Vitiligo

Doença caracterizada por manchas brancas no corpo, em qualquer segmento corporal e de intensidade variável. É uma doença muito comum. Pacientes com vitiligo geralmente desenvolvem as primeiras manifestações antes dos 30 anos e história na família não é rara.

No vitiligo, há uma diminuição na função e/ou número dos melanócitos. Os melanócitos são células presentes na pele e que produzem a melanina. A melanina é uma substância pigmentante e ela que determina a cor da pele.

A causa do distúrbio nos melanócitos ainda é um ponto de interrogação. Entretanto, acredita-se que o sistema imunológico seja o mecanismo principal. Nesta teoria, o organismo começa achar que os melanócitos são células estranhas e as destroem. De fato, o vitiligo está muito associado com outras doenças sabidamente imunológicas como o diabetes e a tireoidite (inflamação da tireóide). O estresse físico e emocional podem ser fatores agravantes ou desencadeantes do vitiligo.

A intensidade do vitiligo varia para cada paciente. Assim, não podemos predizer se o vitiligo ficará localizada ou se disseminará pelo corpo. Cabe salientar que em muitos pacientes, particularmente com vitiligos localizados, pode haver uma involução espontânea da lesão.

Embora não dizemos que vitiligo tem cura podemos afirmar que há vários modos de se tratar o vitiligo com bom sucesso. É uma doença de controle, assim como é a pressão alta e o diabetes. Se não controlar medicamente volta. O insucesso com um tratamento não significa insucesso com outros tratamentos.

Geralmente os dermatologistas usam substâncias que estimulam os melanócitos a produzir melanina. São os psolarênicos. Eles podem ser usados topicamente ou tomadas pela boca. A melagenina, um hormônio obtido da placenta humana e que estimula os melanócitos está sendo mundialmente pesquisado. Foi introduzido em Cuba, com resultados inicialmente animadores mas ainda está em estudo, e atualmente tem se mostrado POUCO promissor, apesar de tudo auê ao redor dele.

Um tipo de transplante de pele está sendo estudado em nosso serviço e a avaliação inicial mostra bons resultados.

 

Consultório de Dermatologistas –
Clínica Dermatológica
São Paulo – Jardins – Osasco
– Alphaville