O que é molusco contagioso?

Molusco contagioso é uma doença comum da infância, causada por um vírus que afeta as camadas superiores da pele.

São pápulas (bolinhas) da cor da pele, às vezes translúcidas, que surgem e vão se multiplicando por todo o corpo.

Há crianças que apresentam 1 ou 2 lesões e outras com dezenas, centenas. A evolução depende muito do sistema imune de cada um.

O nome molusco contagioso implica que o vírus desenvolva, cresça e se espalhe rapidamente no contato com a pele.

Similar às verrugas, este vírus pertence a família Poxvírus e entra na pele através de pequenas lesões dos folículos pilosos, não afetando qualquer outro órgão interno.

As lesões de molusco ficam exclusivamente na superfície de pele, e não tem qualquer risco maior à criança. Somente a questão estética, a transmissibilidade para outras crianças  e a possibilidade de infeccionar que justificam o tratamento.

Com o que o molusco contagioso parece?

Moluscos são pequenas lesões róseo-amareladas, papulosas que frequentemente se tornam vermelhas e inflamam. Podem ser brilhantes ou ter uma pequena depressão no centro. Elas podem se espalhar no contato de pele com pele. Desta forma o molusco é usualmente encontrado em áreas que entram em contato com outra, tais como axilas e braços. Também são encontradas no tórax, abdômen e glúteos e podem envolver face e pálpebras. Em pessoas com doenças do sistema imunológico, o molusco pode ser muito grande em tamanho e número, especialmente na face. Para confirmar o diagnóstico do molusco o dermatologista precisa capturar algumas células das lesões e analisar ao microscópio.

Como se pega molusco contagioso ?

O vírus do molusco é transmitido por contato de uma pessoa que possui essas lesões para a pele sã de outra pessoa. Em crianças jovens ela ocorre especialmente em piscinas. Se as lesões ocorrerem na área genital, especialmente no adulto, o molusco pode ter sido transmitido sexualmente.

Quem tem mais risco de contrair o molusco?
Pessoas expostas ao vírus, através do contato de pele com pele, tem maior chance de desenvolver essas doenças. Crianças tendem a pegar moluscos mais que adultos, é comum em crianças jovens que não tem sua imunidade desenvolvida contra o vírus. Molusco contagioso também aparece mais comumente em climas tropicais, porque calor e umidade favorecem o crescimento do vírus.

Molusco contagioso precisa ser tratado?
Muitos dermatologistas alertam sobre o tratamento do molusco devido ao crescimento ser rápido e também por se espalhar rapidamente. Entretanto o molusco pode regredir sem deixar cicatrizes. Isso leva de 6 meses a 5 anos para que todos os moluscos desapareçam. Eles podem ser mais persistentes em pessoas com sistema imunológico comprometido.

Qual o tratamento para  molusco contagioso ?

Moluscos são tratados de maneiras similares às verrugas. Podem ser congelados com nitrogênio líquido, destruídos com vários ácidos ou soluções, queimados com eletrocirurgia ou, na maioria das vezes,  curetados (raspados com uma “ colher” especifica).

Podem também ser tratados em casa com aplicações diárias de ácido retinóico em creme ou gel, solucões de KOH específicas,  modificadores da resposta imune ou outras medicações tópicas antivirais.

Terapia a laser também tem se mostrado ser efetivo no tratamento do molusco, mas não é em nada melhor que as terapias tradicionais, só mais cara.

Algum desconforto e dor  é associado ao congelamento, curetagem ou eletrocoagulação, assim como no laser. Se existirem muitas lesões, muitos tratamentos podem ser necessários, a cada 3- 6 semanas, até que todas as lesões desapareçam.

ALGUMAS VEZES O TRATAMENTO DO MOLUSCO CONTAGIOSO EM CRIANÇAS É FEITO NO CONSULTÓRIO, OUTRAS NO CENTRO CIRÚRGICO SOB SEDAÇÃO  E ALGUNS CASOS LEVES COM MEDICAÇÕES PARA USO DOMÉSTICO.

NÃO HA UM CONSENSO OU DROGA MÁGICA PARA TRATAR O MOLUSCO CONTAGIOSO EM CRIANÇAS .

Uma opção em crianças pequenas é não tratar moluscos.
Muitas crianças curam espontaneamente com o tempo
.

E se o molusco reaparecer após o tratamento?
É sempre possível em uma pessoa que já foi tratada seja reinfectada. A condição pode ser fácil de controlar, se o tratamento for iniciado logo no aparecimento das primeiras lesões.

Há alguma pesquisa sobre o molusco?
Novas drogas estão sendo desenvolvidas para tratar infecções virais. A infecção pelo molusco tem melhorado em pacientes que usam drogas antivirais. Se novas drogas efetivas tópicas forem desenvolvidas talvez haja mais benéficos no tratamento do molusco no futuro.

TRATAMENTO DO MOLUSCO CONTAGIOSO EM SÃO PAULO, OSASCO