O que é Hiperidrose (hiper-hidrose) ou Suor excessivo?

Hiperidrose é sudorese excessiva, fora do normal.

Quando ocorre aumento da atividade das glândulas sudoríparas (glândulas que produzem o suor) tem-se o quadro conhecido como hiperidrose. Ou seja, a hiperidrose também é conhecida como quadro de suor excessivo. Suor desproporcional, exagerado, um suor bem acima do necessário para a atividade fisiológica de regular a temperatura corporal.
Alguns escrevem como hiper-hidrose, outros hiperidrose (mais correto).

hiperidrose suor excessivo botox

Quais as causas da hiperidrose – suor exagerado?

A hiperidrose não é uma doença grave com relação  ao risco de vida, mas trata-se de uma situação extremamente desconfortável, que causa profundo embaraço social e transtornos de relacionamento no portador d ahiperidrose.

Quem tem hiperidrose frequentemente se isola socialmente e adquire hábitos procurando esconder o seu problema. A hiperidrose (sudorese, suor excessivo) pode ocorrer em pessoas com: doença da tireóide, tumores hormonais,  doenças psiquiátricas, menopausa ou obesidade.

No entanto, a imensa maioria das pessoas que tem hiperidrose são absolutamente saudáveis.

hiperidrose suor excessivo botox axilaQuando começa a hiperhidrose?

O início dos sintomas pode ocorrer na infância, na adolescência ou somente na idade adulta, por razões desconhecidas. Eventualmente pode-se encontrar outras pessoas da mesma família com hiperidrose.

 

Como a hiperhidrose pode se manifestar?

As áreas mais atingidas são axilas, palmas, plantas, região inguinal, mas podendo ocorrer também em outras áreas. A sudorese excessiva e constante é uma condição constrangedora, desagradável, que dificulta as atividades do dia-a-dia e interfere no trabalho, no lazer e nas atividades sociais. Atividades diárias como escrever, apertar as mãos de outras pessoas, segurar papéis, e outras atitudes simples podem ser afetadas pela hiperidrose. Quando a sudorese é mais intensa na região axilar, pode ocorrer odor desagradável. Pode ocorrer uma condição clínica, uma sudorese excessiva, principalmente nas mãos e nos pés.

Na hiperidrose palmar ou hiper-hidrose plantar, o portador da doença tem as palmas das mãos e  plantas dos pés molhadas pelo suor, podendo chegar a pingar, situação extremamente desconfortável que pode impedir o uso de meia e facilitar o aparecimento de fissuras.

 

Quais são os tratamentos para hiperidrose – suor exagerado?

O tratamento pode ser feito com medicação tópica (cremes, desodorantes, fórmulas) que visa diminuir o suor ou através da utilização de aparelhos para iontoforese.

Medicação via oral podem interferir com o funcionamento de outros órgãos e seu uso exige cuidado específico. Raramente usamos remédios orais para o tratamento da hiperidrose, pois os efeitos colaterais são tantos que não compensam a discreta redução na sudorese que eles geram. Muitas vezes o apoio psicológico pode ajudar bastante, podendo ser necessário o uso de tranqüilizantes nos quadros graves. A toxina botulínica surge como uma boa opção terapêutica, interrompendo a sudorese na área tratada. Casos graves de hiperidrose axilar podem ser tratados cirurgicamente, com a retirada das glândulas sudoríparas ou através da simpatéctomia que é a cirurgia onde os nervos responsáveis pelo estímulo à sudorese são cortados.

Como é feito o tratamento da hiperidrose com  a toxina botulínica ?
(conhecida por um dos nomes como Botox®)?


Além do conhecido uso dermatológico da toxina botulínica no tratamento de rugas para rejuvenescimento,o Botox ® (como é conhecido pelo nome de um dos fabricantes da toxina botulínica),  também oferece uma excelente opção de tratamento para os pacientes que apresentam quadro de hiperidrose.

Na hiperidrose axilar, a toxina botulínica é aplicada através de injeções subcutâneas nas axilas, com intervalos de cerca de 1,5 a 2,0 cm entre cada aplicação, na área onde a sudorese é mais intensa.botox_hiperhidrose-suor-osasco-sao-paulo-alphaville

O efeito do tratamento para hiperidrose, com toxina botulínica, aparece em cerca de 1 a 2 semanas.
Em 90% dos casos o tratamento apresenta excelente resultados, com diminuição substancial do suor na área tratada.
O mesmo procedimento de injeção de toxina botulínica pode ser feito em regiões como palmas, plantas, virilhas e outras.
Geralmente utiliza-se anestesia tópica (em creme) ou anestesia local (bloqueio anestésico).

O tratamento da hiperidrose axilar com Botox é fantástico: rápido, bem tolerado.
Há no entanto um único inconveniente: para funcionar deve-se usar um frasco inteiro de toxina botulínica, sem economia. O protocolo é um frasco inteiro, meio para cada axila. Assim, prepare-se pois o preço do tratamento da hiperidrose (suor exagerado) com toxina botulínica (Botox ®) costuma ser salgado (e desconfie se não for)..

 

Quer saber ainda mais sobre a hiperidrose – sour excessivo – e seu tratamento com toxina botulínica?
Clique aqui, temos uma página adicional com informações sobre tratamento da hiperidrose com toxina botulínica
  Artigos sobre o tratamento com toxina da Hiperidrose 

 

Dr. Claudio Wulkan, dermatologista em São Paulo – Jardim Paulista – Osasco – Alphaville;
participou por anos do ambulatório de laser e dermatocosmiatria da Faculdade de Medicina, como preceptor e assistente voluntário.

Os protocolos de aplicação do laser, os aparelhos de laser para depilação, os treinamentos e supervisão são todos elaborados pelo Dr. Claudio.

Dr. Claudio Wulkan é:
Revisor Científico de Livros de Dermatologia da Editora Médica Manole
Assistente no ambulatório de Dermatologia Estética na Faculdade de Medicina, FMABC
Membro das:

Sociedade Brasileira de Dermatologia
Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
American Academy of Dermatology
Corpo Clínico Hosp. Israelita Albert Einstein Alphaville desde 2004