O que é o Laser de Co2 Fracionado ?

Atualmente é impossível falar em beleza, estética e rejuvenescimento sem falar de Laser. Os avanços nos últimos anos são enormes. A seguir algumas informações sobre uma das tecnologias mais utilizadas: o Laser de CO2 fracionado.

Indicação: Rejuvenescimento de face, pescoço e mãos. Trata as rugas finas e profundas da face (principalmente na maçã do rosto, pálpebras, ao redor da boca) manchas na pele, cicatrizes (principalmente de acne) e estrias. Outros: Ajuda em cirurgias plásticas (principalmente pálpebras), trata lesões de pele benignas (nevus, acrocórdons e toda gama de lesões externas da pele).

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES:

1) Como funciona o laser de CO2?
O laser de CO2 atua aquecendo a água da pele a altas temperaturas, causando quebra da pele envelhecida ou cicatriz. Esta será substituída por uma pele mais nova. Este calor também estimula a parte profunda da pele a produzir e reestruturar o colágeno (proteína importante na sustentação da pele), tornando-a mais firme. Com este efeito o laser de CO2 fracionado produz uma pele mais rígida e mais jovem. Todas as irregularidades superficiais e profundas da pele melhoram por consequência. Esta é a base do efeito obtido com as cicatrizes de acne e estrias.

fotos de laser de co2 fracionado para rejuvenscimento - co2 fracionado

2) O que quer dizer “fracionado”?
Fracionado significa que o laser foi dividido em vários microfeixes. Imagine o laser não fracionado como um tubo enorme lançando água. O laser fracionado pode ser comparado a um chuveiro. Esta tecnologia permitirá atingir a pele profundamente, preservado áreas de pele intacta. O resultado: menor efeito colateral e recuperação mais rápida.

fotos de laser de co2 fracionado para rejuvenscer - co2 fracionado

3) Quantas sessões são necessárias?
O número de sessões pode variar muito. Em média com 2 a 4 sessões, o resultado é surpreendente.

Há uma tendência ataulamente em fazer o tratamento de forma mais “leve e superficial”, ao longo de mais sessões ao invés de uma sessão mais “forte  e profunda”. O tratamento é, no entanto, um pouco mais lento e caro, mas substancialmente mais seguro.

4) O Laser de CO2 acaba com as estrias?
Não.

Não existe ainda hoje um tratamento que elimine todas as estrias.

O laser de CO2 fracionado  é considerado um dos tratamentos mais eficazes para estrias hoje existentes.

O objetivo do tratamento é tornar as estrias mais “estreitas” e “menos profundas”, deixá-las o mais discretas possível.

Apesar de ser um dos melhores tratamentos da atualidade, não é para todo tidpo de estrias que podemos usar o laser fracionado. Discuta com seu dermatologista. E não se deixe enganar por ofertas ou promessas milagrosas. Estria é uma cicatriz, e como tal, podemos melhorar muito, mas dificilmente fazer sumir totalmente (

salvo raras excessões de estrias finas e recentes, por exemplo nas mamas)

fotos de laser de co2 fracionado para estrias - co2 fracionado

5) O Laser de CO2  fracionado elimina as marcas de acne, catapora ou outras marcas do rosto?

O efeito do laser de Co2 sobre as cicatrizes, sejam elas de qualquer origem, é torná-las menos evidentes, profundas e menores. Esta combinação permite bons resultados com sequela de acne e catapora. No entanto, também não sumirão por completo, apenas serão mais “superficiais”, discretas  e menores. No caso do rosto, é comum aplicarmos não somente nas cicatrizes, mas em todo o rosto, deixando uma pele mais homogênea e jovem. Com relação a cicatriz de acne, alguns casos necessitam de outros tratamentos como preenchimentos e pequenas cirurgias plásticas associadas. Tudo depende do grau de sequela que a acne deixou.

fotos de laser de co2 fracionado para cicatriz de acne - co2 fracionado

6) Todos podem realizar este tratamento?
Pacientes que estão usando medicações que sensibilizam a pele (antibióticos da classe de tetraciclinas, isotretinoina) devem ter seu tratamento suspenso antes da programação do laser. Não há estudos sobre gestantes. Informe todos os medicamentos que está usando a seu médico, pois alguns precisam ser suspensos.
Peles recentemente bronzeadas não devem receber este tratamento. Pacientes com pele morena ou negra devem ser avaliados individualmente, pois têm maior índice de efeitos colaterais com este tratamento.
Áreas com feridas ativas também não devem ser tratadas. Uma exceção é a acne que pode ser tratada mesmo quando ativa, com bons resultados.

7) Quais os cuidados antes de realizar o procedimento de laser fracionado ?
Alguns médicos usam um creme preparatório para a pele alguns dias antes da aplicação. Uma mistura de ácidos e clareadores, que preparam e podem protegar a sua pele.

Também é necessário o uso de um antiviral para prevenir o surgimento de lesões de herpes no rosto dos pacientes que já tiveram herpes facial ou não. Os herpes vírus, em geral, permanecem “dormindo” em regiões onde já produziram infecção em outras épocas  (ex: lábio, ao redor do nariz). A aplicação do laser pode “acordar” este vírus que ali estava, produzindo infecção  e lesões por toda a face. Mas atenção: que fique bem claro,  o laser não transmite infecção alguma.

Costumeiramente utilizamos um anestésico aplicado sobre a pele 40 minutos a 1 hora antes do procedimento.

8)Quais são os efeitos colaterais  e riscos do tratamento com laser de co2 fracionado ?
Todo tratamento com laser pode oferecer risco. Queimaduras na pele, manchas escuras, manchas brancas e marcas (definitivas ou temporárias) são os efeitos mais comuns.
Vale de novo lembrar que a seleção adequada dos casos e treinamento exaustivo é a melhor maneira de prevenção destes problemas.

9) Qual o período de recuperação após o laser fracionado?
O tempo de recuperação da pele depende da profundidade do tratamento realizado. Os mais superficiais propiciam recuperação completa em torno de5 a 7 dias. Os mais profundos podem demorar 2 a 3 semanas, podendo ser ainda mais prolongado.
Em uma sessão mais “superficial”, que é a mais realizada, permite que o paciente retorne ao trabalho no 3º dia após a aplicação. (ex: Aplicar na sexta e retornar na segunda ou terça-feira).
É extremamente importante não se expor ao sol durante, no mínimo, 3 semanas. Aliás, quem não consegue ou não pode esconder-se do sol antes e depois do tratamento não deve realizá-lo sob o risco de sérias consequências para sua pele.

10) Existe uma época ideal para o tratamento com o laser fracionado?
A melhor época é quando há menor exposição solar, o inverno. Vale lembrar que não temos as estações do ano tão bem definidas. Sendo assim, a melhor época é aquela que o paciente conseguirá ficar longe do sol pelo período recomendado, pelo menos 12-15 dias.

No entanto, com cuidados adequados pode realizar o ano todo.

11) ) Em quanto tempo verei o resultado do tratamento com o laser de co2 ?
O resultado pode ser visto assim que sumir o vermelhão e eventuais crostas caírem.

Os resultados já podem ser apreciados na segunda semana, embora o efeito continue por mais 3-4 meses com estímulo e produção de colágeno por toda área tratada.