Aplicação ou injeção para tratamento da gordura localizada com Kybella , ATX 101, Desoxicolato de sódio

Aplicação de Desoxicolato de Sódio para gordura da papada

Se você procura um médico para tratamento ou aplicação de Kybella para papada (antigo ATX-101, nome durante os ensaios clínicos nos EUA)  no Brasil (em São Paulo) você vai ter de esperar alguns anos.
Tão comentada e esperada, a  aplicação (ou injeção) com o famoso Kybella,  produto que dissolve gordura,  é uma febre nos Estados Unidos.
 

Definição de Kybella

Kybella (ATX-101) é o nome comercial, nos EUA, de uma substância chamada Desoxicolato de sódio, estudada específicamente para tratar gordura da papada. Hoje Kybella só é liberado nos EUA para dissolver e remover  gordura da papada, do pescoço.

Quando haverá a marca Kybella no Brasil? 

 Kybella  não tem ainda previsão de vir para o Brasil,   no entanto alguns fatos sobre aplicação do Kybella  ,  feita por médicos nos Estados Unidos,   você precisa saber para ir se acostumando com a ideia.
Como funciona a aplicação do ATX 101 – Desoxicolato de Sódio, ou nome comercial nos EUA Kybella
Aplicação de Kybella, nos EUA,  é feita com múltiplas injeções do Desoxicolato de Sódio  na gordura do pescoço, da papada.
 
A aplicação segue um protocolo, e distâncias específicas entre os pontos, para não haver necrose ou reações exageradas  à aplicação. A quantidade de ATX-101 aplicada também varia em função da gordura do paciente.
Por enquanto o Kybella nos EUA só é liberado para uso no tratamento da papada, da gordura localizada no pescoço.

E o Lipostabil ?

Na verdade,  o lançamento nos EUA do Kybella nada mais é que uma ” versão mais enxuta do Lipostabil”,  um antigo nome muito conhecido no mercado brasileiro de clínicas de estética entre 2000 e  2005.

Qual a diferença entre Kybella e o Lipostabil ?

A diferença entre os produtos conhecidos comercialmente pelo nome de Kybella e Lipostabil está na sua composição e concentração dos ativos responsáveis pela dissolução da gordura.
O Lipostabil contém o ácido desoxicólico e pelo menos mais uma segunda substância, a fosfatidilcolina, ambos em altas concentrações.
O uso e comercialização do produto Lipostabil está proibido no Brasil, há quase 15 anos. 
Já o novo produto, conhecido internacionalmente pelo nome de Kybella,  contêm exclusivamente o ácido desoxicólico, numa concentração de 1%. O  Kybella foi aprovado pelo FDA americano para uso, por enquanto exclusivo, no tratamento da gordura da papada no tratamento da gordura do queixo duplo. 
O objetivo do tratamento da gordura da papada com substâncias lipolíticas é de  dissolver o acúmulo de gordura no local,  substituindo, por exemplo o tratamento convencional : a  lipoaspiração da papada, lipoaspiração do mento.

Como são feitas as aplicações do Desoxicolato de Sódio ?

São necessárias de duas a quatro sessões, 2 a 4 aplicações  do Kybella,  no protocolo Americano. 
 Os resultados apresentados em diversos congressos que eu tenho acompanhado desde 2014 são muito bons. Mas…
No entanto, como curiosidade, o preço de custo, de uma ampola de Kybella, nos Estados Unidos, é caríssimo. Kybella custa para o médico u$ 300 E como são necessárias de 2 a 4 sessões,  e o preço médio é de u$ 600 por aplicação, estamos falando de um custo médio de tratamento entre U$ 1.200 e U$ 1.500 para um tratamento completo com Kybella .
Se uma mini lipoaspiração de mento ou do pescoço custa em média U$ 2.000 nos Estados Unidos, e é feita em meia hora, em uma única sessão, eu particularmente não vejo grandes vantagens em se submeter a três ou quatro seções de um processo desconfortável e dolorido como aplicação do ácido desoxicólico na gordura da papado, do mento, do queixo duplo

Como é feita a aplicação do Kybella nos Estados Unidos e Canadá ?

O protocolo desenvolvido, para o lançamento do produto Kybella,  conta com uma pequena grade de marcação de 10 a 30 pontos, espaçados aproximadamente de um centímetro entre eles
Marca-se e segue-se com a aplicação com injeção do produto diluído em anestésico no plano profundo dentro da bolsa de gordura 

As aplicações são repetidas a cada 3 ou 4 Semanas até atingir o ponto ideal de perda de volume desejado

Aplicação de substâncias como ácido desoxicólico causa uma Lise da célula de gordura uma quebra e Destruição da célula de gordura tratada e o intenso processo inflamatório local ou seja as aplicações ou a injeção do que bela ou os seus produtos similares é um processo bastante dolorido após aplicação é comum o paciente sente dor na área de gordura tratada uma dor moderada que começa após a injeção e dura de dois a sete dias. Não existe o produto que bela no Brasil e há uma previsão de chegada Talvez para o final de 2017

No entanto no Brasil há diversos anos utilizamos a mesma substância ativa o famoso ácido desoxicólico mas simplesmente manipulado em farmácias de excelência esse produto é liberado para uso médico no Brasil e você pode fazer aplicações controladas e supervisionadas por um médico em vários centros de dermatologia estética no Brasil

Se você quiser saber mais informações sobre aplicação ou tratamento com ácido desoxicólico para reduzir gordura localizada entre em contato

FARMACOLOGIA DO DESOXICOLATO DE SÓDIO

O desoxicolato de sódio também conhecido como ácido desoxicólico é um ácido biliar presente na bílis humana, que atua como detergente para emulsificação das gorduras ingeridas na dieta. Tem efeito sobre as proteínas das membranas celulares, comportando-se como um detergente aniônico em concentrações relativamente baixas (1%).

Em farmacologia se emprega como agente coadjuvante para solubilizar medicamentos de uso intravenoso e parenteral, também usado como reforçador de absorção permitindo uma maior disponibilidade do fármaco no seu sítio de ação e na produção de alguns tipos de vacinas.

MECANISMO DE AÇÃO

Devido às suas propriedades farmacológicas antes citadas, há em andamento estudos que mostram a eficiência da utilização de desoxicolato de sódio em redução de gordura localizada, quando aplicado por via subcutânea direto no tecido adiposo. O mecanismo de ação do desoxicolato de sódio ainda não é muito conhecido mas o que se sabe é que ele é responsável por agir na membrana das células adipócitas promovendo sua lise. O rompimento da membrana libera ácidos graxos que vão reagir com o desoxicolato.

INDICAÇÕES

O desoxicolato é recomendado para pessoas que estão no peso normal mas têm gordura localizada, ou que estão apenas um pouco acima do peso. É indicado também para pacientes que se submeteram a lipos, vibrolipos, hidrolipos ou outros tratamentos para redução de gordura e não ficaram satisfeitas com os resultados. As injeções podem ser aplicadas em qualquer parte do corpo, menos na face. Ou seja, gorduras localizadas na barriga, culotes, coxas e costas são os locais mais indicados para aplicação.

PRECAUÇÕES

O uso inadequado de desoxicolato de sódio, em altas dosagens, pode induzir a ocorrência de pancreatite aguda, apoptose, edema e liberação de prostaglandinas E2.

Deve-se também tomar o cuidado de sempre aplicá-lo subcutâneamente, uma vez aplicado intradérmico podem ocorrer nódulos doloridos que demoram de 7 a 10 dias para desaparecerem.

REAÇÕES COMUNS

Os pacientes sentem dor de média intensidade que dura de dois a três dias e se inicia algumas horas após a aplicação. Também há inchaço no local tratado que dura até aproximadamente cinco dias. Pode aparecer coceira no dia da aplicação ou quatro a cinco dias depois, mas não é alergia e sim uma reação ao medicamento que passa espontaneamente pelo tecido subcutâneo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

1.Dermatol Surg. 2004 Jul;30(7):1001-8.Detergent effects of sodium deoxycholate are a major feature of an injectable phosphatidylcholine formulation used for localized fat dissolution. Rotunda AM, Suzuki H, Moy RL, Kolodney MS. Source:Division of Dermatology, University of California Los Angeles, David Geffen School of Medicine, Los Angeles, California, USA;

2.Dermatol Surg. 2007 Feb;33(2):178-88; discussion 188-9.Action of sodium deoxycholate on subcutaneous human tissue: local and systemic effects.Yagima Odo ME, Cucé LC, Odo LM, Natrielli A. Source:Department of Dermatology, School of Medicine, University of Santo Amaro, São Paulo, Brazil. marina.odo@uol.com.br ;

3.Dermatol Surg. 2008 Jan;34(1):60-6; discussion 66. Epub 2007 Dec 5.Phosphatidylcholine and sodium deoxycholate in the treatment of localized fat: a double-blind, randomized study. Salti G, Ghersetich I, Tantussi F, Bovani B, Lotti T. Source: Centro Chirurgico Florence, Florence, Italy. giosal@fol.it ;

4.Dermatol Surg. 2009 May;35(5):792-803. Epub 2009 Apr 6. Randomized double-blind clinical trial of subcutaneously injected deoxycholate versus a phosphatidylcholine-deoxycholate combination for the reduction of submental fat. Rotunda AM, Weiss SR, Rivkin LS. Source: David Geffen School of Medicine, University of California at Los Angeles, 90095, USA

5.J Am Acad Dermatol. 2005 Dec;53(6):973-8. Epub 2005 Oct 19. Lipomas treated with subcutaneous deoxycholate injections. Rotunda AM, Ablon G, Kolodney MS. Source: Division of Dermatology, University of California Los Angeles, David Geffen School of Medicine, Los Angeles, California, USA. arotunda@hotmail.com

6.Gupta A, Lobocki C, Singh S, Robertson M, Akadiri OA, Malhotra G, Jackson IT; Actions and comparative efficacy of phosphatidylcholine formulation and isolated sodium deoxycholate for different cell types, Aesthetic Plast Surgery 2009 May;33(3):346-52. Epub 2009 Feb 7.

No Brasil nós não utilizamos fotos de pacientes para mostrar exemplos de antes ou depois do tratamento e realmente as fotos costumam ser tendenciosos quando produzidas pelo laboratório que comercializa o produto no entanto é interessante conhecer mais sobre a substância e o tratamento com Kybella no site do próprio fabricante nos Estados Unidos e Canadá.