Quelóide

O que é?

Quelóide é uma cicatriz imperfeita que surge por uma resposta cicatricial intensa. É um distúrbio constitucional que afeta principalmente indivíduos morenos e negros. Quando dizemos que um distúrbio é constitucional queremos afirmar que o problema é uma característica normal do indivíduo. Não é possível atuar nas características constitucionais.

O quelóide ocorre, com freqüência, na orelha, face, ombros e tronco superior. Assim, num mesmo indivíduo, um ferimento localizado na mão pode não fazer quelóide enquanto no ombro o pode. Clinicamente o quelóide mostra-se como um tumor endurecido, róseo, com coceira, por vezes dolorosa, localizada num ferimento cirúrgico ou não.

É fundamental que o paciente, quando for submetido a algum procedimento cirúrgico, sempre informe ao médico que apresenta história familiar e/ou pessoal de quelóide. É impossível ao médico predizer que a cirurgia não formará quelóide num paciente predisposto, contudo o profissional poderá tomar condutas que reduzam essa possibilidade.

Como tratar o quelóide?

Existem diversas formas de tratamento para o quelóide, com sucesso variável. Uso de radioterapia local, placas de silicone, injeções de corticosteróides, fitas oclusivas de corticosteróides, cirurgias redutoras, betaterapia (radioterapia), terapia fotodinâmica e a criocirurgia (congelamento). A escolha do tratamento dependerá do local e tamanho do quelóide. Geralmente iniciamos o tratamento com medidas menos agressivas como corticosteróides tópicos e placas de silicone

 

Consultório de Dermatologista –
Clínica de Dermatologia
São Paulo – Jardins – Osasco
– Alphaville
Dr. Wulkan