista para descobrir o que está acontecendo.

1. “Batidos” bordas arredondadas

Causa possível: Problemas pulmonares

Se a unha parece curva e arredondada (como uma colher virada para baixo) e pontas dos dedos inchados, isso pode significar um problema chamado “clubbing. “Clubbing é classicamente o resultado de uma ampla variedade de doenças pulmonares que são causados pelo menor nível de oxigênio no sangue”, diz Weiser. O cancro do pulmão é a causa mais comum, mas também pode ser associado com a tiróide ou doença hepática. Basta lembrar: Clubbing não é um estado normal da unha e deve sempre ser avaliada por um médico para determinar a causa subjacente.

Dr. Claudio Wulkan é:
Dermatologia Clínica e Cirúrgica
UNIFESP – Escola Paulista de Medicina
Revisor Científico de Livros de Dermatologia da Editora Médica Manole
Assistente no ambulatório de Dermatologia Estética na Faculdade de Medicina, FMABC

Membro das:
Sociedade Brasileira de Dermatologia
Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
American Academy of Dermatology
Corpo Clínico Hosp. Israelita Albert Einstein Alphaville desde 2004
——————————————–
Saiba mais sobre: