peeling quimico - Osasco

Peelings

Peeling, do inglês, to peel, que significa, descascar, descamar.

É um procedimentos que consiste na esfoliação da pele realizada por agentes físicos (mecanicamente) ou por agentes químicos, levando à remoção de camadas da pele.
Removendo as camadas mais superficiais da pele, existe um estímulo à renovação celular, obtendo-se uma pele com aspecto mais viçoso e saudável.

peeling químico em Osasco

Os peelings podem ser divididos em:

  • muito superficial (feito por esteticistas),
  • superficiais,
  • médios e profundos;

Sempre de acordo com a profundidade da agressão, em função da camada da pele atingida.

É fundamental preparar a pele com substâncias clareadoras antes do peeling, assim como ter cuidados especiais pós-peelings.

Estes cuidados são específicos para cada caso, mas evitar ao máximo a exposição ao Sol e usar fotoprotetores é uma exigência obrigatória devido aos efeitos danosos da luz na pele em cicatrização. Entretanto, existem peelings que podem ser realizados com segurança no verão.

Os peelings superficiais:

Peelings físicos:

Peeling de cristal, diamante ou outros maquinários: é o mais superficial de todos, sendo indicado para a melhora instantânea da textura da pele e o fechamento dos poros dilatados.

Por ser realizado com um aparelho que libera cristais de óxido de alumínio, promove uma abrasão mecânica e suave, podendo, dessa forma, ser utilizado em pessoas alérgicas a produtos químicos ou com pele sensível e, até mesmo, em mulheres grávidas.

A descamação é mínima (praticamente imperceptível), não trazendo riscos à exposição solar.
Para resultados duradouros são necessárias sessões semanais ou quinzenais, com manutenção mensal. Geralmente realizado por esteticistas, ligadas ou não a serviços de dermatologia.

Peelings químicos:

Peeling de ácido salicílico: é um peeling superficial com descamação mínima. Tem poder secativo e antiinflamatório, sendo utilizado para acne e controle da oleosidade excessiva da face. Seu efeito é instantâneo, podendo ser repetido semanal ou quinzenalmente, dependendo da severidade do quadro.

Peeling de ácido retinóico: é um peeling superficial com descamação fina e abundante. Promove o clareamento de melanoses solares e melasma. São realizadas 3 a 5 sessões com intervalos quinzenais. Deve-se evitar exposição solar por no mínimo 7 dias após o término do tratamento.

Peeling de Enzimas: é um peeling superficial, no qual o ácido retinóico é associado a diversas substâncias clareadoras, além de uma enzima. Esta enzima aumenta a penetração cutânea de todos os componentes da fórmula do peeling, promovendo assim uma ação mais homogênea.

Peeling de ATA 35% + Solução de Jessner: é um peeling um pouco mais agressivo, usado no tratamento de pele fotoenvelhecida, cicatrizes de acne e, ocasionalmente, melasma. Promove uma descamação intensa, a pele leva de 7 a 15 dias para retornar ao normal.

etapas do peeling

Peeling Combinado

Pode-se associar um ou mais ácidos, fazendo portante os famosos peelings combinados.

Indicações dos peelings combinados:

Estrias: são realizados 5 a 10 peelings combinados de ácido retinóico e peeling de cristal. Os resultados são melhores e mais rápidos nas estrias recentes, de coloração avermelhada ou violácea, as quais podem chegar a  desaparecer totalmente. Já as estrias brancas melhoram de 30 a 50 %, dependendo de sua profundidade, tornando-se menos aparentes.

Rugas finas da face: os peelings superficiais combinados têm bom resultado nesta região principalmente quando associados à aplicação de lasers não-ablativos (não agridem a superfície da pele) ou da luz intensa pulsada, os quais induzem a formação de colágeno, atenuam as rugas finas e dão firmeza à pele, deixando-a com aparência mais jovem. Para o tratamento das rugas mais profundas, pode ser necessária a associação com toxina botulínica e/ou preenchimento das rugas e sulcos.

Cicatrizes de acne: necessitam de várias sessões de peelings combinados. Dependendo do tipo de cicatriz pode ser necessária a associação com outros tratamentos, como a aplicação pontual de ácidos mais potentes nas cicatrizes pequenas e profundas, ou o preenchimento com ácido hialurônico nas cicatrizes largas e superficiais, e principalmente, os novos lasers para cicatriz de acne.

Melasma: O tratamento do melasma deve incluir sempre o uso de produtos diários em casa, associado a peelings.

Peelings profundos

Cada vez menos realizados em razão dos riscos elevados e da tendência atual de substitui-lo por peelings à laser, sejam eles fracionados ou não, ablativos ou não ablativos.

Saiba mais na seção sobre LASER para rejuvenescimento e para manchas do nosso site.

 

peelings-quimico-dermatologista-sao-paulo-osasco-alphaville-rejuvenscimento-acne-manchas


Tags: Peeling facial, dermatologista , Jardim paulista, Osasco, Alphaville