Entendendo a Celulite

A celulite é um problema que acomete  quase todas as mulheres em algum momento da vida, com início em geral após a adolescência.

Celulite é um dos problemas estéticos mais comuns e manifesta por alterações da superfície da pele. São depressões e/ou elevações, “furinhos”, ocorrendo principalmente nas coxas, nádegas, abdômen e/ou nos braços. Diferentes aspectos podem ser vistos na pele das áreas afetadas, como os de casca de laranja, queijo “cottage” ou acolchoado. A celulite é uma condição quase exclusiva do sexo feminino, em função da característica ANATÔMICA DA CELULITE, dos lóbulos de gordura nessas regiões. Eles são anatomicamente diferentes nos homens, motivo pelo qual raramente vemos celulite em homem.

O nome “celulite” não é o mais apropriado, do ponto de vista médico, pois tudo o que termina com o sufixo “ite” pressupõe a existência de inflamação (exemplos: amigdalite, faringite, uretrite, etc.). Mas o termo pegou , e ficou conhecido e mundialmente aceito para designar essa condição inestética. Assim, dada a popularidade do nome, mesmo que semanticamente incorreto, dificilmente será substituído.

Entre os fatores aceitos como determinantes para o surgimento da celulite, estão os anatômicos e os ligados ao sexo, os genéticos, os dietéticos, os hormonais e aqueles relacionados à microcirculação. Do ponto de vista anatômico, as alterações da superfície cutânea encontradas na celulite são consequência da projeção dos lóbulos de gordura, logo abaixo, no subcutâneo, e saltam na superfície da pele nas áreas afetadas. Assim, quase sempre a perda de peso contribui para a melhora da celulite.

 

Entenda que dentre os fatores agravantes da celulite, destacamos a gordura localizada, alimentação desequilibrada, falta de exercício físico, retenção de líquidos e a flacidez. A celulite predomina nas áreas da mulher onde a gordura é estocada, nas áreas de gorduras de depósito. Essa é uma  gordura mais difícil de ser mobilizada por pequenas variações de peso.

A flacidez por outro lado,  tende a aumentar com o passar da idade, falta de exercícios e gravidezes. Nas mulheres ela ajuda no aparecimento ou agravamento da celulite.

 

Sendo assim, você precisa entender que a celulite é normal, uma característica da mulher, e NÃO TEM CURA.  Tem controle. Tem períodos de melhora e piora.

Os tratamentos estéticos que ajudam e reduzir gordura localizada ou drenam líquidos, ajudam no controle e “tratamento” da celulite: drenagem linfática, aparelhos de ultrassom, modernas máquinas de (ultra)cavitação, diversos aparelhos de radiofrequência (com pulso magnéticos, com sucção, diversas variantes do tema), dietas e exercícios que melhorem a flacidez e reduzam medidas.

 

MITOS E VERDADES

Dúvida: anticoncepcional causa celulite?

Hormônios podem agravar a celulite, mas não podem causar a celulite isoladamente. Evidências sugerem que homens que tomaram hormônios femininos não desenvolveram celulite. Isso leva a crer que o fator hormonal precisa ser somado a outros para causar a celulite.

 

Dúvida: refrigerante causa celulite?

Refrigerantes que contém açúcares, assim como bebidas alcoólicas, são calóricos e podem contribuir para o ganho de peso e, com isso, agravar a celulite. Mas, é mito que o gás destas bebidas causa celulite. Por isso, prefira as versões “light” e “zero” destas bebidas.

 

Dúvida: o uso de roupa apertada causa celulite?

Algumas roupas muito justas podem dificultar o retorno venoso e até mesmo tornar mais visível a celulite, especialmente se a roupa não for espessa ou grossa. Roupas muito justas por períodos prolongados podem causar edema dos membros inferiores, mas não interferem no desencadeamento ou agravamento da celulite. Já o uso de meias elásticas, especialmente as bem justas, é saudável para a circulação, melhorando o retorno venoso, e ainda tem a vantagem de fazer uma contensão mecânica aos tecidos moles, atuando para as pernas da mesma forma que o sutiã para as mamas. Dessa forma, pode contribuir para a prevenção do agravamento da flacidez, condição associada à celulite.

 

Dúvida: tomar cápsulas de colágeno ou  gelatina ajuda a reduzir a celulite?

Esclarecimentos: é mito pensar que a gelatina firma a pele e reduz a celulite. Até porque não existe nenhum trabalho científico que comprove que a ingestão desse alimento seja capaz de reduzir a celulite. Está claro que as versões light ou diet das gelatinas são melhores que as versões tradicionais contendo açúcares.

Dr. Claudio Wulkan é:
Dermatologia Clínica e Cirúrgica
UNIFESP – Escola Paulista de Medicina
Revisor Científico de Livros de Dermatologia da Editora Médica Manole
Assistente no ambulatório de Dermatologia Estética na Faculdade de Medicina, FMABC

Membro das:
Sociedade Brasileira de Dermatologia
Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
American Academy of Dermatology
Corpo Clínico Hosp. Israelita Albert Einstein Alphaville desde 2004
——————————————–

Saiba mais sobre:

Ulthera , Accutyte, HIFU – O que é ultrassom microfocado de alta intensidade?

Tratamento de flacidez com ultrassom microfocado (tipo Ulthera ou Acutyte)

Como tratar o câncer de pele. Cirurgia de câncer de pele em Osasco 
Como tratar a flacidez facial

Tratamento com Criolipolise em São Paulo

Criolipólise  para gordura funciona ? (Coolsculting / Coolshape)
Especialista ou Dermatologista em aplicação de toxina botulinica (Botox) em São Paulo
Especialista ou Dermatologista para aplicacao de preenchimento com ácido hialurônico São Paulo
Especialista ou Dermatologista para tratamento para cicatriz de acne
Tratamentos para cicatrizes de acne
Tratamento de varizes / Secagem de varizes / Tratamento de vasos das pernas / Tratamento de vasinhos em Osasco
Clínica de dermatologia estética em São Paulo – Alphaville – Jardim Paulista – Osasco