Dúvidas sobre cabelos brancos?

Por que temos cabelo branco? Depende da melanina? Sim, ocorre diminuição da produção de melanina pelo acúmulo de peróxido de hidrogênio – causando um stress oxidativo no folículo piloso e branqueamento dos fios.

Por que tem cores diferentes? Porque a perda de melanina não é homogênea. E com a perda da melanina, o fio fica com alguns “vazios” podendo absorver mais produtos químicos, minerais da água e outros resíduos, podendo ficar amarelados.

Tem nome técnico? Sim, Canície.

Tem uma idade certa para aparecer cabelo branco? Dependendo da genética, do estilo de vida e até de algumas doenças, os fios podem aparecer até com 20 anos de idade. A média é em torno dos 30 anos, e 74% das pessoas entre 45 e 65 anos tem cabelos grisalhos.

Ter cabelo branco é genético? Sim, quanto mais prematuros apareceram na família, mais cedo aparecerá no indivíduo.

A etnia e a cor do cabelo fazem diferença (algum fica branco mais facilmente)? A pele negra, como tem maior concentração e quantidade de melanina nos fios, teria uma tendência a desenvolver canície de forma mais lenta que nos caucasianos, pele branca.

Hormônios podem mudar a cor do fio? Sim, podem provocar intensificação na produção de melanina e escurecimento, porém não são capazes de reverter a canície. Alguns medicamentos também podem influenciar.

Criança tem cabelo claro, depois escurece. Por que? Na criança isso ocorre devido a maturação dos melanócitos e sua proliferação (célula que produzem o pigmento).

Cabelo branco pode ser estresse? O estresse teoricamente aumenta os radicais livres, aumenta os níveis de cortisol (que é tóxico às células do cabelo) e poderia contribuir. Mas isso é discutível. Também maus hábitos, como: má alimentação, tabagismo, bebida alcoólica, podem acelerar a canície.

Se arrancar um, nascem dois? Mito, não há nenhuma comprovação científica.

Dá para adiar o cabelo branco? Cultivar hábitos saudáveis, inclusive alimentação privilegiando ferro, zinco, cobre, ácido fólico e selênio e ômegas. Mas ainda não há fórmula mágica.

Dr. Claudio Wulkan é:

Dermatologia Clínica e Cirúrgica
UNIFESP – Escola Paulista de Medicina
Revisor Científico de Livros de Dermatologia da Editora Médica Manole
Assistente no ambulatório de Dermatologia Estética na Faculdade de Medicina, FMABC

Membro das:
Sociedade Brasileira de Dermatologia
Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
American Academy of Dermatology
Corpo Clínico Hosp. Israelita Albert Einstein Alphaville desde 2004
——————————————–

Saiba mais sobre:

Especialista em harmonização facial  – Sp

Especialista em Cirurgia Bichectomia -Sao Paulo-Osasco- Alphaville

Especialista tratamento Hidradenite/Hidrosadenite – com laser – SP

Clínica de Emagrecimento em Osasco

Tricologista – Especialista em Cabelo em São Paulo – Osasco – Alphville