Quanto tempo vai durar?

Uma crise de dermatite dura algumas semanas; se não tratada, pode durar meses. Os atópicos têm uma certa tendência à pele seca e prurido, que pode permanecer. O tratamento das manifestações na pele não favorece o desenvolvimento de bronquite ou de outras manifestações alérgicas.

Como se manifesta a dermatite atópica?

Por vermelhidão, ressecamento, crostas, bolhinhas ou rachaduras na pele em determinados locais. Nos bebês as lesões ocorrem mais no rosto, pescoço, couro cabeludo, braços e pernas.

Nas crianças maiores e adultos nas dobras dos braços e pernas e nas polpas dos dedos das mãos ou dos pés.

Esses são os locais mais comuns, mas qualquer parte do corpo pode ser afetada.

Como se faz o diagnóstico de dermatite atópica?

O dermatologista, médico especializado na pesquisa, diagnóstico e tratamento das doenças da pele, cabelos e unhas, faz o diagnóstico baseando-se na aparência das lesões, sua distribuição no corpo e pela história pessoal e familiar de alergias. Usualmente testes laboratoriais são desnecessários.

Que fatores podem desencadear o aparecimento de uma crise de dermatite atópica?

O principal fator desencadeante da dermatite atópica é o ressecamento da pele. A oleosidade natural é uma barreira de proteção contra germes e perda de água. A pele do atópico é tipicamente mais ressecada, e o clima muito seco ou banhos prolongados, muito quentes e com muito sabonete pioram a tendência que já existe.

Outros fatores são:

• · irritantes da pele como detergentes, solventes, fragrâncias e roupas de lã;
  • · aquecimento intenso da pele, como no exercício ou ambiente muito abafado, porque causam crise de coceira ou “pinicação”;
  • · infecções da pele por bactérias ou vírus.

A causa é emocional?

Não; fatores emocionais podem piorar a dermatite atópica eventualmente.

E os alimentos?

Os alimentos não são a causa da dermatite atópica; assim sendo, pesquisa detalhada de alergia alimentar não é necessária na maior parte dos casos de dermatite atópica.

Como o benefício das dietas no tratamento da dermatite atópica é mínimo, dietas de exclusão de alimentos devem ser evitadas, dado os prejuízos acarretados à saúde da criança.

Como fica então o tratamento?

O tratamento da dermatite atópica vem sendo estudado há mais de 50 anos, e as medidas mais eficazes são:

• Controle do ressecamento: banho rápido, morno, sem bucha e com pouco sabonete; aplicação de hidratante na pele úmida do banho.
  • Controle do prurido: com remédios e com a hidratação da pele. Os anti-histamínicos, usados para o controle do prurido, são seguros para uso prolongado em crianças e adultos.
  • Controle das infecções: algumas bactérias se aproveitam da pele lesada e causam infecção, que pode ser pouco evidente. Seu controle se faz com antibióticos orais ou tópicos.
  • Controle da inflamação: faz-se com corticóides ou imunomoduladores tópicos.

Tantos remédios não fazem mal para crianças?

Os remédios usados são muito seguros, pois passaram por muitos testes em diversos países, inclusive no Brasil, principalmente os corticóides. Para que seu uso traga os benefícios esperados, evitando-se os efeitos colaterais, é necessário acompanhamento supervisionado pelo seu dermatologista. Suspender a medicação precocemente por medo de efeitos colaterais ou aos primeiros sinais de melhora pode levar a uma recaída rápida, prolongando o sofrimento e o uso de remédios.

Não tratar ou tratar insuficientemente a dermatite atópica causa sofrimento desnecessário para o paciente e para seus familiares. Estudos internacionais comprovam que uma criança com a pele inflamada e coçando tem dificuldade para dormir, para se alimentar, para se concentrar na escola; também fica mais sujeita a infecções, com sérias conseqüências no crescimento e desenvolvimento intelectual. Esses prejuízos são evitáveis ou corrigidos com o tratamento.