Piolho (Pediculose)

Quando uma criança tem coceira intensa na cabeça, é sinal que ela pode estar com piolhos – ou pediculose. A pediculose pode ser confirmada pela presença de lêndeas ou piolhos no couro cabeludo. As lêndeas são os ovos dos piolhos – aqueles pontinhos brancos que ficam agarrados aos fios dos cabelos. Já o piolho é o parasita, aqueles bichinhos pretos que ficam caminhando pelo couro cabeludo.

Quando a criança está infestada de piolhos, a coceira é tão intensa que pode provocar pequenos ferimentos na cabeça. Por isso, é preciso retirar as lêndeas com pente fino, pois os medicamentos só matam os piolhos. Se as lêndeas continuarem nos cabelos, a criança voltará a ter piolhos.

O tratamento convencional para acabar com os piolhos é com o uso de xampus e loções, que deve ser repetido após a primeira semana do tratamento. Outras crianças que conviverem com a infestada de piolho devem ser observadas, pois o piolho passa de uma pra outra.

Como ocorre o contágio?

A transmissão da infecção se dá através de contato direto (inclusive relação sexual) ou indireto (escovas de cabelo, roupas, etc).

Quais os sinais e sintomas da pediculose?

Na pediculose da cabeça, além do prurido intenso, podemos visualizar o parasita e seus ovos (lêndeas) no couro cabeludo do indivíduo acometido. Na pediculose do corpo encontramos escoriações, pápulas (“bolinhas”), pequenas manchas hemorrágicas e pigmentação, principalmente no tronco e na região glútea. Na pediculose pubiana (“chato” pois o parasita responsável tem forma achatada) são encontradas manchas violáceas, escoriações e crostas hemorrágicas, além do prurido intenso. Pode ocorrer também infecção secundária nesta região.

Como é feito o tratamento? Como Tratar

No tratamento da pediculose (piolho) são utilizados, em geral, os mesmos medicamentos tópicos usados na escabiose (“sarna”), mas com outras concentrações.
É fundamental o tratamento dos familiares ou comunicantes do doente. Raramente é necessário o corte de cabelos de crianças acometidas.

Temos atualmente tratamentos para  piolho em loção capilar, xampus ou comprimidos.

Sempre use o pente fino para remover lêndeas e piolhos viáveis.

Uma dica para o tratamento do piolho

Umedeça o cabelo com uma mistura de 1 litro de água com meio copo de vinagre branco, deixe agir 10 minutos e ele dissolverá o “cimento” que gruda a lêndea ao cabelo. Assim, ao passar o pente fino, ela sai mais fácil.

Ao usar xampus ou loção para tratamento do piolho, passe imediatamente que molhar o cabelo, pois assim terá mais efeito.

Estudos indicam que ao molhar o cabelo o piolho “respira fundo” e se demorar para aplicar os remédios podem fazer menos efeito. Quem sabe ? não custa tentar…

Consultório de Dermatologista –
Clínica de Dermatologia